Memória assassinada

Foto: CARL DE SOUZA / AFP

Sob as cinzas do Museu Nacional ardem as chamas da ignorância endêmica e da violência crescente em terras tapuias.

A histórica frase de que o Brasil é o país do futuro há muito tempo já virou fumaça, pois o povo que desconhece sua história não entende o presente nem é capaz de projetar seu futuro. Anda em círculos viciosos.

A  ignorância é o combustível da violência. Não apenas aquela que se revela nas trocas de tiros nas favelas brasileiras que sempre acabam por atingir um inocente no quintal de casa, na rua, na escola, mas sobe os degraus da escala social, semeando estupidez e corrupção nas classes mais abastadas e poderosas.

Sem educação não há memória que resista ao tempo. E, sem memória, o sujeito anda feito zumbi, errando pela vida afora.

No futebol, um palco do cotidiano, não é diferente.

Ainda outro dia, o meu querido João “Toca a Música!” Guilherme, da Fox, lançou um desafio aos seus telespectadores para que eles escalassem o melhor time da história de seus respectivos clubes.

Não acompanhei todo o processo, apenas algumas sugestões. E todas elas remetiam a jogadores que atuaram a partir de, no máximo, os anos 80, que é o tempo de lembrança da imensa maioria dos brasileiros.

Ora, nossos principais clubes têm pouco mais, pouco menos de cem anos de idade. Nesse período, quantos craques, ídolos em sua época, não desfilaram por nossos gramados? No entanto, o que deles restou, além de alguns escritos e fotos posadas? As imagens em movimento de verdadeiros mitos do nosso futebol, no entanto, se restringem praticamente dos anos 70 pra cá, nem metade do caminho percorrido.

Como algum torcedor poderia escalar, por exemplo, Neco no ataque corintiano, ou o tricolor Friedenreich, até mesmo o palestrino se lembrar de Heitor, se inclusive pra ser realizado o filme sobre Pelé, Rei Eterno, os produtores tiveram de suar sangue pra juntar imagens vivas do craque em ação?

Inclusive, se alguém faz referências a respeito é logo tachado de saudosista, entre outras coisas, porque a ignorância generalizada impede o sujeito de distinguir o sentido da palavra. Saudosista é quem sente saudade de algo que viveu ou presenciou, nada tem a ver com eventuais mergulhos na memória de um tempo que antecede ao seu. Isso é história, não saudosismo.

Mas, o diabo é que o nosso futebol não aprende nem mesmo com os fatos mais recentes.

Pegue-se como exemplo essa Seleção Brasileira que se junta nos EUA para disputar dois amistosos.

Trata-se de uma Seleção voltada para o futuro mas montada em cima dos recorrentes erros recentes. Em qualquer recanto mais remoto do mundo do futebol, os campeonatos nacionais e continentais param diante das tais datas Fifa. Menos aqui, justamente nas retas finais do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Libertadores.

Tudo por conta desse estúpido calendário brasileiro, que, em nome da história, preserva os campeonatos estaduais, que tomam três meses de datas preciosas para o preparo, a preservação e o avanço de nossos times e da Seleção.

Essa história, meu, já se foi, são cinzas do passado que devem viver apenas na memória do torcedor e do cronista, revivida no presente apenas apenas para atender aos mais baixos interesses eleitorais dos cartolas de plantão, num sistema de escolha dos dirigentes regionais e nacionais que já devia ter sido incinerado há muitas décadas.

 

 

 

6 comentários

  1. O Brasil torna-se cada vez mais um país com espírito de vira-latas. Conseguiram colocar espertamente na cabeça da maioria da população para se apoderarem do que é nosso, que o que é bom é o que vem de fora, que as coisas do nosso país são as piores e que tudo que é basileiro ou é corrupto ou não presta. Hoje a classe média conhece muito mais o Louvre do que nossos riquíssimos museus que viram cinzas por culpa de um governo ilegítimo que só pensa em vender o que é nosso. Como base nessa tática entreguista e anti-patriótica, a Petrobrás foi pro saco, a Eletrobrás está a caminho, a CEF e o Branco do Brasil idem.. No estrangeiro onde todos são puros, e santinhos, eles agradecem a nossa insensatez..

  2. Alberto Helena Jr.

    Tocastes num assunto nevrálgico e eu vou direto com o dedo na ferida, corroborando com sua análise e trazendo susbídios para uma reflexão maior do que tenha sido esse “incêndio” no Museu Nacional do Rio de janeiro, faz tudo parte deste processo de idiotização que esses últimos governos, principalmente nos últimos 20 anos e daí não poupo nem o “intelectual” Fernndo Henrique Cardoso e os não menos semi analfabetos Lula da Silva e daquele poste que o sucedeu a Dilma estocadora de vento dentro da cabeça que não sabe articular nem duas frases, então para esse tipo de pessoas cultura é o de menos, e a idéia deles com viès bolivariano é o de idiotizar a população sequestrando da população o direito de acesso as casas de cultura, aos museus, e a outros órgãos de disseminação da cultura, porque povo burro é muito mais maleável do que povo instruído e com cultura suficiente para discernir o joio do trigo, esse incêndio foi o top do descaso desses governos bolivarianos do PT e vem agora a tona a verdade vinda principalmente dos servidores da área como museólogos, pesquisadores, cientistas quanto ao descaso do governo quanto a manutenção, cuidado e fiscalização com nossa história passada, presente e possivelmente futura, isto é mais do que um sinal do desastre desses govenos bolivarianos que queriam se perpetuar no poder e transformar o país numa Venezuela da vida. aqui não seus pães com mortadela é melhor Jair se acostumando que a faxina geral, ética e moral vem aí. Saudações palmeirenses.

    1. Só para dar mais subsídios à discussão: o estado mais rico do país está há mais de 20 anos nas mãos desse Partido Só De Bandidos e educação, saúde pública transportes públicos, habitação e cultura são dos piores do mundo. Portanto a coisa não é simplesmente achincalhar os dois idiotas do PT, mas sim entender que essa avacalhação começou com a invasão em 1500. Vamos levar mais 500, ou mil, anos para termos um progresso social e principalmente humano.

  3. O Brasil nunca vai se deixar bater por um incendio.
    A nossa patria amada resurgira apos as chamas. Tudo indica que a historia vai contar uma linda historia do nosso querido pais em um futuro proximo. Sejamos sempre otimistas. Pra frente Brasil do meu coracao.

  4. Olá Sr Alberto,
    Sobre seu post com o Título: “Memória Assassinada”, só tenho poucas palavras comentar o mesmo:
    Excelente, Intrigante, Profissional, atual e acima de tudo VERDADEIRO!
    Parabéns pelo texto e pela qualidade do mesmo!
    Infelizmente o que mais custa nisto tudo, é saber que…… o que foi descrito, é a absoluta verdade……….
    Assim sendo, faço minhas as suas palavras…..
    Com os melhores cumprimentos.
    Marcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *