Um dia histórico em SP: os carros de Ayrton Senna emocionam fãs em tributo da F1

Foto: José Mário Dias

Quem esteve ontem no Heineken F1 Festival Senna Tribute teve a certeza: presenciou um evento histórico. Foram milhares os fãs que estiveram presentes no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, e era bem comum ver muitas pessoas emocionadas, em lágrimas até, depois da exibição dos carros.

Não foi apenas o público que se emocionou: as grandes estrelas convidadas para acelerar os carros históricos de Ayrton Senna, como Emerson Fittipaldi, Felipe Massa, Pietro Fittipaldi, Caio Collet e Esteban Gutierrez também ficaram impressionados com o carinho da torcida brasileira mesmo 2019 marcando o 25o ano do acidente fatal de Senna no GP de Ímola de 1994.

O ponto alto do evento foi a exibição dos carros de Senna: o Toleman modelo TG184, usado pelo piloto brasileiro em sua primeira temporada na F1, em 1984, e a icônica Lotus modelo 97T, carro que lhe deu a primeira vitória na categoria, em Estoril, Portugal, no dia 21 de abril de 1985. “É impressionante ver este carro e pensar como os pilotos aceleravam estes modelos em condições extremas”, diz Massa, lembrando que o primeiro pódio de Senna na F1 foi nas ruas de Monaco debaixo de chuva.

Já Emerson teve um momento de dupla nostalgia: ele pilotou o Lotus, equipe com a qual venceu seu primeiro GP e também seu primeiro título mundial, em 1972. “O curioso é que o Chris (Dannen), que está aqui cuidando do carro, é um conhecido meu de longa data e foi mecânico do Ayrton naquela vitória histórica no GP de Portugal”, completou Emerson, que também teve um momento especial em família com a presença de seu neto, Pietro Fittipaldi, piloto de testes da Haas.

O público também vibrou com os modelos da F1 moderna, com as equipes Mercedes AMG Petronas Motorsport e Renault F1 Team. Foi com a equipe francesa, aliás, que o jovem brasileiro Caio Collet fez sua estreia pilotando um carro da maior categoria do automobilismo mundial.

“Não tenho palavras, é emocionante. O publico vibrou muito e fico feliz em participar desta homenagem ao Ayrton”, disse Caio, campeão francesa de F4 e integrante do programa de jovens talentos da F1.

Até um carro “de rua” foi atração no tributo a Senna. O Mercedes 190E com o qual Senna venceu o GP de reinauguração de Nurburgring em 1984 que reuniu um dos grid mais estrelados de todos os tempos, com Niki Lauda, Alain Prost, Keke Rosberg, Carlos Reutemann, John Watson, Denny Hulme, Jody Scheckter, Jack Brabham, Stirling Moss, James Hunt, Graham Hill, Alan Jones etc.

A família Senna também se emocionou bastante. Estavam presentes os irmão Viviane e Leonardo Senna, além de Bianca Senna, diretora de branding do Instituto Ayrton Senna. “É muito emocionante ver o carinho de todos pelo Ayrton. A gente se esforça muito e trabalhamos sempre com muita dedicação para entregar a melhor homenagem possível. Foi incrível”, disse uma emocionada Bianca Senna.

Foi das mãos dos três Senna que Emerson Fittipaldi recebeu a bandeira do Brasil para a volta em homenagem a Senna que encerrou o evento. Mas quem perdeu a festa no Ibirapuera, que teve entrada gratuita, agora tem mais uma chance.

A próxima homenagem a Ayrton Senna será no Autódromo de Interlagos, no próximo domingo, duas horas antes da largada do GP Brasil de F1. Bruno Senna vai pilotar em frente ao público paulistano o McLaren MP4/4 com o qual seu tio venceu seu primeiro campeonato mundial de F1 em 1988.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *