Três clássicos na reabertura

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press e Gilvan de Souza/CRF

O Brasileirão volta a campo nesta quarta-feira com três clássicos nacionais: o líder Flamengo recebe num Maracanã cheio de graça, de gramado renovado etc, o terceiro colocado, São Paulo; o vice-líder Galo vai a Porto Alegre pegar o Grêmio, que briga para manter-se na zona da Libertadores, no mínimo; e o Corinthians recebe em Itaquera o Botafogo de técnico novo.

O Flamengo recomeça no torneio em posição invejável: além de líder com boa vantagem de pontos, já está com seu time praticamente pronto. Ah, sim, não terá mais o menino Vinicius Jr., agora no Real sem Cristiano Ronaldo. E espia para o adversário desta noite de quarta com remorso por ter-lhe cedido Everton, o melhor substituto do garoto que voou nas asas da fortuna. No seu lugar, Marlos Moreno, uma esperança que até agora não se realizou. Assim como Rômulo, que atuará como volante.

Já o Tricolor, que vem de boa recuperação nas mãos de Aguirre, ainda é uma incógnita, pois não se sabe se o equatoriano Rojas, tido como um ponta-direita veloz e incisivo, começará ou não jogando.

Bruno Perez, que poderá finalmente suprir a ausência crônica de um lateral-direito de escol, ainda não poderá entrar em campo. Se jogar o que sabe, o problema interminável do Tricolor terá um ponto final.

No fim, tudo ficará a cargo de Nenê, que tem sido o ponto de referência do time, tanto armando, quanto finalizando.

De qualquer forma, o Mengo é o favorito da véspera.

Já em Porto Alegre, prenuncia-se um jogo interessante, com dois times que cultivam um futebol ofensivo e bem articulado. Pena que o Galo tenha perdido Roger Guedes, o artilheiro do campeonato, do qual o Palmeiras jamais deveria ter se livrado.

Mas, não é só isso: o Galo está em plena reformulação, com vários outros saindo e uns tantos chegando, o que dificulta qualquer prognóstico a respeito de sua atuação imediata.

Quanto ao Grêmio, a principal ausência é a de Maicon, o organizador da equipe. De resto, é praticamente a mesma formação de sempre, com uma curiosidade – apesar de ser um time ofensivo, tem marcado poucos gols nos últimos confrontos, antes da Copa.

Por fim, o Corinthians, atual campeão brasileiro que ocupa a décima colocação e que também se modificou muito nesse interregno do Brasileirão, mas que, nos amistosos recentes animou a tropa, com vitórias sobre Cruzeiro e Grêmio, quando o novo lateral-esquerdo, Danilo Avelar deixou boa impressão. O Timão recebe um Botafogo fragilizado por vários desfalques e com Marcos Paquetá, à beira do campo, no lugar de Alberto Valentim.

Deve dar Timão.

Assim, está de volta o futebol doméstico, aquele que, ao fim de cada partida, os jogadores saem de campo ensopados, nem tanto pelo esforço despedido, mas pelos mil e um chuveirinhos disparados nas áreas como único recurso de um futebol cada vez mais primário.

 

3 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Bem como palmeirense e aprendiz de bidu digo que o São Paulo ganha do time do cheirinho, o Atlético Mineiro ganha do Grêmio em Porto Alegre e por fim o pangaré itaquerense perde do Botafogo, tendo em vista que o time da Zona Losst que já não estava grande coisa praticamente desmanchou-se e já enxerga a série B do brasileirão 2019 vindo a galope. Saudações palmeirenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *