Monza se ajoelha diante de Charles Leclerc

Foto: Miguel MEDINA / AFP

A multidão que invadiu a pista de Monza após a bandeirada de chegada do GP da Itália tinha um único objetivo: reverenciar o jovem talento Charles Leclerc que, além de vencer a corrida com categoria e muita raça, quebrou um jejum de nove anos consecutivos sem vitórias da equipe mais amada da Fórmula 1.

O dia bonito, as arquibancadas lotadas, o Hino da Itália – ‘Il Canto Degli Italiani’ – executado por um coral arrebatador foram os elementos perfeitos para a segunda vitória de Leclerc e a sua primeira no circuito italiano. A vitória lhe valeu também o título fr ‘Piloto do Dia’, segundo os votos de internautas de todo o mundo que acompanha a Fórmula 1.

A Ferrari venceu porque, além de Leclerc em dia abençoado, teve a estratégia perfeita optando por pneus duros na troca. Com os médios, apesar de ameaçar seriamente a ultrapassagem, Lewis Hamilton e Valteri Bottas chegaram ao final sem chances de tirarem o primeiro lugar do piloto de Mônaco.

A corrida ficou limitada a três pilotos, durante praticamente todo o tempo: a dupla da Mercedes e Leclerc. Sebastian Vettel, em um péssimo momento, rodou na pista quando estava em quarto e voltou sem se preocupar com quem estava vindo. Não fosse o reflexo rápido de Lance Stroll, que tirou o carro da pista, um acidente ali seria inevitável. A Red Bull mexeu no motor Honda e Max Verstappen e ele largou na parte do grid. Mas voltou a errar na largada – como já tinha acontecido em Spa – e perdeu o bico do carro. Lewis Hamilton também errou ao tentar uma ultrapassagem sobre Leclerc, pegou uma variante e voltou, perdendo uma nova chance de chegar à ponta. Em terceiro, atrás de Valtteri Bottas, Hamilton desistiu da perseguição, fez nova parada e, com pneus novos, estabeleceu a volta mais rápida da corrida.

Para Hamilton, a situação permanece confortável: 63 pontos de vantagem sobre Bottas e 99 sobre Max Verstappen. Entre os Construtores, a Mercedes tem 505 pontos contra 351 da Mercedes. A próxima etapa será dia 22 de setembro, em Cingapura.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *