A revanche verde sobre azul

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

O Verdão terá a chance de se vingar do Cruzeiro na manhã de domingo. Afinal, joga em casa contra um adversário desfalcado de vários titulares, embora Mano ameace com as presenças de Arrascaeta, que esteve de fora do jogo no Mineirão, e até de Fred. ausente há muito tempo, em recuperação de séria lesão.

Mas, Sassá autor daquele cruzado de direito no rosto de Mayke, nem virá a São Paulo. Um gesto de paz?

Sim, porque aquele encerramento estúpido do jogo no Mineirão, pela Copa do Brasil, no meio de semana, foi um desses episódios a serem banidos da memória do futebol.

Contudo, ainda reverbera no ar a ameaça velada de Felipão, à saída de campo, naquela surrada base de vocês têm de ir lá, onde o pau vai comer. Depois, pregou a paz, de acordo com o protocolo, aquele que um dia chegou a elogiar Pinochet, o cruel ditador chileno.

Mas, esse é o universo mental de Felipão, que se reproduz em campo no jeito de seus times jogarem. Quem não se lembra dele instruindo seus jogadores a bater, cuspir etc. em Edílson, no célebre jogo com o Corinthians, anos atrás? Foi gravado e, portanto, incontestável.

O amigo vai dizer que, pô, isso é o futebol – uma competição de machos, em que um time deve entrar soltando fogo pelas ventas, que hoje em dia o jogo é esse e tal e cousa e lousa e maripousa.

Penso que o ser humano é a mais poderosa das bactérias já criadas pela natureza, capaz de se adaptar a quaisquer circunstâncias, e nelas permanecer enquanto sua resistência aguentar. Acomoda-se, pois, às condições mais desfavoráveis para sobreviver. Mas, para viver plenamente, recorre, de tempos em tempos, à sua mais poderosa arma – a capacidade de inventar e mudar o cenário que ainda lhe é insuficiente.

Felipão é do tipo que não inventa, apenas repete a mesma fórmula, em quaisquer circunstâncias: retrancão lá atrás e bolas enfiadas para os contragolpes, mais cruzamentos na área.

Sorte dele é que vai enfrentar um seu discípulo aplicado – Mano Meneses -, mais bem dotado, porém, intelectualmente. E que já venceu com esse mesmo Cruzeiro no Parque, pela Copa do Brasil.

Quer dizer: de repente, o jogo de domingo pode até beneficiar ao Palmeiras, como, de resto ao Cruzeiro, mais uma vez.

O diabo é que uma derrota no Parque não fará cosquinhas na alma azul, posto que não aspira muita coisa no Brasileirão e já está na final da Copa do Brasil.

Já mais uma derrota verde, sei não. Afinal, o grande, se não o único, mérito de Felipão é saber animar sua tropa. Caso ela sofra mais um baque, o encanto pode se evanescer e com ele as esperanças dos dois títulos ainda à vista – o Brasileirão e a Libertadores. Nesse caso, o que restará para o arauto do resultado a qualquer custo?

 

 

9 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Sabe meu amigo, como disse um internauta qualquer em um blog qualquer, o Verdão não pode ser campeão de nada aqui no Brasil, ordens da poderosíssima e corrupta CBF em concluio com a Rede esgoto de Televisão, os caras da tv estão com veneno nos olhos em relação ao Verdão visto que nós nos desprendemos financeiramente das amarras dessa nefasta instituição politiqueira maniqueista e que deixa os clubes em situação de penuária tornando esses clubes a ela vinculados vítimas fáceis de seus desmandos, senão vejamos fomos roubados no primeiro jogo contra o cruzeiro quando fizemos o gol de empate no final do jogo e que foi pessimamente anulado pelo assoprador de latinha que foi de “encomenda” nos roubar lá no Allianz Parque, a decisão deveria ter ido para os penaltis no segundo jogo se não fosse aquele juizinho mandrake do primeiro jogo e no segundo jogo a CBF escala um juiz carioca porque se o negócio apertasse era penalti para o time de azul, mais já foi é passado vamos pensar no futuro como irá se comportar o juizinho no Pacaembu porque na bola o Verdão se garante. Saudações palmeirenses.

    1. Meu caro J JUNIOR, não diga tanta bobagem. Primeiro que não foi roubado o jogo no estádio do Palmeiras, O Dracena fez falta clara no Fábio. Antes de responder alucinadamente analise todas as imagens que você conseguir. Sem paixão repare que o Dracena toca no braço do Fábio quando a bola já estava na mão dele. Outra coisa, é sério que você acha que iria ganhar nos penaltis. Nunca. Quem tem Fábio, o melhor goleiro do Brasil, não perde disputas de penalidades. Não me faça rir. Papai noel é só em dezembro.

  2. Nesse caso, o que restará para o arauto do resultado a qualquer custo?
    SE O CUSTO É PAGO QUAL O PROBLEMA. BOM NO BRASIL É QUEM NÃO PAGA E LEVA. E QUEM TEM QUE INVESTIGAR APENAS REPASSA. BRASIL PRECISA MUDAR.. GOSTARIA DE SABER EM QUE CONTEXTO FELIPÃO SE REFERIU À PINOCHET;

    1. É José, tá difícil a situação do verdão! o que será que o ético Felipão sabe a respeito do Pinochet. Não puxe muito a ponta deste novelo pois não vai revelar nada……Como dizia a hiena do desenho ” oh deus, oh vida, oh azar, eu sabia que não ia dar certo!!!!!” Para piorar tem os Robérios de Ogum… afffffffffff

  3. Alberto Helena, seu comentário é estúpido hipócrita e tendencioso. O Felipão tá certíssimo em dizer que no jogo em São Paulo o pau vai comer. Porque tem o pau que comer sim!!!! O Palmeiras tem que massacrar o Cruzeiro no futebol e na porrada sim!!!! Pois assim é que tem que ser. TEm que se vingar em todos os aspectos e mostrar que o Palmeiras é maior do que o Cruzeiro e colocar a moral em dia. E mostrar pra toda essa mídia nojenta e
    corintiana da Globo e dessa Gazeta escrota que o Palmeiras será ainda mais o MAIOR CAMPEÃO NACIONAL !

  4. De qual fonte vc se serviu pra afirmar que o Mano é mais dotado intelectualmente que o Felipão?! Mudando de pato pra ganso, o Palmeiras foi garfadíssimo na primeira partida das semis contra o Cruzeiro. Esse é o principal motivo pelo qual não se classificou. Mais um soprador de apito ladrão a nos prejudicar.

  5. Alberto Helena Jr.

    Deu para ver que assim como eu vários palmeirenses ou a maioria está desculpe o termo “de saco cheio” desta palhaçada que vem se intensificando no futebol brasileiro, e jogando o esporte no descrédito e no fundo do poço, que é essa proteção vergonhosa do apito amigo e da manipuladora CBEF (Confederação Brasileira e Escrota de Futebol) em concluio com a não menos escrota Rede Esgoto de Televisão, em relação a dois times casos de urubus e gambas, isso desde o começo dos anos 2000…como diz o Bóris Casoy, palmeirense como eu, o Walter, o Tolerância Zero ISTO É UMA VERGONHA. Saudações palmeirenses.

  6. O que deu para ver é que o mestre com sua já conhecida isenção está coberto de razão. Como os “torcedores” do verde esperneiam ao lerem algumas verdades já contatadas muitas vezes.

  7. Caro Helena, Bom dia para vc e tds por aqui!!! Algumas horas antes do jogo verdãoxraposa,, eu que também tenho um ” quezinnnnnnnnnho” de Robério de Ogum, ou seria de Mãe Diná??…. quero fazer algumas previsões, torço para que elas não aconteçam, mas , as probabilidades são mínimas. vamos lá: se a Raposa ganhar jogando um belo futebol mesmo com muitos desfalques, os porcos dirão que o time deles ainda estão emocionalmente abalados com o ocorrido em BH, se a Raposa trouxer o seu time titular, os porcos dirão que jogaram desfalcados, mesmo que o desfalque seja o tal do DUDU!, neste jogo terá o VAR?, se tiver , o que o VAR mostrar poderá ajudar o juizão a ter apenas….apenas…..apenas….uma conclusão , e esta obrigatoriamente terá que ser A FAVOR de quem…. de quem, dele…. do verdão, caso contrário teve apito amigo. Pois é senhor Helena , esta cada vez mais difícil ganhar do poderoso mega time das Américas. Imaginem se o verdadeiro Real Madri jogar contra a potência da Turiassu e ganhar, mesmo que de 1×0. Manchete internacional….. apito amigo derrota o verdão frente ao timinho do Real Madri.. Bem, veremos se meus dons de vidente se confirmam… até mais….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *