Gérson: olho nesse menino!

Foto: Mauro Pimentel/AFP

O discurso habitual dos treinadores, jogadores, mídia e torcida é sempre aquele louvando o coletivo em detrimento do individual. A história de que uma andorinha não faz verão e tantos outros ditos entopem o lugar-comum do dia a dia.

No futebol, abre-se exceção quando se trata daquele craque que sai do banco e faz três golaços, coisa do tipo, algo tão flagrante que não dá como fugir do óbvio.

Mas, raramente ou nunca, vale para aquele jogador que entra em campo e discretamente vai tecendo aquela trama que aglutina a equipe e passa a criar dificuldades tais ao adversário que o desfecho acaba sendo inevitável.

Dou essas voltas pra apontar meu dedo em direção a Gérson, aquele menino revelado pelo Flu, que passou pelas sombras da Roma, e desembarcou outro dia no Ninho do Urubu para transformar o Flamengo nesta noite de quarta-feira, levando-o a um passo das semifinais da Libertadores, na vitória sobre o Inter por 2 a 0.

Não, o garoto não fez nenhum dos dois gols, obra exclusiva de Bruno Henrique, recém-chamado por Tite para a Seleção, com toda justiça, embora estivesse na origem de ambos.

Sucede que, durante todo o primeiro tempo, o Fla, a exemplo do Inter, não conseguia se organizar como um time de jogo coletivo, apesar de tantas estrelas em seu elenco.

Pois bastou o menino entrar no intervalo, e o Rubro-Negro transfigurou-se. Jogando como verdadeiro meia-armador, o canhoto hábil e inteligente, foi sedimentando o jogo de sua equipe. As peças se conectaram e o Fla passou a jogar como dele se espera, chegando aos 2 a 0 que lhe dão grande vantagem para o jogo da volta no Beira-Rio.

No primeiro gol, aos 30 minutos da etapa final, lá estava Gérson para recolher sobra de disputa entre Bruno Henrique e o zagueiro e tocar de volta ao parceiro sozinho, resdes abertas. No segundo, aos 34, lançou Gabigol que serviu a Bruno Henrique girar e bater.

Olho nesse menino, meu, que a Seleção carece de um armador desse tipo.

Pouco antes, o São Paulo pulou pra vice-liderança do Brasileirão por pontos ganhos ao bater o Furacão na Baixada por 1 a 0, gol de Vítor Bueno, mesmo sem vários titulares como Pato, Toró e Everton e com Juanfran no banco até os 40 minutos do segundo tempo.

Não vi o jogo, pois não encontrei no meu vasto cardápio de opções na tv um único canal que o transmitisse.

Mas, o simples resultado, nessas circunstâncias, já diz algo importante. Abre-se, enfim, uma fresta para o Tricolor sonhar em brigar pelo título ao lado de Flamengo, Palmeiras e Santos.

6 comentários

  1. Dedico a vitória do Mengão para todos os torcedores e jornalistas paulistas que a exceção do mestre Alberto Helena,ficam esnobando o melhor time do futebol brasileiro e mundial.Esse tal de garrafa da Gazeta tem uma dor de cutuvelo do Mengão que dá nojo ouvir ele falar as merdas dele contra o Mengão .E se Tite quiser levar todos os jogadores do Mengão para seleção não será nenhuma novidade Saudações rubro Negra!!

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria cumprimentar meu amigo rubronego Oliveira e parabenizá-lo pela bela vitória do Flamengo no dia 21/08/2019 no Maracanã e conseguiu a vitória pois o Internacional quis jogar como o Palmeiras contra o Gremio, ou seja jogando na defesa e explorando os contra ataques, só que o Inter abdicou de efetivamente agredir o Flamengo ofensivamente e o jogo virou um ataque poderoso como o do Flamengo contra uma defesa gaucha que hoje não esteve nos melhores dias e como disse a principal peça ofensiva deste ataque rubronegro o Bruno Henrique tratou de classificar o time da Gavea para as semifinais pois não acredito que o Inter tenha forças para reverter esta vantagem que hoje está do lado do time da Gavea; vamos ver se o Verdão se classifica frente ao Gremio, e não vai ser fácil, para termos uma semifinal sensacional entre Flamengo e Palmeiras que acredito será a final antecipada da libertadores. Saudações palmeirenses.

  2. Arrascaeta e Gabigol não estavam em uma boa noite (ambos ainda não totalmente recuperados de contusão). Ainda assim o segundo serviu o BH para o segundo tento. Espero que na partida de volta eles estejam totalmente recuperados. Arão vai ter que sair (terceiro amarelo). Por mim ficam Gerson e Cuellar de volantes. Mas é mais provável que o Mister escale o Pires da Mota.

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria dizer ao Paulo que o Jesus, embora goste de jogar ofensivamente não vai colocar o Gerson de volante pois desde a época do Fluminense ele pode até fazer o terceiro homem de meio de campo porém não tem DNA de volante pois se colocar para marcar aí vai dar m….deixa ele jogando como jogou do meio para a frente aí ele rende e muito. Saudações palmeirenses.

  3. O que vi ontem foi o inter batendo pra valer e o Fla respondendo algumas vezes, mas o inter esqueceu a bola e foi pra a intimidação. Como o Fla tem ótimos jogadores como Gerson, Brumo Enrique e Gabigol não foi muito difícil fazer o inter pagar por ser peladeiro. Os times do Sul precisam urgentemente jogar bola e parar com a violencia, o Gremio sifu o Inter sifu o que eles ganham com isso. O Atlético também abriu a mala de ferramentas contra o SP perdeu também passou da hora de alguns times brasileiro deixar a violencia ou a exuberancia física de lado e jogar futebol e deixar o MMA pros profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *