Verdão, sem brilho mas com esperança

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O curioso é que o Palmeiras entrou em campo, diante do Sport, em Recife, com um time alterado , mas alterado de forma inusitada, sem nenhum volante de ofício, só meias, tipo Zé Rafael, Veiga e Lucas Lima no meio de campo.

Confesso que pra meu desencanto não funcionou, embora nesse primeiro tempo tenha conquistado o único gol da partida, com William, claro.

No segundo período, com as entradas de Menino, Patrick e Danilo, o Verdão melhorou o desempenho, embora o Sport não se acanhasse a ponto de merecer muito mais do que aquele tiro cruzado de Breno que se chocou com o poste direito de sua meta.

Ah, sim, houve o tal pênalti a favor do Sport, marcado e desmarcado pelo juiz, depois de consultar a tv à beira do gramado.

O lance foi assim, ó: o beque verde despacha a bola de sua área que toca no braço direito de Rony, ainda dentro da zona proibida.

No ato, Nadine Bastos, que reputo a mais ajuizada de quantos comentaristas de arbitragem atuam na tv, disse que não foi pênalti pelo simples fato de que a bola veio de um companheiro em direção contrária à meta verde.

Já o juiz, depois de consultar o vídeo, saiu reencenando o gesto de Rony, como se o jogador tivesse tentado recuar o braço aberto.

Qual a interpretação correta?

Fico com o espírito da regra que, apesar de tantas alterações, não perdeu seu significado básico: a intenção. Até mesmo na aparentemente não intencionalidade de tocar com o braço ou a mão na bola quando o defensor abre os braços na área, o simples gesto de aumentar a dimensão de seu corpo já constitui a intencionalidade. Logo, pênalti.

Não foi esse o caso de  Rony. Portanto, acertou o juiz, seja lá qual tenha sido a interpretação dada ao lance.

De qualquer forma, o Palmeiras ganhou, sem brilho, mas com a esperança de ainda alcançar o São Paulo, o que é possível sem ser provável.

 

1 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Como já disse em outros posts o foco principal do Palmeiras são a Copa do Brasil em que já é finalista e a Taça Libertadores da América em que terá decisivo compromisso com o River Plate no qual poderá perder até de 2 x 0 que estará classificado à final do torneio continental então por isso entramos hoje com um time alternativo um misto quente podemos dizer frente ao Sport para nos mantermos no brasileirão pelo menos entre os sei primeiros colocados da competição para ter direito a participar da taça libertadores de 2021 então deu-se a importância para o jogo de hoje a dimensão que era pretendida vencemos frente a um time que lutará para não cair visto a fragilidade do Sport durante toda a partida amplamente dominada pelo Verdão que fez um e perdeu pelo menos mais umas cinco chances claras de gol; não vi o lance do pênalti marcado para o Sport ao final do jogo e depois retirado pelo VAR pois seria injustíssimo o empate pelo que o Verdão jogou durante os noventa minutos e eu fico com a opinião da Nadine Bastos concordando com a bela juíza em gênero, número e grau ou você acha Alberto que eu ia ficar com a opinião de um feião feito você…..se liga….rindo até 2026. Saudações palmeirenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *