Pentacampeão do Sertões, Guiga Spinelli relembra estratégia do maior vencedor do Dakar

Largada do Sertões 2020 será no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP) no dia 31 de outubro; Serão mais de 4.749 km de rally para as equipes levantarem poeira até Barreirinhas, no Maranhão, passando também por MG, GO e TO, além do DF

Guiga Spinelli e Youssef Haddad (Carsten Horst/RF1)

A edição de 2020 do Sertões, maior competição off-road das Américas, começa no próximo dia 30 de outubro, na Fazenda Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Serão mais de 4.749 quilômetros levantando poeira para os times chegarem até Barreirinhas, no Maranhão, passando também por Minas Gerais, Goiás e Tocantins, além do Distrito Federal.

Na última quinta-feira (22), pude entrevistar dois grandes nomes do rally brasileiro no programa ‘Velocidade iCarros’, que acontece semanalmente no Facebook e no YouTube de um dos maiores portais automotivos do Brasil. Guiga Spinelli, piloto pentacampeão do Sertões, e Youssef Haddad, navegador da Spinelli Racing, irão acelerar pela vitória com o Mitsubishi L200 Triton Sport Racing.

O Guiga, inclusive, falou sobre as diversas estratégias das competições off-road e relembrou um dos maiores nomes do rali mundial: Stéphane Peterhansel, que tem 13 títulos do Dakar.

“Ele tem uma estratégia de corrida inacreditável. O Peterhansel começa o rally entre quarto e quinto, sem se abalar. E concede entrevista dizendo que ‘esse ritmo que eles (líderes) estão imprimindo aí para mim não dá’. E logo depois, no meio do rally, quando ninguém esperava, ele dava o bote, passava para primeiro e não era mais alcançado”, reflete Guiga, que venceu o Sertões em 2003, 2004, 2010, 2011 e 2014.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a competição também contará com um sistema de bolhas para evitar aglomerações e interação com a população local das cidades.

“Não vai ter interação nenhuma com a população, infelizmente. A gente sempre recebeu um carinho enorme do público, mas esse ano por questões óbvias isso não será possível”, diz Youssef, também convidado do programa Velocidade iCarros nesta quinta-feira.

“Vai ser de bolha em bolha até o Maranhão, uma passagem super tradicional no Sertões, as areias do Maranhão, o que dá sempre um tempero especial. E que deve levar realmente momentos decisivos para os últimos quilômetros em função da dificuldade e da complexidade da especial do Maranhão”, completa Youssef.

A equipe Spinelli Racing é patrocinada por BR Distribuidora com a marca Lubrax, iCarros, XP Investimentos, Mitsubishi Motors, Fairfax Seguradora, Protune e Dacar Motorsports.

Todos os detalhes do Sertões serão contados no Momento Velocidade da TV Gazeta, que exibido às terças-feiras, 18h30, dentro do Gazeta Esportiva, e aos domingos, 20h, em horário próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *