Fla perdeu de fronte erguida

Foto: KARIM JAAFAR / AFP

E tinha de ser um brasileiro pra jogar água no champanhe da mais gloriosa festa de fim de ano do Flamengo, campeão carioca, brasileiro e da América, assim, ó, de passagem?

Pois, foi. Firmino, que havia desperdiçado no tempo normal dois gols feitos, cara a cara com Diego – um pra fora, outro no poste. Já na prorrogação da final do Mundial em Catar, num contragolpe rápido, recebeu de Salah e, desta vez, guardou.

E assim o Liverpool tornou-se campeão pela primeira vez na vida, fechando um ano extraordinário, em que dispara na liderança do Campeonato Inglês e sonha com o bi da Europa.

Mas, o Flamengo bem que merece um brinde do mais honesto espumante pela sua apresentação em campo neste sábado.

Ao contrário da imensa maioria dos sul-americanos que chegam a essa decisão com os europeus não se vestiu de sem-teto acuado diante de forças mais bem armadas e decididas. O Mengão jogou de igual pra igual com os Reds.

Levou um sufoco no início, mas logo se recompôs e terminou o primeiro tempo ditando o ritmo do jogo. Não criou grandes chances de gol, mas manteve o adversário mais tempo longe de sua meta, embora o Liverpool tivesse criado algumas boas oporunidades.

No segundo tempo, os ingleses voltaram mais sólidos e decididos. Contudo, o Mengo soube se defender e imprimir este ou aquele contragolpe, quase sempre com Bruno Henrique.

Na prorrogação, com o gol de Firmino, o Liverpool sentiu-se mais à vontade, ainda que os brasileiros forçassem no fim, sem êxito.

No fundo, no fundo, prevaleceu o maior poder de fogo do elenco inglês, que oferece a Klopp melhores alternativas de banco do que as à disposição de Jesus. E isso ficou bem evidente nas substituições promovidas pelos dois treinadores a partir do segundo tempo.

Um único exemplo: Milner, um craque capaz de atuar  com igual desenvoltura em cinco posições de qualquer equipe (as duas laterais, as duas pontas e as três posições do meio de campo). Confesso que não vejo no mundo outro capaz de ser tão eficiente em tantas posições do time.

Mas, esse é apenas um detalhe. No geral, o importante é aplaudir o Flamengo, pela bola que joga e pela dignidade com que perde ou ganha, sempre oferecendo um espetáculo de primeira.

 

18 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Aonde está meu amigo Oliveira…..talvez se suicidando se enforcando num pé de alface…é brincadeira Oliveira porém eu acho que em sã consciência ninguém acreditava que o Flamengo fosse ganhar do Liverpool…só os que idolatram o Flamengo e não tem os pés no chão e aí incluo uma boa parte da crônica esportica brasileira e a alegrinha crônica esportiva carioca….aonde está aquele naniquinho que gosta de perseguir o Verdão o tal Mauro Cezar Pereira deve estar vagando agora pelo deserto e que fique por lá…e tem um cara no youtube com um canal chamado Paparazzo Rubronegro que vive a debochar de todos que não torcem pelo Flamengo vi na transmissão uma imagem da torcida e lá o babaca ao final do jogo chorava e batia palmas com as duas mãos espalmadas para frente como se fosse um pinguim no meio do deserto e isto não tem preço pelas ofensas que esse sem noção através do seu canal proferiu contra todas as outras torcidas que não são flamenguistas…esse cara é mais um come e dorme que vive as custas da ilusão da torcida flamenguista através do canal já mencionado vá trabalhar o tal de Paparazzo rubronegro…não dói nada e faz bem para a saude. Saudações palmeirenses.

    1. Meu caro J Junior,
      E então, os flamengo enlouqueceram e vão dizer que não, mas as ofensas, sobretudo ao Palmeiras, passaram dos limites, coisa de quem não sabe ganhar; O Palmeiras, que infelizmente não tem uma boa gestão, com Galiotte e Mattos (graças a Deus que este saiu para afundar outro), este nosso Palmeiras podia ter sido um adversário mais à altura do Flamengo. Coisas do futebol e da competência que anda rara por aquelas queridas alamedas. Luxemburgo ´é um tiro no escuro, Sampaolli jamais, um louco de ego enorme e desrespeitoso. Marcelo Galhardo era caro mas eu teria tentado.
      Enfim, vamos a 2020 e que Deus e San Genaro nos protejam, merecemos sorrir, nossas crianças e netos estão frustrados, mas a roda gira.
      Meu abraço

      1. Caro José Américo: você foi muito feliz ao usar a expressão “Não sabem ganhar”. Este é exatamente o grande diferencial negativo da mulambada.
        Ganham às vezes e não sabem ganhar!!!

      2. Alberto Helena Jr.

        Queria cumprimentar meu amigo José Américo Lopes Góis e dizer que você tem toda razão meu amigo José sim eles estão querendo destruir a história do Palmeiras com coisas que superam a zoeira, a brincadeira manipulando mídia subserviente e escrota para nos denegrir e praticam bulling contra a instituição utilizando-se de inclusive de jornalistas canalhas que utilizam até de meios como grupo whatsapp, facebook e outros para denegrir o nome do Palmeiras e eles são o que são José Américo um bando mulambos vindos dos morros do Rio de Janeiro vinculados até a trafico de drogas que é quem comanda de verdade até parte do governo daquele estado assim como time que eles mesmos se titulam como urubus, são muito arrogantes e prepotentes que não ganhavam uma libertadores há 38 anos e um brasileirão há dez anos, conseguiram verbas que todos nós sabemos de onde vêem e conseguiram encaixar um bom time mas que será conhecido como cometa Halley aquele que aparece de vez em quando porém em períodos como as filas do urubu por mim descritas, como bem disse são maus perdedores e do ponto de vista espiritual são gentalha….simples assim. Um abraço bom ano novo e saudações palmeirenses.

  2. Parabéns ao time do flamengo pelo futebol bonito que mostrou nesse ano. Quanto ao babaca carioca que vem nessa página pagar pau que volte para o esgoto onde mora e pague a familia da molecada que mataram. E nâo se esqueça, oliveira otário, que o bicampeão mundial é o Timão. Chupa carioca trouxa! Qualquer coisa cola aqui na quebrada de itaquera que eu te ensino a não sair de casa cuzão.

  3. No Brasil, quem tem mais títulos internacionais tem 12!!!! E só mundiais são 3!!!!! Saudações do unico tri mundial do país…. Tricolor Paulista!!!! Chupa mulambo imbecil e iludido….Quiaquuaquia

  4. Oi, Alberto. Tudo bem? Te acompanho faz tempo, desde as colunas na Folha, no papel, e te respeito muito, mas esse negócio de o jogo foi de igual pra igual tá um pouco forçado em vários cantos. O que é igual pra igual? Dividir a posse de bola? Se for isso, bom, duas coisas: se o Flamengo tivesse jogado contra um time do Guardiola, blz, seria um critério. Mas esse time do Liverpool, do Klopp, é muito diferente, dá a bola pro adversário em muitos momentos dos jogos e faz o que faz de melhor: transição rápida depois da recuperação e verticalidade. Mas se o critério não for esse, vamos, então, a chances reais de gol. Quantas o Flamengo teve? E quantas teve o Liiverpool? Se o time inglês, mesmo num dia não tão inspirado, criou bem mais do que o Flamengo, qual a medida pra dizer que jogou de igual? Posse de bola estéril ofensivamente ou arrancadas do BH que, via de regra, acabaram em nada?
    O Flamengo até fez um jogo decente, não foi massacrado como muitos esperavam, mas daí a dizer que jogou “d igual” me parece muito mais reflexo da carência que os sulamericanos temos de times que representem melhor o futebol praticado por estas bandas.

  5. Bom, como bom São Paulino, e claro, brasileiro, torci, sim, pelo Mengão. Desportivamente não poderia nem deveria agir diferente. O Flamengo foi brilhante, foi até longe demais, porém, derrotar campeões europeus até em jogos de botões, não é tarefa fácil. Entendam, portanto, a grandiosidade do eterno tricampeão mundial, nosso glorioso São Paulo. Penso que o Mengão caiu de pé, nada que desfigure seu mágico momento – reconhecemos, mas ganhar e perder, faz parte do jogo. Pra mim, caiu de pé… Vida que segue.

  6. E, aconteceu o que todos esperavam, Liverpool campeão justo, sem mulambas ou coisa que o valha. Embora tenha sido um jogão, o Liverpool teve as melhores chances e ainda não foram marcados dois pênaltis contra o rubro negro.
    Foi bom, pois os flamenguistas mostraram o que eu havia dito no post anterior, muita vontade, técnica e bom entrosamento, mas insuficiente para apagar os reds.
    Grande abraço e saudações.

  7. Mengo e torcedores, parabenizá-los pelo futebol que jogaram na era JJ é o mínimo a fazer!!! perder o título para um time tão qualificado quanto o Liverpool não é demérito para ninguém. O MENGO mostrou o futebol que nos conduziu a condição. ….ainda só nossa… de PENTACAMPEÕES DO MUNDO. Com título ou não, comemorem, vcs merecem….

  8. Alberto Helena Jr.

    O Flamengo perdeu de fronte erguida e de fundo arregaçado pelo Liverpool……musica tema Yellow Submarine dos Beatles…bye bye portuga. Saudações palmeirenses.

  9. O Mengo chegou lá!! e com méritos, mas, como dizia o saudoso NELSON RODRIGUES, o complexo de VIRALATA tão caracteristico da abundante MANADA neste solo pátrio não permite que os não ALFORRIADOS sequer se aproximem da PORTA DA SENZALA pra ver a luz do Sol.Saudacões de um BI MUNDIAL INTERCLUBES- FIFA.

  10. Alberto Helena Jr.

    Vou cantar uma musiquinha para o rapaz que gosta de pintar o cabelinho e fazer pose de machinho que foi zuado pelo time do Liverpool com a taça do mundial na mão dentro do vestiário aí vai : o Gabigol não tem mundial….o Gabigol não tem mundial…só Flamengo que tem intecontinental…então Flamengo não venha com “kao” tá legal….rindo da prepotência e arrogância dos mulambos até 2057 quando ele vão tentar a próxima libertadores….que fila hein 38 anos…..10 anos sem brasileirão….e agora estão se achando….quem nunca comeu melado quando come se lambuza. Saudações palmeirenses.

  11. Tava na cara que o Flamengo iria ser derrotado – 1 a 0 foi pouco, a começar pelo pênalti não marcado (tradição no Brasil ,alimentada pela Globo, SporTV, CBF, Conaf, STJD etc etc., e agora… estendida à FIFA!!!).
    O Flamengo vinha em decadência desde os 2 últimos jogos do Brasileirão, culminando com um revés de 4 a 0 na Vila. Aí alguns sopraram a ideia de que tinha tirado o pé, o que contradiz a escalação do time titular. Na real, acharam que como venceram o Palmeiras no Alianz com facilidade, teriam a mesma sorte contra o Santos na Vila. A decadência já estava evidente. A final contra o River tamponou essa decadência, mas poucos flamenguistas tiveram a visão da realidade – e haja festa, no que os cariocas são muito bons. A semifinal do mundial evidenciou a decadência exposta, mas haja festa, que venha o Liverpool.
    A final foi apenas a consequência dessa decadência. Tivessem aberto os olhos quando levaram 4 cocos na Vila, talvez tivessem outra sorte.
    P.S.: cadê o Oliveira?

  12. Alberto Helena Jr.

    Gostaria de aproveitar este ultimo post do ano e desejar ao amigo Alberto Helena Jr. e a todos os que compartilham opiniões e comentários neste espaço democrático para desejar um ótimo 2020 cheio de saude, energia positiva para continuarmos encarando este esporte que encanta todos que é o futebol, apesar de todas as suas mazelas, e que na vida pessoal de cada todos os dias encaremos a realidade e esperança em dias melhores para a nossa evolução principalmente no campo espiritual, visto que é para isso que estamos aqui neste planetinha. Um abraço a todos e saudações palmeirenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *