Stock Car está de volta!

Categoria fará rodada dupla neste domingo abrindo campeonato repleto de novidades

Gabriel Casagrande na pré-temporada em Curitiba (Duda Bairros/Vicar-RF1)

Agora é oficial, a principal categoria do automobilismo brasileiro finalmente fará sua estreia nas pistas em 2020: neste domingo, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, recebe a primeira rodada dupla do campeonato.

Serão 8 etapas (ao invés das 12 iniciais), mas com alguns finais de semana podendo contar com 3 provas ao mesmo tempo. O calendário completo ainda não foi anunciado, mas já há a confirmação da Corrida do Milhão em Interlagos no dia 23 de agosto.

É uma ótima notícia para o nosso esporte – ainda que sem presença de público, como está acontecendo com a volta do futebol e mesmo em eventos internacionais como a F1.

O grande atrativo de 2020 será a disputa de duas marcas nas pistas: agora, se juntando ao Chevrolet Cruze estará o Toyota Corolla, que será usado por nomes como Rubens Barrichello e Ricardo Zonta. Já o maior campeão em atividade, Cacá Bueno, usará o carro da Chevrolet da equipe iCarros-ACDelco – vamos mostrar imagens dele hoje com exclusividade no Momento Velocidade, dentro do Gazeta Esportiva, na TV Gazeta.

Cacá Bueno com o carro da iCarros-ACDelco Crown Racing (Duda Bairros/Vicar-RF1)

Conversei com alguns pilotos e chefes de equipe e me chamou atenção o que o Rodolpho Mattheis contou sobre a abertura da temporada: será uma etapa em que a resistência será o ponto-chave. Afinal, os pilotos fizeram pouco mais do que 100 km de testes por conta da pandemia e, mesmo quem usa Chevrolet, está com um carro novo, que tem novas partes como freios, carroceria etc.

O conjunto também está mais pesado e ficará mais próximo do carro de rua, aproximando assim o torcedor das corridas – afinal, o charme da Stock Car realmente é ver carros parecidos com o que a gente usa nas ruas disputando provas!

Este será meu 18o ano como jornalista cobrindo todas as etapas da Stock Car. Minha primeira etapa foi em Jacarepaguá 2002 – mas neste ano em Goiânia a imprensa terá que cobrir remotamente, já que há um limite máximo de pessoas no autódromo. É um motivo nobre – todos ainda estamos fazendo nossa parte no combate à pandemia do novo coronavírus. E quem sabe até a prova em Interlagos a gente já consiga matar a saudades de ver os carros da Stock Car acelerando.

Por enquanto, quem quiser matar a saudades pela TV, fica ligado hoje no Momento Velocidade na TV Gazeta, a partir das 18h, e nas corridas de domingo no Sportv, a partir das 11h30.

Rodrigo França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *