O deserto tricolor

Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Foi um discurso pra galera, depois do vexame da noite de quarta-feira pela Copa do Brasil. A torcida tricolor que o elegeu ídolo outro dia, vai se derramar em aplausos a Maicon, o becão que custou uma fortuna para um clube com a corda no pescoço pelas tantas lambanças cometidas nos últimos dez anos por suas diretorias.

Mas, se o discurso agrada ao torcedor, livrando a cara do zagueiro, cai como um raio no vestiário, não tenha dúvida o amigo porque o resto do time se sentirá atirado ao fogo dos infernos pelo parceiro de ontem.

Mesmo porque a torcida sairá em passeatas virtuais pelas redes sociais e padarias da cidade em altos brados: “É isso mesmo! Falta vergonha na cara desses caras! Ganham muito e não jogam nada! É preciso fazer algumas coisa já!”. E tal e cousa e lousa e maripousa.

Fazer o quê, cara pálida?

O clube, mal gerido desde o infausto dia em que Juvenal Juvêncio assumiu o cargo de presidente, passando pela trágica e curta gestão Carlos Miguel Aidar, e, agora, seguida pela de Leco, todos integrantes do mesmo grupo político há décadas, não tem dinheiro para contratar nenhum jogador de peso para reforçar um elenco mediano e perdedor.

Grupo, aliás, que foi se enfraquecendo nas últimas temporadas graças ao comportamento nefasto de parte significativa da própria torcida, que praticamente expulsou do Morumbi jogadores como Maicon, capitão no Grêmio, e Casemiro, titular absoluto do Real Madrid, por exemplo.

Esse Reinaldo, tão vaiado no ano passado, que cumpre excelente campanha na Ponte, time mais bem colocado do que o São Paulo no  Brasileirão e que acaba de empatar com o Galo pela Copa do Brasil, é muito melhor e mais jovem do que Mena e Carlinhos, outro frequentemente hostilizado pela galera tricolor.

Não nos esqueçamos que o próprio Ganso, hoje pranteado no Morumbi, vivia ouvindo da torcida impropérios e assovios.

Por seu lado, a diretoria, desprovida de imaginação e personalidade, vai ao grito das arquibancadas. Querem Lugano, o xerifão? Então, que venha Lugano. Querem Maicon, custe o que custar? Que se danem as contas…

Investe-se em Calleri, jogador com data marcada para se mandar. Desfaz-se de Rogério porque o técnico da hora prefere Centurión a ele (arre!), e assim vão tocando as coisas, sem o mínimo planejamento, sequer uma ideia básica do que deva ser esse São Paulo a médio prazo.

Uma fortuna é gasta todo mês em Cotia, um primor de instalações, e o que se extrai de lá? Dois ou três jogadores que passam mais tempo no banco do que em campo e que, quando entram, recebem de incentivo vaias da torcida, como Lucão, Casemiro e tantos outros.

Enquanto isso, esse desfile de treinadores de linhas de trabalho conflitantes entre si.

O amigo vai dizer que os dois antecessores de Ricardo Gomes saíram por vontade própria para dirigir uma seleção nacional. É verdade. Mas o que têm em comum Osorio e Bauza? Nada, são opostos. E como Ricardo Gomes entra nessa ciranda?

Não nos esqueçamos que durante todos aqueles anos de Juvenal Juvêncio o Tricolor trocou de técnico de seis em seis meses, quando não menos, até que o presidente, num daqueles rasgos de insânia, anunciou que, daquela vez, não trocaria de técnico; trocaria de elenco, e contratou onze jogadores, dos quais se sobraram dois ou três foi muito.

E o pior disso tudo é que não se vislumbra uma réstia de luz ali adiante, pois tudo continua na mesma: a torcida pedindo raça, o clube combalido financeiramente, o tempo de colheita extinto, e aquele deserto de ideias tomando o gramado verde do Morumbi. Eis tudo.

 

 

7 comentários

  1. João Saldinha ( mestre da copa de 60 ), então você chamou Coutinho de Gordinho ! Sabia que ele formou ao lado de Ribamar,um dos filmes mais assustadores de tempos ! Mestre João Saldinha, boa noite e eu voi simbora,rapais !

  2. HELENA , COMENTARIO PERFEITO. VOCE FEZ UM RESUMO DO QUE E’ O SAMPA DE HOJE E PORQUE. VOCE,, CLARO, PODERIA DAR DEZENAS DE FATOS QUE APOIAM O QUE ESCREVEU, MAS IMPLLICARIA NUM TREMENDO ESPACO. O BOM JORNALISTA, COMO VOCE, TEM QUE RESUMIR E PASSAR O ESSENCIAL E AQUI VOCE DEU UMA LICAO. HA TEMPOS SEU BLOG VEM COMENTANDO FATOS QUE DEMONSTRAVAM A QUEM QUIZESSE O QUE ERA A ADMINSTRACAO DEPOIS QUE JJ SE ELEGEU A PRIMEIRA VEZ. NUNCA VOCE ATACOU A PESSOA DELE, MAS SIM OS FATOS. PERDEMOS VARIOS CRAQUES DE BOBEIRA: OSCAR, DIEGO TARDELLI, CASEMIRO, HENRIQU, DIOGO (LATERAL) AQUELE GAROTO LUCAS QUE FOI P A INGLATERRA. JEAN, MAICON, DO GREMIO,. LUCAS FERNANDES, WELLINTON, NEGUEBA, CANETE E OUTROS QUE QUEBRAM O JOELHO (MUITA COINCIDENCIA),
    O BRENO QUE FOI MAL CUIDADO (EU ESCREVI AQUI LOGO QUE ELE COMECOU A TREINAR DEPOIS QUE VOLTOU), O GANSO E O KELVIN COM DISTENCAO ANTES DO MAIS IMPORTANTE JOGO DA LIBERTADORES. BEM, EU PODERIA DESFILAR DEZENAS DE FATOS. PARABENS PELO SEU BLOG E QUE SIRVA PARA ALERTAR OS CONSELHEIROS PARA FUTURAS ELEICOES.

    1. Só que o Trulli não é tão fraco assim, poias Iarno é até um bom time,sem as derrotas fica difícil argumentar, é fácil elogiar ! Avaré te acode, mestre Bernardo,mas tudo ficará OK !

  3. Depois do Telê, só vi técnicos retranqueiros no São Paulo, que valorizaram zagueiros e volantes. Posso citar como exemplos Muricy, Carpegiani, Bauza e até o próprio Ricardo Gomes. Vejo que os rivais estão sempre contratando meias e atacantes. Enquanto isso, o São Paulo segue colocando Thiago Mendes e Hudson para “criar” as jogadas… Meus Deus! Hj em dia, se jogar com um volante já é muito, o São Paulo inova e joga com três. Alem disso, poucos clubes tem a estrutura de base igual a do São Paulo. Mas para que ter tudo isso se não usa?

    1. DALTON, VOCE NAO ESTA BEM INFORMADO. O TELE CUIDAVA MUITO DA DEFESA E DO MEIO CAMPO E OS OUTROS TECNICOS QUE VIERAM NAO FORAM RETRANQUEIROS TAMBEM. ESSA DE RETRANQLUEIROS E’ UMA INVENCAO DA MIDIA E OS TORCEDORES VAO ATRAZ. SO PORQUE UMA COISA APARECE ESCRITA NO JORNALISMO NAO QUER DIZER QUE SEJA VERDADEIRA MAS HOJE E’ ASSIM: APARECEU ESCRITO ENTAO E’ VERDADE. E’ LAMENTAVEL A MAIORIA DOS COMENTARIOS
      SOBRE OS JOGOS (SO VEJOS OS DO SPAULO) A MAIORIA DESSES JOVENS JORNALISTAS ESPORTIVOS NAO ENTENDE MUITO
      DE FUTEBOL. DE VEZ EM QUANDO VEM COM ESSA DE “JOGO MORNO”. VAI LA NO ESTADIO E VEJA SE OS TORCEDORES ESTAO
      ACHANDO O JOGO MORNO. ELES APRENDERAM (EU SEI ONDE MAS NAO VOU DIZER AGORA) COM COMENTARISTAS JA CONSA
      GRADOS QUE FUTEBOL E’ ——E X I B I C A O——!!!!! FUTEBOL E’ COMPETICAO! A META E’ —-GA NHAR—- E NAO FAZER JOGO BONITO. O FUTEBOL BONITO ACONTECE —-NATURALMENTE—– QUANDO UM TIME E’ MUITO TECNICO, DE CRAQUES
      E ESSES TIMES NAO SE PREOCUPAM E EXIBIR FUTEBOL, ELES SE PREOCUPAME EM —–J O G A R– —PARA VENCER. CASO DO
      BARCELONA, REAL,, E OUTROS. OS COMENTARIOS ESPORTIVOS QUE LEIO NO JORNAL DE MADRI—–JAMAIS!—–MENCIONARAM JOGO MORNO, JOGO FEIO, JOGO BONITO, APENAS COMENTAM SE O TIME EM QUESTAO JOGOU—-B E M—- E EM GERAL DESTACAM AS ATUACOES DOS JOGADORES. AQUI NOS ESTADOS UNIDOS JAMAIS LI ALGUM COMENTARIO SE O JOGO DA NBA FOI BONITO !!! ISSO SO ACONTECE NO BRASIL. GRANDES COMENTARISTAS DO PASSADO COMO NELSON RODRIGUEZ, MARIO MORAIS, PEDRO LUIZ, JAMAIS MENCIONARAM JOGO BONITO. EMOCIONANTE SIM. E OUTRA: UM JOGO PARA SER EMOCIONANTE NAO PRECISA TER— UM MONTE DE GOLS—-. UMA PARTIDA PODE SER MUITO EMOCIONANTE MESMO SE FOR 0 x0 OU 1 x1. – VOU FINALISAR PARODIANDO O DRAMATURGO BERNARD SHOW: : QUEM ENTENDE DE FUTEBOL, COMENTA, QUEM NAO ENTENDE APRESENTA …ESTATISTICAS (RIDICULAS) COMO PORCENTAGEM DE POSSE DE BOLA
      DURANTE UM JOGO. BEM VOU PARANDO POR AQUI, TUDO COMECOU COM ESSA DE TECNICOS RETRANQUEIROS. VEJAM A LICAO QUE TITE DEU COM O CORINTHIANS: ARMOU UMA SENHORA DEFESA, UM SENHORE MEIO DE CAMPO (COM VOLANTES, MAS QUE SABIAM JOGAR, UM TIME QUE SABIA MARCAR , UM TIME QUE SABIA AVANCAR TABELANDO E COM OPCOES DE ATAQUE,. ABRACOS AOS SAMPAULINOS E ESPERO QUE OS CONSELHEIROS VOTEM NO FUTURO EM UMA MUDANCA.

      PS – O GRANDE IDEALIZADOR DE COTIA E O MAIOR RESPONSAVEL PELOS TITULOS DO SAMPA FOI O MARCO AURELIO. O UNICO MERITO DO JUVENAL FOI NOMEA-LO COMO DIRETOR DE FUTEBOL. FOI ELE QUEM CUIDOU POR EXEMPLO DO SILAS E MILLER E QUEM LEVOU A FAMA FOI O CILINHO.

      1. TEM MAIS: COMO ESCREVEU O HELENA EM SEU BLOG O TIME E’ MEDIANO E PERDEDOR. PERFEITO. MAS A ARROGANCIA
        ESTA SOBRANDO POIS EM TODAS AS ENTREVISTAS DOS JOGADORES E DIRIGENTES A GENTE LE: “NOSSO TIME TEM QUALIDADE ETC” ESSA TORCIDA IGNORANTE DEVERIA PROTESTAR E’ CONTRA ESSA DIRETORIA, COMO DISSE O ALBERTO,
        DO MESMO GRUPO QUE HA DEZ ANOS VEM ARRAZANDO COM O NOSSO GLORIOSO SPAULO. SOBROU MUITA ARROGANCIA.
        AMANHA CONTRA O CORITIBA NAO ESPEREM MILAGRE. O CORITIBA TEM UM JOGO DE CONJUNTO MUITO SUPERIOR AO SP E DUVIDO QUE O RICARDO GOMES VA CONSEGUIR MUDAR MUITO. PRINCIPALMENTE DEPOIS DA INVASAO DA TORCIDA HOJE
        NA BARRA FUNDA.

  4. NOVIDEADE DE ULTIMA HORA ! RODRIGO CAIO COM DISTENCAO ! MAS COMO? ELE ESTAVA BEM NA SELECAO OLIMPICA, FICOU
    UMA SEMANA DESCANSANDO COM A VIAGEM A ITALIA E DE REPENTE —EM TREINOS !!!!!!—–APARECE O PROBLEMA?????
    O BRUNO JOGOU UMA PARTIDA (JUVENTUDE) E TOMA DISTENCAO? O GANSO E O KELVIN VINHAM SENDO –PRESERVADOS—
    E ANTES DO JOGO DA VIDA DA LIBERTADORES APARECEM COM DISTENCAO? NAO SOU PROFISSIONAL DESSA AREA ;MAS TENHO BOM SENSO E OBSERVACAO, SEI QUE O CALENDARIIO E’ —CRIMINOSO— TUDO BEM, SEI QUE OS OUTROS TIMES TAMBEM TEM ESSE TIPO DE PROBLEMA MAS ——NENHUM NO NIVEL DO SPAULO!!! ——-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *