Democracia e gols de Sócrates acordaram Brasil e derrubaram ditadura

O presidente Andrés Sanchez foi infeliz ao dizer que a Democracia Corinthiana era uma “grande ilusão”. Horas depois de ter dito isso, um dos pais do grande movimento político de toda a história do Corinthians, Sócrates, luta contra a morte na UTI do Hospital Alberto Einstein vítima de uma cirrose hepática, doença típica dos alcoólatras. Nem tanto pelo peso de consciência que o dirigente possa estar sentindo agora, mas o Timão e a sociedade brasieira devem muito para esse Bando de Loucos que vestiram a camisa alvinegra naquela época.

Foi um tempo de sonhos e realidade. Brasil vivia o fim da ditadura militar, de uma censura extrema, de grandes injustiças sociais e todas as classes, apesar da luta eterna entre elas, convergiam para um só ponto: as Diretas Já. O presidente do Timão era Valdemar Pires; o diretor de futebol, Adílson Monteiro Alvez. Em campo, um grupo espetacular, formado por Sócrates, Casagrande, Vladimir, Biro-Biro, Zenon, Paulinho, dentre outros. Técnico, Mário Travaglini.

Jogadores, liderados principalmente por Sócrates, utilizaram o futebol para defender os interesses do povo. Usaram fitas amarelas (símbolo do movimento) amarradas nos braços e nas canelas, subiram aos palanques em grandes e históricos comícios para mostrarem solidariedade aos políticos de então, se uniram a intelectuais, cantores, artistas e principalmente aos trabalhadores.

A Democracia, simbolizada pelo Timão, contagiou todo País. Foram dois títulos paulistas e misturou-se uma coisa com a outra: ora, se deu certo no futebol, por que não na sociedade? Na época se vivia intensamente. Sócrates dava entrevistas com uma latinha de cerveja na mão. Curtia-se a noite demais. Entre amores efêmeros e política, se restabeleceu a liberdade democrática neste País. Sem nenhum tiro, sem nenhuma morte, sem mártires.

Regada a cerveja e cachaça, renasceu a liberdade política, o futebol espetáculo, o Timão campeão e o povão mais consciênciente das lutas e das orbigações sociais. Futebol e política se misturaram sim e mudaram o Brasil para melhor.

Eu entendo Sócrates e rezo muito por ele, o eterno Doutor da bola e do bisturi, Pai das democracias do nosso querido Brasil.

E tenho dito!

12 comentários

  1. Defender os interesses do povo. bela frase fico até arrepiado de ouvir tamanha asneira, que interesse, nessa o Andrés tem razão vai me desculpar, o próprio internamento já diz tudo, que democracia, farra não é democracia.

  2. Caro Chico,

    Mais uma vez o Sanches Mala, demonstra o seu desconhecimento com a história. Esse, tal qual o seu idolo, também é um apedeuta.
    Não sou corintiano, mas sei qual foi a importancia da democracia corintiana em sua época.
    É nessas horas que o Houdini do futebol paulista, deveria ficar com a boca fechada. Não têm noção de tempo, de espaço e tão pouco de velocidade. Aliás, não têm noção de nada. Talvez, de factóides.
    Cala boca Magda………….

  3. Triste ver um cara inteligente e culto como o Socrates sucumbir ao vício do alcool. Muita gente acha que drogas e alcool são problemas de gente inculta e pobre, mas cabeça ruim tem em todo lugar.
    Qto a democracia corinthiana, foi um movimento corajoso, mas so aconteceu pq os milicos permitiram. Falar de democracia no Brasil naquela época era complicado ainda, mas duvido que os mesmos jogadores teriam dito isso na época do Medici. Ou seja, so fizeram pq o Figueiredo deixou, pois ja estava se delineando o movimento de democratização do país. Boa sorte ao Magrão…

  4. hj vi noso tecnico muito ruim nao sei pq nao colocou lateral juvenil veio do botafogo e um bom lateral esquerdo poxa nimguem ve alessandro ta velho nao sabe marcar nimguem acho um desperdicio deixar chicao ta pesado nao serve coloca o walace esse sim td mundoo ta vendo jogadores do corinthians so sabe correr marcar nao faz falta nao cava nem um penalti ta muito jogo de madame so sabe correr

  5. Uma coisa são os vícios pessoais de uma pessoa, vícios estes que só e ele prejudica. Outra coisa é a coragem de um grupo de pessoas de enfrentar e denunciar um vício político de uma nação e lutar pela liberdade de um povo manifestar suas vontades e desejos e poder também fazer suas escolhas políticas, através do esporte mais popular do país. Graças a este direito, voce pode falar as asneiras que quiser, inclusive esta, e guardar-me apenas ao direito de não concordar. É uma pena constatar que dificilmente seremos um país grande haja vista tamanha falta de conhecimento da história E DOS FATOS QUE LEVARAM IDIOTAS COMO VOCÊ A TER LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Por isso, parafraseando o grande Chico, tenho dito: TENHO ORGULHO DO CORINTHIANS, POIS NOSSA HISTÓRIA VAI ALÉM DE TÍTULOS, NÓS CONSTRUIMOS A DEMOCRACIA NESTE PAÍS! embora ignorantes feito voce a joga no lixo todos os dias e a cada eleição que, pessoas como voce, vai às urnas eleger bandidos.FORÇA
    MAGRÃO, VICIOS A PARTE, VOCE FEZ HISTÓRIA NO BRASIL!!!

  6. CADA BESTEIRA QUE VEJO ESCRITO AQUI. ESSA TAL DEMOCRACIA CORINTIANA NÃO TINHA NADA A VER COM JUSTIÇA SOCIAL, MUDANÇA DE REGIME POLITICO… O QUE OS CARAS QUERIAM ERA TOMAR CACHAÇA E NÃO FICAR PRESO EM CONCENTRAÇÃO VÉSPERA DE JOGO.

  7. Nós somos um bando de dezenas de milhões de loucos.
    Vocês santistas, apenas uma tropa de velhotes maria-vai-coas-outras querendo mudar a sede do clube prá outra cidade.

  8. Bisturi na mao,para com isso Chico Lambe,o cara nunca operou ninguem,e se opera-se, quem se submeteria a ser operado por um bebado,so se fosse vc,e essa conversa que os caras lutaram por democracia e piada,quem lutou foi a VAL PALMARES,ALN,PCB,e os martires MARIGHELA,LAMARCA,BEZERRA, e politicos como LEONEL BRIZOLA,ZE DIRCEU,DILMA,ALOISIO NUNES,GENOINO, esses boleiros como toda acao de CUrintiANUS so visa foco e midia,e engabelar esses incautos que aceitam tudo que for GAMBATICO.

Comentários fechados.