
Quando chegar a Spa, na próxima quinta-feira, Charles Leclerc só terá uma lembrança: a de sua primeira vitória na Fórmula 1, pilotando uma Ferrari, no GP da Bélgica do ano passado. A ascensão do jovem piloto monegasco na equipe italiana foi rápida e antes do final do ano já era encarado como primeiro piloto da escuderia para 2020. Ninguém contava com uma queda abrupta do carro e se apontava para um adversário à altura para enfrentar Lewis Hamilton.
O GP da Bélgica, 7ª etapa do Mundial 2020, será disputado no próximo domingo, 10h10, com transmissão pela TV Globo e BandNews FM, com a equipe de Odinei Edson.
A história da Ferrari na atual temporada não aconteceu como se previa. A equipe, segura de que teria um piloto e um carro de ponta, demitiu sumariamente o tetracampeão mundial Sebastian Vettel por telefone, desestimulando o piloto para a atual temporada e comprometendo os resultados da equipe no Mundial de Construtores. Já nos testes de inverno, em Barcelona, começou a se desvendar a falta de eficiência do carro. E, até agora, seis corridas depois, a Ferrari tem um problema que não consegue resolver, um piloto como Vettel visivelmente enfadado com a situação, e Charles Leclerc, que não camufla sua decepção.
A Ferrari venceu as duas, últimas corridas em Spa. Em 2018 quem chegou na frente foi Sebastian Vettel e no ano passado, Leclerc. A equipe vai para a pista no final de semana sem saber direito o que esperar.
A Mercedes, por conta do desempenho de seus carros, da extraordinária fase de Lewis Hamilton, a liderança de Toto Wolff, é a favorita e sua principal adversária é a Red Bull de Max Verstappen, mas um passo atrás.
Fora da pista, o que se pode esperar da Fórmula 1 e Spa? Há a expectativa de um anúncio oficial por parte da Racing Point, confirmando a contratação de Sebastian Vettel para 2021 quando a escuderia se tornará Aston Martin. Ninguém nega, mas ninguém confirma. A Mercedes poderá utilizar o ‘modo festa’ que assegura uma regulagem mais agressiva para os motores no treino de classificação. A FIA adiou para GP da Itália o veto definitivo a esse recurso. A Williams estará no circuito já com seu novo proprietário, um fundo de investimentos dos EUA. É possível que informe o que mudará na tradicional equipe para o futuro.
Spa é um traçado desafiador que, na maioria das vezes, costuma ser palco de disputas emocionantes, também por conta da imprevisibilidade das condições meteorológicas. É o que se espera.