
O Brasil venceu Camarões por 1 a 0 e poderia ter ampliado esse placar com aquela chance perdida por Firmino, no primeiro tempo, e mais três no segundo – duas bolas na baliza, de Gabriel Jesus e de Artur, sem contar a dupla defesa do goleiro camaronês em disparos à queima-roupa do ataque tapuia.
Qual a novidade? Nenhuma. Nem mesmo os dois passos atrás dados por Tite no processo de modernização da nossa equipe pós-Copa, já encenados na convocação para os dois últimos amistosos da Seleção neste ano, com tantos volantes e tão poucos meias.
Pois Tite, contra Camarões, resolveu insistir, do início ao fim, com três deles (Artur, Paulinho e Allan), apesar do primeiro tempo lamentável de nossa equipe, desprovida de uma centelha de criatividade sequer, quando chegamos ao gol da vitória, numa bola parada, um escanteio cobrado por William e bem aproveitado, de cabeça, por Richarlison, aos 44 minutos.
E, quando poderia recorrer a Rafinha, um meia mais inventivo, no segundo tempo, preferiu trocar o inútil Paulinho por outro volante – Wallace -, que, por sinal, já havia jogado mal na partida anterior.
Nesse andar, desconfio que Tite, tão incensado, com razão, diga-se, na fase das Eliminatórias, acabará deixando a Seleção pela porta dos fundo antes da próxima Copa do Mundo, o que seria lamentável pra todos. Ou, não?
Não, caro Helena. Lembro-me pós Copa 2014, Dunga deu show na seleção. Esses amistosos são tão sensacionais, que eu nem sabia desse jogo. Soube através de uma postagem no facebook de um amigo.
O que vale é Copa América e Copa do Mundo. Lembro-me que da Copa de 1998 a Copa 2002, a seleção teve sua pior crise, trocando 4 técnicos em 4 anos. A imprensa, a torcida só sabe criticar. Se não ganha, execra o profissional, não dá tempo para executar um bom trabalho.
O Tite adotou futebol de resultados, filosofia do Felipão. O problema é que, na década de 1990, no Grêmio e, principalmente, Palmeiras, Felipão tinha material humano. Nesse atual futebol brasileiro, está dificil encontrar bons jogadores.
Tite não é culpado de Phillipe Coutinho ser considerado craque, nesse atual cenário. Neymar ser tão endeusado, dizerem que ele joga mais que Ronaldinho Gaúcho.
Futebol brasileiro, hoje, é do patamar de uma Itália e Argentina. Mediano. Conseguiu ir para a Copa 2018, graças ao milagre do Tite.
Los principales problemas, que tiene el Brasil de Tite, son los siguientes, en mi humilde opinion:
1) falta de un lateral derecho, Brasil realmente juega con 10 jugadores, mientras Danilo este en cancha…
2) falta de un medio de creación o armado, hasta ahora Brasil juega sin armador, hay momentos que Neymar intenta hacerlo, o como hoy que Artur lo intenta, pero no son sus talentos, requieren de un armador autentico…..
3) falta de un centro delantero, Brasil juega desde hace mucho tiempo, sin referencia al ataque, no creo que Firmino, Richarilson o Gabriel Jesus puedan hacer el puesto….
Conclusion: aparte de jugar con 10 jugadores al campo y que el equipo, por desconfianza, solo juega por el lado izquierdo, (-desde el Mundial viene ocurriendo) aun Tite tiene tiempo de corregir, le hacen falta 3 jugadores, y creo que en el Futbol Brasilero los conseguira, tuvo mala suerte, Pedro Fluminense era la mejor opcion para la posicion 9, ahora para el medio armador y el urgente lateral derecho, Uds los brasileños, sabrán ubicarlo, Brasil tiene muchisima historia, para salir con tres volantes, frente un equipo muy basico y modesto como Camerun….
Opino con todo respeto, que habran mejores jugadores, que: Danilo, Wallace, Paulinho, Gabriel Jesus, en el futbol Brasilero…
Tambien es importante señalar que no convoco casi ningun jugador que juegue en Brasil….
Saludos de un admirador del futbol brasilero…
Señor hago mias sus palabras. gracias por su clarividencia.
Alberto Helena Jr.
Sou aposentado e assim é minha semana de 2ª a 6ª feira não faço nada e aproveito o fim de semana para descansar afinal ninguèm é de ferro, bricadeiras a parte vi um pedaço do jogo ontem, não tive estomago para não dizer outra para ficar vendo a selenike do meu brasil varonil jogando para inglês ver, só para inglês ver pois quem enxerga e entende de futebol, principalmente fora das quatro linhas, vê e enxerga um grande balcão de negócios para a patrocinadora Nike que é de verdade a dona desta “seleção”, é o time dos sonhos da Nike para poucos investimentos e gastos e grandes negócios no intuito de “empurrar”, um monte de jogadores medianos, para não dizer mediocres, para o mercado não só europeu mas principalmente asiático, tudo com beneplácito da CBF que leva sua parte no bolo com a subserviência canina daquele treineiro retranqueiro de fala mansa como a de um padre de paróquia de cidade do interior. Saudações palmeirenses.
Tem muita coisa errada na seleção:
1° Não vai pra seleção quem tem talento e sim empresário
2° Uma seleção que não tem identificação com o país pois só joga fora é um absurdo não ter amistosos aqui no Brasil
3° A CBF é uma vergonha só escândalos e pouca gestão.
Mas vocês da imprensa (a grande parte ) tem a capacidade de elevar amoral de uma pessoa e rebaixar-lá em 1 segundo até Junho Tite era o estrategista, o preparado agora é o teimoso, tá andando pra trás. Esquecem que futebol é um jogo nem sempre se ganha e que num momento nada pode dar certo, o adversário ser melhor como foi a Bélgica que deu um nó tático no Brasil, que os jogadores não podem dar o seu melhor e o psicológico e falta de maturidade atrapalham ( Neymar é a prova viva) é injusto colocar a competência de alguém a prova por causa de um mal resultado ou uma eliminação vale ressaltar que Tite tirou leite de pedra com esses jogadores levando o Brasil do 6° lugar das eliminatórias para a Copa…
Tite está com mais de 3 anos na seleção. Convocou quem bem quis a hora que quis. Teve o apoio logistíco e financeiro que poucos, ou talvez ninguém, tenha tido igual no mundo, desempenhando a sua função. Ganha salário de marajá como poucos CEOs de empresas multinacionais ganham ao redor do planeta. Tem o apoio maciço da mídia que o protege, salvo raríssimas exceções. E qual foi o retorno que ele proporcionou ao nosso futebol nesse tempo? O que ele deu em troca dessas benesses todas? Nada. O time perdeu uma copa do mundo jogando pedrinhas para uma seleção de segunda linha. Não definiu nesses treis longos anos, um padrão de jogo que desse uma identidade ao time. Não criou nada. Limitou-se a um jogo burocrático e defensivo com no mínimo dois volantes toscos, baseado na dependência técnico-comercial de Neymar. Ou seja, uma tragédia para “o melhor futebol do mundo” como dizia o grande Fernando Solera. Tite não passa de um grande enganador bem falante, que com seu papinho de pastor de igreja evangélica vai levando enquanto pode todo mundo no papo.
Brasil puede llegar fuerte a la Copa America, solo requiere de un latersl derecho, que de salida y garantize la defensa, en otras palabras, que de confianza….
Aparte necesita un armador, alguien que maneje los tiempos, maneje los espacios, que cree futbol, el Brasil ha tenido leyendas, Uds son el Pais que nos dio el mejor futbol del mundo, crecí viendo a Paulo Roberto Falcao, Toniñho Cerezo, Gerson, Rivelino, Silas, Socrates, Geovani Silva, Uds deben tener ese perfil…
,
Lo mejor que ha pasado recientemente es que este muchacho Allan (Napoles) puede jugar de lateral derecho, no sera un Cafu, Leandro, Nelinho, Jorginho, Danny Alves, pero esta lleno de gran entusiasmo y ganas de vencer….
Pero sin un medio-armador el futbol brasilero no funciona, pierde todo su gran brillo, es como jugar sin cabeza de area, es su futbol, alli radica su gran fuerza…
Siempre ha sido asi: dos laterales-carrileros, dos stopper, uno o dos cabezas de area o volantes, dos medios-creadores, dos delanteros, uno como referencia de area….
Dispensen la insistencia, respeto muchisimo al Sr Tite, pero no puede repetir jugadores que han fallado o np llegan al nivel de vestir la franela mas importante a nivel de selecciones de mundo….
Brasil siempre juega a ganar, y vencera SI cree en su futbol, no es necesario poner a tres volantes de contención, hay que darle espacio a la creacion y el futbol Brasilero es Creacion, brillo, arte, ese es su futbol
Saludos