
Essa gente entrega a mãe, assim, ó, sem piscar um olho. Lá da Suiça, onde fora para votar em Sepp Blatter na Fifa na qualidade de presidente da CBF, Del Nero mandou retirar o nome de Marin, seu parceiro de longa data, da entrada do novo prédio da entidade nacional e cassou-lhe o título de vice-presidente. Em seguida, fez as malas, e, mesmo antes da votação na Fifa, escafedeu-se (gosto deste termo que sugere uma combinação dos verbos escapar e feder, como quem escapa e deixa um cheiro fétido em seu rastro) de volta ao paraíso dos corruptos.
Isso, no momento em que Romário, o senador, num átimo, colhia assinaturas suficientes para abrir uma CPI sobre a CBF de Del Nero, a quem ele chamou publicamente de “safado, corrupto e ordinário”.
Até agora, pelo que se sabe pela imprensa, o nome de Del Nero não surgiu ainda nas investigações reveladas pelo FBI.
Mas, dadas às íntimas relações de Del Nero com Marin, preso lá em Zurique, o senso comum diz que, mais cedo ou mais tarde, isso será esclarecido. Afinal, ambos dividiram por um bom tempo a gestão da Federação Paulista de Futebol, e, na sequência, seguiram de mãos dadas na tomada da CBF, depois da fuga de Ricardo Teixeira, onde fizeram a deletéria dobradinha: Marin, presidente; Del Nero vice; Del Nero, presidente; Marin vice.
O desfecho disso tudo me faz lembrar de um verso de velha moda de viola eternizada na voz de Inezita Barroso: o pinguço sendo carregado, de braços dados, com dois soldados.
Mas, aqui entra o pior da história toda.
Quem deu asas a Marin e Del Nero? Os clubes, que votaram neles para a presidência da FPF. E as federações estaduais e clubes que votaram neles para a CBF. O mesmo sistema que elegera e reelegera por décadas Ricardo Teixeira, e, antes dele, Nabi e cia ltda.
Quer dizer: o buraco é mais embaixo. A incúria e o despautério começa já na base do futebol brasileiro. E, se formos mais fundo, quem elege os presidentes dos clubes que, por sua vez, elegem essa gente para os cargos superiores? O corpo associativo dessas entidades, os sócios e conselheiros.
Até parece com o que ocorre num país que conheço. As madames, patricinhas e mauricinhos ou coxinhas, como preferem hoje, vão aos bandos numa tarde de domingo ou noite de sexta-feira paquerar na avenida Paulista, portando cartazes contra a corrupção dos políticos. Os mesmos políticos que eles acabaram de eleger, que, se não são eventualmente do partido do governo, usam o distintivo de algum aliado ou mesmo da oposição, mas, em geral, corruptos de várias maneiras.
Pois, na política, corrupção não é só tomar dinheiro ilícito. É também corromper seus ideais e programas.
Resumindo: ou viramos cidadãos de fato, com a devida consciência do que isso significa, ou continuaremos a participar desse teatro infantil desempenhado pelas figuras grotescas a que estamos acostumados a não só conhecer de cor como ainda por cima aplaudir.
Saiu correndo antes de ser preso, porque aqui no Brasil não tem cadeia para corruptos – ladrões e safados….CADEIA NELE………….SOCORRO SO TEM LADRÃO!
Não é só cadeia que resolve, devemos cobrar a devolução do que foi roubado também, assim como, estabelecer mecanismos de transparência e fiscalização de todo o dinheiro envolvido, que não é pouco.
Excelente artigo. Fiquei pensando nos que pretextam protestar, travestidos com camisetas da CBF.
Texto incrível!! Parabéns!! Que tudo isso seja o começo do fim dessa porcaria de corrupção!!
FALTA O ANDRES SANCHES TBM OU ELE FICOU RICO DE UMA HORA PRA OUTRA
DO NADA>>>>>>>>>>>>>>>>
QUANDO ESSE PESSOAL ABRIR A BOCA NOSSA VAI MUITA GENTE E ARBITROS SAFADOS TBEM
Esses milhões todos que entraram e continuariam entrando para os bolsos desses senhores, é o combustível que mantem eles no poder por décadas, e continuam recebendo mesadas até que a morte os leve. É com esse dinheiro e com as benesses que distribuem com o dinheiro das entidades que presidem, que compram a fidelidade de seus eleitores. Por isso os clubes estão falidos e os empresários amigos, as federações, confederações e seus dirigentes estão ricos.
E agora está faltando pegar o lula, o André sanches e quem deu dinheiro para a construção para o estádio do curintia.
Bem dito. Agora falta o Andres Sanchez. Esse também deve ser um dos maiores corruptos desse Pais.
Imagine só quanto ele levou na construção do Italixão e hoje, o timinho dele está falido, mas ele, rico nas costas desse curinthianus trouxas que ainda, o endeusam.
Traçamos um paralelo entre o brasil e o curintia. O andres acabou com o curtintia e o lula acabou com o brasil. Os dois são amigos íntimos.!!!!! Cana pra eles!!!!
Quero ver quando abrirem a Caixa dos patrocínios…
O senhor Marco polo del nero é o articulador de tudo depois da saída de Ricardo teixeira, ele é o grande corrupto. Marco polo é para Marin o mesmo que José dirceu ´e para Lula.
Ótimo texto Alberto Helena!