Isso não dá liga, meu!

primeiraliga

Isso não vai dar liga, nem aqui e nem lá na China. Ops! Na China dá, como no resto do mundo, sobretudo o mais civilizado no futebol – o europeu.

Mas, aqui?

Veja só a bagunça em torno da realização do tal torneio paralelo que a Liga Sul-Minas-Rio decidiu realizar, aprovado em princípio pela CBF, que, por pressão da federação carioca (leia-se Eurico Miranda), resolveu voltar atrás.

Os clubes, baseados na Lei Pelé, proclamam que sua realização é legal, portanto, não passível de aprovação ou não da CBF.

O que, afinal, querem os clubes da tal Liga (num passado remoto, tais iniciativas eram chamadas de Liga Barbante porque não resistem a um puxão mais forte)?

O discurso oficial dos clubes é que querem plantar a semente de uma verdadeira  Liga Nacional, com poderes para decidir sobre a realização dos campeonatos por aqui, pois, só eles têm o dom de promover a grande revolução no nosso futebol, realizando aquele salto definitivo em direção à chamada modernidade.

Só pra inglês ver e despertar a doce utopia dos nossos comentaristas de plantão.

Mesmo porque, para tanto, dão dois passos atrás no processo de evolução, enxertando mais jogos num calendário já saturado, nó górdio do nosso futebol.

Isso porque, de fato, o único interesse desses cartolas é faturar mais, mesmo que seja um tiro no pé, já que, aumentando o número de partidas, esgotam os poucos recursos técnicos que possuem e colocam em risco a participação, por exemplo, de Grêmio e Atlético Mineiro na Libertadores, claro, óbvio, flagrante, algo que até cego vê. Resultado: cai a qualidade do espetáculo, bagaça os jogadores para as disputas mais importantes, e consequentemente perde receita e aumenta a despesa.

Eles não estão nem um pouco preocupados com a modernização da gestão do futebol brasileiro. Pois, se estivessem, mesmo nesse primeiro passo dado teoricamente nessa direção, o caminho certo seria substituir os campeonatos estaduais dos times pertencentes à Liga pelo torneio ora proposto. E não acoplar um ao outro.

Na verdade, é cada um por si. Este quer tirar uma casquinha aqui, o outro, ali, e todos pretendem reduzir o poder da CBF, o que não é nada mal nas presentes circunstâncias. Mas, não sei se lá na frente, caso a Liga ganhe força e a CBF for devidamente saneada, isso será tão benéfico assim para o nosso futebol.

Já fui ferrenho defensor da Liga Nacional de Clubes, sobretudo quando ela foi criada com a tal Copa União comandada pelo Clube dos Treze, sob a presidência, pasmem!, de Carlos Miguel Aidar, lá pelos anos 80.

E deu no que deu: o título daquele campeonato até hoje está dividido entre Sport e Flamengo, e o Clube dos Treze foi abrindo mão de tudo até se transformar em mero balcão de negócios com a Globo. E, tão frágil era aquela Liga que se desfez a um só piparote do Corinthians, quando Andrés Sanchez resolveu negociar diretamente com a Globo.

Por tudo aqui exposto, volto a sentenciar: isso aí não vai dar liga, meu!

 

3 comentários

  1. Ola Mestre Alberto Helena!!! Eu queria muito que essa liga desse certo, porque o que esta acabando com nosso futebol são essas federações que so servem para fazer a tabela do campeonato mais nada! Os campeonatos estaduais estão desgastados, exemplo no parana o AtleticoPR disputa com o time sub23, eu sou palmeirense porem o que de fato importa e a libertadores, copa do Brasil e o Brasileirão, o paulistão eu nem dou importancia pq e um titulo que ja não importa tanto. Enfim para que nosso futebol mude alguem precisa fazer motim, com os principais times do Pais… Porque os times tem muita força afim que move patrocinio, publico, e dinheiro são os clubes… E não precisam de federação nenhuma!!!

  2. Você é um verdadeiro ferrenho defensor de times do EIXO
    você adora apontar erro ali, erro aqui
    mas pelo jeito adora essa monopolização de times paulistas e cariocas ganham tudo e os outros se matam todo ano pra não cair

    Que tal invés de apontar o dedo
    apontar SOLUÇÕES ferrenhas de como acabar com monopolio de federações e da CBF ?

    Eu nunca ví um jornalista fazer isso
    apenas matem a boca na CBF, mas não apontam soluções

    e quando alguem aponta solução e coloca em prática você ainda crítica, vai entender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *