A vez de Lucas Lima

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

São tão raros os meias – sobretudo, os de armação – no nosso futebol que qualquer defecção provoca um vazio insuperável em nossos campos.

Uma das razões da escassez de jogadores nessa posição é que ela foi extinta, na prática, com o advento dos dois volantes, mal do qual não conseguimos nos livrar. Basta ver as inúmeras seleções do Brasileirão que pipocam por aí. Com uma única, saudável e promissora exceção: a da Mesa Redonda do Flavinho, na TV Gazeta, que optou pela modernidade em seu meio campo escalado com Elias, Renato Augusto, Jadson e Lucas Lima, óbvio.

Mas, agora mesmo estamos assistindo às iminentes saídas de Lucas Lima e de Jadson em direção à China, o novo Eldorado do futebol.

Pelo que se sabe, Marlone está escalado pela diretoria do Timão para substituir Jadson. Não é a mesma coisa, mas pode vir a quebrar um belo galho.

E Lucas Lima? Bem, o Peixe espera que a ameaça do técnico Dunga surta efeito. Sim, porque o treinador da Seleção já avisou Lucas Lima que, se fosse pra China, poderia resolver os seus problemas financeiros até a quinta geração, mas a canarinho não vestiria mais. E até citou os casos de Everton Ribeiro e Tardelli, que partiram pra China e nunca mais voltaram à Seleção.

O pretexto é aquele de sempre: lá o jogador se esconde dos olhos do mundo e não evolui tecnicamente.

Ora, ora, se o critério pra convocar jogadores é o velho olhar do técnico da Seleção, basta Dunga, que nada tem a fazer durante meses por aqui, vá lá espiar como andam seus craques, se merecem ou não um novo chamado. E não se plantar em cima de preconceitos excludentes de antemão.

Mas, enfim, a proposta é tão tentadora que dificilmente o craque a recusará.

Nesse caso, o Peixe já está de olho num substituto: o garoto Vítor Bueno, que entrou outro dia na equipe, fez um gol e deu assistência para outro, em poucos minutos de ação. Vem do Botafogo de Ribeirão, tem um porte elegante, cabeça erguida e toque de bola inteligente, no pouco tempo em que o vi em campo. Pode ser, por que não?

NA LINHA DO GOL

Há quem veja – e não são poucos – na criação da Liga de Clubes a solução para os problemas do nosso futebol. Já pensei assim também, lá atrás. Mas, há tempos, perdi as esperanças, por conta do nível dos nossos cartolas em geral. Lá pelos anos 80 foi criada a tal Liga União, que promoveu o Brasileirão da época e tal e cousa e lousa e maripousa. Mas, aos poucos, ela foi perdendo consistência e significado, a ponto de se transformar em mero balcão de negociações com a Globo para discutir os valores dos direitos de transmissão dos jogos pela tv. Até se esfacelar de vez quando o Corinthians de Andrés Sanchez tratou direto com a Globo.

E, agora mesmo, estamos vendo a tal Liga Sul-Minas-Rio escoar pelo esgoto das vaidades e interesses particulares entre os clubes, com a saída do Cruzeiro e a iminente escapada do Inter, sem falar no Fla-Flu que se desenrola nos bastidores cariocas. Enfim, com essa turma que aí está não há luz no fim do túnel.

 

2 comentários

  1. Quem era Lucas Lima até 2014 ? Vai se enterrar na China, ficar rico e passar anos chorando de saudade, correndo para o aeroporto a toda e qualquer brecha… vale a pena viver 2 ou 3 anos nessa fissura ? Evidente que não. Ganhar acima de 100 mil aqui no Brasil é um raro privilégio, enriquece, vive bem e em boa companhia… já quando uma coisa chamada ganância fala mais que a sensatez… Uma pessoa sem qualificação alguma, sem formação, sem outra opção além do dom de brincar de jogar bola deveria ser mais sensato, agradecer aos seus deuses pela sorte de durante a juventude ganhar muito bem para simplesmente brincar de “jogar bola”. Quanto engenheiros, médicos, advogados, administradores, geólogos, professores-doutores ganham muito menos e correm aos campinhos nos finais de semana para fazer o que esses camaradas fazem todos os dias, brincar de jogar bola e ainda ganhar.. e muito. Quer ir para China ? Quer que a ganância fale mais alto… ? Ok, tchau.

  2. Esse negócio de seleção portuguesa é coisa do futuro,meu irmão.O que manipula hoje é dinheiro no bolso e por isso o Loucas Luma deve evitar o futebol chinês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *