Conheça o jovem talento do Brasil da Academia Sauber: o piloto Miguel Costa, de 13 anos

O programa Momento Velocidade, exibido na noite deste domingo na TV Gazeta, apresentou mais uma jovem revelação do nosso automobilismo que representa o Brasil em competições internacionais: o piloto Miguel Costa, que tem apenas 13 anos e já ganhou diversos títulos nos Estados Unidos e Europa.

Ele é um dos pilotos que teve início de carreira mais precoce. Ele ganhou do pai o primeiro carrinho elétrico quando tinha dois anos! Pois é, ele sempre foi um talento nato e com 3 anos pediu de presente seu primeiro kart e com 4 iniciou sua carreira no kartismo profissional.

Foto: Sporting Photo

O garoto prodígio começou a colecionar pódios a partir de 2015, nas suas primeiras competições nos Estados Unidos. No ano seguinte, com sete anos, Miguel foi campeão de um torneio na Flórida com seis vitórias e sete poles.

Com conquistas nos principais campeonatos da América, como a ROK Cup e o SKUSA, Miguel se credenciou para disputar seu primeiro Mundial ROK de kart com apenas 9 anos, onde venceu uma das baterias na temporada 2018.

No ano seguinte, Miguel passou a competir também na Europa e logo veio o título de Campeão rookie do Italiano de Kart com três vitórias e um terceiro lugar. Em Le Mans, na França, ainda conseguiu um top-5.

Com isso, Miguel acabou sendo visto de perto pelas principais equipes do kartismo internacional, e Miguel iniciou a temporada 2020 com um convite pra lá de especial: ele foi contratado para fazer parte da Sauber Karting Team, vinculado a Academia da equipe Alfa Romeo de Fórmula 1.

E com este convite super especial de um time da F1, Miguel atualizou o desenho de seu capacete, que é um dos mais bonitos desta nova geração. Até porque é totalmente inspirado em Ayrton Senna, seu grande ídolo. E eu pedi pra o próprio Miguel explicar para gente como é o desenho, confira!

Este capacete é demais, parabéns, Miguel. Ah, e você sabia que, ainda em 2020, Miguel disputou vários campeonatos de automobilismo virtual surpreendendo grandes estrelas da Fórmula 1?

Eu mesmo fiz a transmissão de suas corridas no Desafio Virtual das Estrelas! Miguel só tinha 10 anos na época e brilhou conseguindo vitórias e pódios correndo contra mais de 30 pilotos profissionais, incluindo nomes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Felipe Drugovich, Pietro e Enzo Fittipaldi.

Ainda em 2020, ele venceu uma etapa do SKUSA Winter Series nos Estados Unidos. Em 2021, a jovem revelação intensificou o trabalho na Europa e fechou o ano com top-10 no Mundial de Kart, sendo este o melhor resultado do Brasil na temporada. Ele ainda foi top-5 no WSK Super Master Series em La Conca, na Itália.

Atualmente, Miguel segue competindo na categoria OK Júnior e suas principais conquistas em 2022 vieram no Champions of The Future, onde venceu corridas em Portugal e na Espanha.

Demais ver um jovem talento do Brasil conseguindo tantas conquistas, não é mesmo? E ainda mais ligado a uma academia de pilotos importante como a Sauber, ligada a Alfa Romeo da F1. E o programa deste domingo vai ficando por aqui na torcida pelo Miguel Costa.

E na semana que vem vamos trazer mais talentos brasileiros que estão brilhando na Europa e Estados Unidos!

Rodrigo França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *