Domingo verde

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras está a um passo de colecionar mais um título nesta temporada: depois do Paulistinha e da Libertadores, a Copa do Brasil. Pois, a duras penas, venceu o Grêmio, lá, por 1 a 0, gol de cabeça de Gustavo Gomes, em corner cobrado por Veiga, o melhor jogador em campo e que esteve a pique de fazer o seu também.

O primeiro tempo transcorreu sob o signo do medo. As duas equipes revelavam maior preocupação em evitar o gol do adversário do que em buscar o seu. E duvido que, se não acontecesse a expulsão do zagueiro Luan, do Palmeiras, o segundo período teria sido o que foi.

Sim, porque com a expulsão do jogador verde, o Grêmio, que já perdia por 1 a 0, atirou-se à frente, com tudo, desordenadamente, o que facilitou a resistência do Palmeiras até o apito final, embora a bola rondasse com extremo perigo a meta de Weverton por duas ou três vezes, como naquele melê na boca do gol que, no fim da série de disparos gremistas, acabou em escanteio.

Assim, o Verdão espera o Imortal em seu Parque, provavelmente cheio de dedos pra garantir a vantagem já obtida. E há quem considere o mata-mata um sistema mais emocionante do que o de pontos corridos…

Falando em pontos corridos e mata-mata, Corinthians, São Paulo e Santos deram início a esse híbrido e irracional Paulistinha em que os clubes se classificam em seus respectivos grupos jogando contra os de outro. É como se o aluno fosse considerado o melhor de sua classe disputando o título com os de outra.

Mas, enfim, este é o meu Brasil, aquele cuja memória não vai além de hoje mas que justifica esses torneios anacrônicos em nome da tradição. Que tradição, no país mais desmemoriado do mundo, aquele que vive repetindo os mesmos erros décadas após décadas?

De qualquer jeito, o Santos, com time reserva, ainda à espera de que o gringo Holan assuma  sua direção técnica, empatou por 2 a 2 com o Santo André, depois de ter virado o placar.

Falando em gringos, o do Tricolor estreou nesta tarde de domingo o seu. contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no empate por 1 a 1.

Mas, o fato é que o Tricolor jogou mais do que o Pantera, criou várias chances para marcar, porém, ficou mesmo no empate, com gols de Dudu e de Arboleda, de cabeça.

É cedo, no entanto, para avaliar o trabalho ainda incipiente de Crespo.

E o Timão? Bem, o fato é que o Corinthians enfrentou um adversário bem mais categorizado do que seus outros dois pares. Refiro-me ao RB, de tão boa participação no Brasileirão recém-encerrado.

Só que o RB não repetiu sequer as performances anteriores, e o Corinthians perdeu a chance de dar um passo à frente.

Portanto, nada a celebrar nessa rodada inicial do Paulistinha por parte dos grandes que dela participaram.

5 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Como sempre digo, visto que você joga toda a rodada num único post, “vamos por partes” em Porto Alegre o Verdão impôs o seu sistema de jogo e o Grêmio caiu como um patinho na armadilha preparada pelo nosso Verdão que fez o gol na hora certa perdeu mais umas duas chances claras de gol e soube muito bem se defender depois daquela infantil expulsão do Luan em jogada praticamente morta na linha lateral quando deu uma cotovelada no jogador gremista, o Luan é assim sempre aprontando/falhando em jogos decisivos e que já é hora de tomar novos ares pois o Gustavo Gomes acho que já está meio cheio de cobrir as bobagens dele, Abel por favor banco ou rua para o Luan já está fazendo hora extra no Verdão porém apesar deste percalço o Verdão fez a lição fora de casa e se jogar com esse espírito de hoje dificilmente deixará escapar este título da Copa do Brasil para desespero dos antis palmeirenses que devem estar se corroendo de inveja como sempre, falando em antis palmeirenses vamos comentar sobre os resultados no paulistinha dos timinhos os falidões de itaquera, Vila Sonia, Baixada Santista, senão vejamos o curiquinha de itaquera escapou de uma paulada na cabeça lá em Bragança Paulista em jogo de 0 x 0 (nota para os dois), curiquinha você escapou da série B no brasileirão com a vergonhosa 12ª posição no campeonato mas se continuar a apresentar este futebolzinho será 2ª divisão no paulistinha com certeza, o Santos também deu vexame ao empatar em 2 x 2 com o Santo André e por fim o time da Vila Sonia, o Tri falido empatou em 1 x 1 contra o Botafogo de Ribeirão Preto, parabéns aos times do interior que enfrentaram com honradez os falidões da Capital e de Santos….e chegamos a conclusão que no momento o Verdão não tem rivais nem na Capital e nem em Santos (nosso vice favorito)…..rindo até 2026. Saudações palmeirenses.

  2. Mestre, gostaria de destacar aqui a reeleição da Leila Pereira ao Conselho Deliberativo do Palmeiras, sábado passado. Ela foi eleita com o total de 387 votos, batendo seu próprio recorde de 2017. Com isso ela vai poder disputar a presidência do clube no final desse ano e com certeza vai ser a nova presidente do verdão. Em suas mãos, como patrocinadora do Palmeiras desde 2015, o clube ganhou seis títulos : a Flórida Cup, um Paulista, uma Copa do Brasil, dois Brasileiros e uma Libertadores, esta na eminencia de ganhar mais uma Copa do Brasil e a Recopa, além de fazer do palmeiras uns dos clubes mais ricos do Brasil. Imaginem então o que essa valorosa mulher poderá fazer, como presidente maior, em prol do clube. Eu acho que em poucos anos o verdão vai se tornar, não o 2º maior time do mundo, mas o maior clube do mundo, e vai acabar de matar de vez os rivais de inveja e “ódio” kkkkkk

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria cumprimentar meu amigo palmeirense Plinio Marques e dizer que assino embaixo o que você comentou Plinio esse é o futuro do Verdão cada vez mais se fortalecendo e agora com a Leila sendo reeleita conselheira e futuramente presidente ninguém mais segura o Verdão e iremos predominar no futebol brasileiro e sul americano por uns bons anos ou décadas tipo um Bayern de Munique, um Real Madrid, um Barcelona isso para cada vez mais desesperar os que torcem contra a gente aquela turminha que torce pelos falidões da Capital e Baixada Santista….atualmente em relação a esses times não os consideramos mais rivais e sim fregueses….tá tudo dominado de verde….é nóis…..tamo junto Plinio com toda a torcida palmeirense e melhor disso tudo é ver por exemplo hoje a narração desanimada com a vitória do Palmeiras e a cara de velório e de bunda desses comentaristas anti palmeirenses um bando de clubistas nojentos…rindo até 2026. Saudações palmeirenses.

  3. Prezado amigo Alberto Helena Jr e colegas da torcida verde!
    Endosso todas as opiniões aqui e acho que desta vez o Palmeiras colocou finalmente o time em campo, o que já estava na hora, pois as temporadas se misturam e agora o sarrafo vem logo no Paulistinha.
    Na verdade é mesmo Paulistão, se vermos os resultados desta primeira rodada com os três grandes de São Paulo.
    Na década de 50 a 80 do século passado os times não jogavam muito menos e havia jogos também na quarta-feira. Entretanto os grandes clubes disputavam o título sempre entre si e sem pandemias.
    Jogos com times como o Juventus (de São Paulo, naturalmente), Ferroviária de Araçatuba, Internacional de Limeira, Botafogo de Ribeirão Preto, eram considerados jogos-treinos na quarta para as decisões no domingo. No máximo a Portuguesa conseguia morder os quatro grandes de vez em quando. Hoje não apenas os clubes são outros, porém o calendário é apertado com vários torneios ao mesmo tempo e de pequeno os clubes do interior só têm o nome.
    Neste ponto o Abel Ferreira tem toda a razão de criticar o calendário.
    Quando o presidente da FPF diz que o problema não é da Federação porém dos clubes que indicam quantas partidas irão querer jogar, me lembro da piada do Joãozinho que foi surpreendido pela mãe maltratando o gato ao segurar-lhe pelo rato e ao ser repreendido pela mãe (Joãozinho, pare de puxar o rabo do gato!) diz: “Mãe, não sou eu que estou puxando, eu estou apenas segurando, quem está puxando é o gato”.
    Ora, a função do clubes é de jogar e se as regras são de um campeonato corrido com turno e returno e contra-turno e mais tantos participantes, não são os clubes, ou os jogadores, que irão dizer que não aceitam o calendário, porém a Federação é que teria que dizer aos clubes que os torneios necessitam ser repensados com menos carga de jogos para os times.
    O resultado está aí com o Palmeiras arrebentando seu plantel com 80 jogos numa temporada, técnicos e jogadores acometidos de Covid19, muitos jogadores lesionados, até mesmo o Luan que acabou dando uma porrada no meio do nervosismo ontem e sendo expulso contra o Grêmio, merece uma certa desculpa (não que fosse correta sua conduta, ele mesmo se desculpou), mas que os nervos andam à flor da pele, para usar o clichê mundial.
    O time está fazendo das tripas o coração para terminar a temporada com mais um título. É isto que o Abel Ferreira se pergunta, se é necessário.
    Porque segurar o rabo do (gato) calendário e culpar o próprio por se defender?

  4. Alberto Helena Jr.

    O Verdão tem que abrir os dois olhos em relação a arbitragem para a 2ª e decisiva partida para vermos o campeão da Copa do Brasil, os gauchos estão esperneando muito por causa da heroica vitória do Verdão lá em Porto Alegre por um a zero com o falastrão do Renato Gaucho dizendo que eles foram prejudicados pela arbitragem e lousa e cousa e maripousa (aprendi com um grande jornalista), então a CBF que tem um vice presidente que foi presidente da Federação Gaucha de Futebol muito amiguinho do Caboclo que está na presidência da CBF resolveram colocar um juiz carioca que nem é destaque dentro da arbitragem brasileira, aqui para São Paulo um verdadeiro desconhecido e que acho faria qualquer coisa dentro de campo para ganhar projeção, então Verdão olhos arregalados e muito abertos domingo que vem no Allianz Parque inclusive em relação a celulares de várias pessoas em campo, principalmente repórteres da Rede Esgoto de Televisão que usam e até emprestam os aparelhos para o banco de reservas dos seus queridinhos principalmente daquele timinho lá da gávea…..rindo até 2026. Saudações palmeirenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *