Portugal no topo do mundo e viva meu eterno amigo português…

Foto: AFP
Foto: AFP

Portugal sagrou-se campeã da Eurocopa no estádio De France, ao derrotar a França por 1 a 0, gol de Éder. Título inédito, em partida disputadíssima, onde prevaleceu mais a raça, a garra o espírito de luta do que o bom futebol. Conquista dramática, diga-se. Cristiano Ronaldo contundiu-se logo de início (levou uma entrada dura no joelho), caiu chorando de dor. Tentou enfaixar o local, mas a dor era demais. Como o maior líder de toda história da bola lusa, tratou-se no vestiário e voltou triunfante, mancando, para incentivar os companheiros. Reconhecido como o melhor do planeta, ergueu a taça da Euro com a braçadeira de capitão.

E, meus amigos, aí percebi o quanto Portugal e Brasil ainda estão ligados, na Cultura, na Educação, nas emoções e nos corações. Uma aliança profunda de valores. Ao ver aquela festa com o brasileiro Pepe (passou até mal do estômago de tanto nervoso), as lágrimas de Nani, a picardia do jovem Renato Sanches (apenas 18 anos) e os reflexos incríveis do goleiro Rui Patrício, tive saudade de um velho amigo português, o também eterno Jerônimo Gomes, famoso pela cozinha portuguesa do Alfama dos Marinheiros.

Lembrei-me das centenas de vezes que nos sentamos juntos para beber um bom vinho, comer iguarias fantásticas e falar de futebol e da vida. Uma pena ter ele falecido sem ver onde chegou a bola lusa, nos píncaros da glória, humilhando a França no mesmo estádio onde o Brasil caiu na Copa de 1998. Naquele dia, gotas de tristeza e mágoa escorreram pelo rosto daquele parrudo e inteligente homem, que trabalhava de sol a sol, e não tinha vergonha de dizer que era abençoado por ter duas pátrias.

Neste domingo, quando Cristiano Ronaldo ergueu a taça, chorei de emoção. Porque assim teria agido o bom e velho Gomes, com o coração aberto, carregado de patriotismo, fé, esperança e orgulho de sobra. Teríamos nos embriagado de vinho, dançado ao som do folclore musical e nos empanturrado de bacalhau. Como o amigo sincero faz falta nessas horas. Mas, como ele sempre dizia, “a vida é curta e a morte é certa, viu, Chiquinho. Então vamos nos alegrar enquanto estamos entre nossos bem amados”.

Então, patrícios, Viva Portugal, campeão da Eurocopa. E que a alma do Gomes descanse em paz.

E tenho dito!

 

4 comentários

  1. Gostei do que li Chico Lang.
    Sou brasileiro que vivo em Portugal desde 1979, vim para cá com 19 anos e fui ficando.
    Adoro Portugal de coração e muito feliz fiquei com a vitória de Portugal no Euro.
    Campeões da Europa não é fácil, pois é o continente do futebol……é muita seleção boa e Portugal tem muitas limitações se vermos que temos por cá: Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda, Croácia, Alemanha, Bélgica, Rússia, Dinamarca, País de Gales, Turquia, etc.
    Mesmo com as limitações Portugal soube gerir com inteligência, luta e coragem e, por fim ganhou o Euro com humildade contra a arrogância que por norma existe nos gauleses.
    Tenho pena e sei que no Brasil ainda existe esta tendência de fazer pouco do que é português e, tirando uma franja de brasileiros a maioria preferia que ganhasse a França do que Portugal (os portugas, os pás, os gajos) que vocês minimizam por sentimentos antigos de colonialismo.
    É pena pois por cá torcem por vocês em todos os campeonatos quando não está em jogo Portugal. Aqui não se lê os caras, os brazucas, mas nos tratam sem nos minimizar, mas como os brasileiros povo irmão!
    Fico orgulhoso de ver um brasileiro a tratar bem quem foi e é o país mais importante da história do Brasil.
    Descobri-nos e deu-nos a independência e temos em nossa hereditariedade muito sangue português, pois como sabe brasileiro mesmo só o índio.

    Bem haja Lang.
    Forte abraço

  2. É isso amigo. Na hora exata, nós nos sentimos os irmãos que sempre fomos e que sempre seremos, não obstante certas circunstâncias adversas, é muito mais o que nos une, que aquilo que nos separa.

    O seu texto enobrece a razão da amizade dos nossos povos irmãos. Os meus parabéns.

  3. TOPO DO MUNDO????????????????????????????????????????????????????MENOS,BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMMMENOS CHICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ATE O TOPO TEM MUITA SOPA PRA COMER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários fechados.