Ah, esses três beques…

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Parece que meu querido Mancini não aprendeu a lição do último jogo de seu time, aquele contra o Bragantino, quando entrou com três zagueiros de ofício, comeu o pão que o diabo amassou até trocar um deles por um meia, o que permitiu ao Tricolor deslanchar e vencer o jogo.

Nesta noite de sábado, repetiu a dose e sofreu os efeitos tóxicos desse esquema até trocar, ainda no primeiro tempo, o beque Anderson pelo meia-atacante Helinho, quando já havia tomado um golaço de Léo Artur, da Ferroviária, em pleno Pacaembu.

Foi como da vez anterior: no segundo tempo, o Tricolor partiu pra cima da Ferroviária, arrancou-lhe os trilhos, Hernanes empatou logo aos 6 minutos, e o Tricolor acumulou, por baixo, oito chances claras de gol, desperdiçadas pelos atacantes ou pelo azar – bola na trave e outros bichos.

Esse negócio de três zagueiros só funciona, no jogo jogado, quando um dos beques, pelo menos, é alguém dotado de técnica esmerada, percepção do jogo e velocidade para, bola recuperada por seu time, de imediato, suprir a ausência de um meio-campista.

É coisa pra um Beckenbauer, quando virou líbero no Bayern e na Seleção, ou seu sucessor Lothar Mataeus. Nos dias atuais, entre os brasileiros, Marquinhos do PSG é um dos raríssimos beques capazes de cumprir essa delicada missão.

Meu caro Mancini, largue mão dessa tolice, e vá buscar um meia que possa compensar as ausências de Nenê (machucado) e Diego Souza (negociado com o Botafogo). E, se quiser uma sugestão: nem precisa ir ao mercado, não. Ali mesmo em Cotia tem um menino chamado Rodrigo Nestor que, em três jogos como titular, dará conta do recado melhor do que esses mil volantes que você herdou no São Paulo.

 

3 comentários

  1. Como torcedor do SPFC sinto em dizer, mas se o SPFC jogar o campeonato brasileiro com esse time atual, lutará novamente para não cair. Time fraco, diretoria desorganizada, com técnico contratado que demorará ainda para trabalhar. Tudo errado no SPFC. Isso precisa mudar, e rápido, se não quiserem ter vexames maiores pela frente. A impressão que dá é que os próprios São Paulinos que lá trabalham querem derrubar o SPFC para a segundona. Estão quase conseguindo.

  2. O bom técnico monta esquema tático com os jogadores que dispõe, viu Mancini…O único esquema possível para este grupo mediano e covarde é o 4x4x2. E Alberto, onde está Rai?

  3. Mancini, de a mão à palmatória , reconheça o erro, e não desanime, levante sacuda a poeira e de a volta por cima ! Torne-se um assíduo frequentador dessa coluna, e siga os conselhos, do Nobre, Helena Júnior, maior defensor do verdadeiro futebol, e poderá aspirar, um lugar no seleto, mas infelizmente reduzido grupo de treinadores , que reverenciam a arte, que faz a alegria do povo !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *