Programa da FIA em parceria com a Ferrari terá 2 brasileiras em busca do sonho da F1

Vencedora do “FIA Girls on Track – Rising Stars” será premiada com uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari para correr na Fórmula 4 em 2021

Júlia Ayoub (Divulgação/RF1)

Uma notícia muito boa para as mulheres que gostam de acelerar nas pistas. Duas brasileiras estão entre as finalistas do “FIA Girls on Track – Rising Stars”, programa da FIA em parceria com a Ferrari Drivers Academy. A vencedora do projeto será premiada com uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari para correr na Fórmula 4 em 2021. São elas: Antonella Bassani e Julia Ayoub.

O programa promete aumentar a diversidade no esporte e quebrar uma “barreira invisível” que faz com que a Fórmula 1 não tenha uma mulher no grid há 44 anos – a italiana Lella Lombardi foi a última a correr na categoria e segue com o posto de única mulher a pontuar na F1.

O “FIA Girls on Track – Rising Stars”, gerido pela Comissão da Mulher no Automobilismo, tem início marcado para outubro em Paul Ricard, na França. As 20 mulheres de cinco continentes diferentes disputarão um lugar entre as 12 vagas nos campos de treinamento de kart e F4. Além de Júlia, o Brasil também será representado na disputa por Antonella Bassani.

Antonella Bassani (Foto: Reprodução/Instagram)

As quatro melhores na seleção serão escolhidas para um curso na Academia de Pilotos da Ferrari em novembro, que terá uma semana de duração e também terá testes de F4.

Uma conquista marcante da carreira de Julia é a vitória na seletiva Richard Mille/Birel Art de kart em 2018, que a premiou com uma vaga para disputar o Europeu e o Mundial de Kart em 2019, sendo a única brasileira a competir em 2019 no campeonato que já teve como um de seus campeões o brasileiro Gastão Fráguas, que cuida da carreira de Julia desde 2018. Em 2020, Ayoub também foi campeã da categoria 100% feminina no Troféu Ayrton Senna de Kart, disputado em Birigui (SP) no início deste ano.

Já Antonella teve grande destaque em diversas competições no Brasil, como nas últimas 500 Milhas de Kart, quando fez a pole Position na categoria Light. “Temos cada vez mais meninas talentosas, e esse apoio é super importante para que a gente possa trilhar um caminho de sucesso nas pistas. Vou me dedicar bastante e me preparar da melhor forma possível para cada um dos desafios. Com certeza, será um aprendizado e uma experiência incrível”, diz Antonella, que sempre teve apoio de Bia Figueiredo em sua carreira no kart.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *