Homenagens da F1 promovem estreia de 3 carros históricos de Senna em SP

Foto: Hiroshi Kaneko/ ASE

Entre as diversas homenagens a Ayrton Senna neste ano, quando se completam 25 anos do legado do piloto tricampeão mundial, duas serão destaque para os fãs que estiverem em Sao Paulo nos próximos dias: a exibição de três carros históricos da carreira do piloto paulista. E com um importante detalhe: pela primeira vez estes F1 que protagonizaram momentos importantes na carreira de Senna vão acelerar em solo paulistano, o mesmo onde Ayrton nasceu, em 1960.

Neste sábado, em pleno coração da cidade, no Obelisco do Ibirapuera, o “Heineken F1 Festival – Senna Tribute” vai trazer o Toleman modelo TG184, usado pelo piloto brasileiro em seu primeiro pódio na F1, em 1984, e a icônica Lotus modelo 97T, carro que lhe deu a primeira vitória na categoria, em Estoril, Portugal, no dia 21 de abril de 1985. Ambas as corridas foram disputadas debaixo de chuva – não por acaso, Senna se tornaria o mestre em vitórias neste tipo de condição.

Depois, na véspera do GP Brasil de F1, será a vez de outra exibição inédita em São Paulo. O carro com o qual Senna conquistou seu primeiro título mundial, em 1988, o lendário MP4/4, o último da era turbo da F1 e considerado o melhor de todos os tempos, vencedor de 15 dos 16 GPs da época. Detalhe: Senna fez 13 poles, mesmo tendo como companheiro de equipe o já bicampeão do mundo Alain Prost.

A exibição do carro de 1988 será feita duas horas da largada no GP Brasil de F1 em Interlagos, onde o sobrinho do piloto, o campeão mundial de WEC Bruno Senna conduzirá o McLaren, e obviamente será um privilégio daqueles que já tem ingresso para a corrida.

Por outro lado, a boa notícia é que o “Heineken F1 Festival – Senna Tribute” terá entrada franca. O evento será das 12h até 18h e ainda terá carros da F1 atual, como o Mercedes, pilotado por Esteban Gutierrez, e o Renault, que marcará a primeira vez do jovem brasileiro Caio Collet, de apenas 17 anos, no comando de um F1. Estes festivais fazem parte da nova estratégia da Liberty Media de criar mais atrações para o publico fora do autódromo.

Já os carros históricos de Senna serão comandados por Felipe Massa, pelo bicampeão mundial de F1 e duas vezes vencedor da Indy-500, Emerson Fittipaldi, e também Pietro Fittipaldi, piloto de testes da Haas.

Vale lembrar que Emerson conquistou sua primeira vitória na F1 e seu primeiro título justamente com a equipe Lotus. Outra curiosidade é que estará no evento o Mercedes 190E (195cv) que tem uma história também em comum a Senna e Fittipaldi.

Em 12 de maio de 1984, a Mercedes-Benz organizou uma corrida para promover o lançamento do veículo, com 21 modelos 190E idênticos, e convidou para participarem do evento os mais conceituados pilotos daquela época, entre eles Niki Lauda, Alain Prost, Keke Rosberg, Carlos Reutemann, John Watson, Denny Hulme, Jody Scheckter, Jack Brabham, Stirling Moss, James Hunt, Graham Hill, Alan Jones, Jacques Laffite, entre outros.

Fittipaldi não pode participar e indicou Senna para a corrida, que venceu o GP considerado por muitos um verdadeiro desafio dos “melhores de todos os tempos”, já que reuniu diversas gerações de campeões da F1 competindo em igualdades de condição. Pode-se dizer que ali o automobilismo mundial já começava a ver o surgimento da lenda Ayrton Senna.

Confira a programação deste sábado no Ibirapuera:

12h DJ Ney Faustini;

13h20 Drifting Show do Drift Meet Team + Mercedes 190E da Nürburgring de 1984;

13h45 Show de kart com Tuka Rocha, Olin Galli, Beto Monteiro, entre outros;

14h30 Volta rápida da Toleman modelo TG184, usado pelo piloto brasileiro em sua estreia na F1, em 1984. Carro será pilotado por Pietro Fittipaldi e Felipe Massa;

14h55 Volta rápida da Mercedes AMG Petronas Motorsport. Modelo será pilotado por Esteban Gutierrez;

15h05 Volta rápida da Renault F1 Team. Modelo será pilotado por Caio Collet;

15h30 Ducati show com a Ducati Panigale 1199 S Senna;

16h20 Volta rápida da Lotus modelo 97T, carro que lhe deu a primeira vitória na categoria, em Estoril, Portugal, no dia 21 de abril de 1985. Carro será pilotado por Felipe Massa e Emerson Fittipaldi;

17h DJ Medvza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *