Parada dura para a Ferrari na Rússia

Foto: AFP

A Mercedes venceu as quatro corridas que disputou no circuito de Sochi na Rússia entre 2014 e 2017. E só não fez a pole position no ano passado quando a Ferrari colocou seus dois pilotos na primeira fila. A estatística dos quatro anos do GP da Rússia indica duas vitórias de Lewis Hamilton (2014 e 2015), uma de Nico Rosberg (2016) e uma de Valtteri Bottas (2017). E contra esse histórico desfavorável que a Ferrari terá que lutar no próximo final de semana. A corrida será disputada a partir das 8h10 (hora de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo e BandNews FM. O treino de classificação, sábado, começa às 9h00.

A situação da Ferrari, faltando seis etapas para o final do Mundial 2018 de Fórmula 1, é bem desconfortável. Sebastian Vettel está 40 pontos atrás de Lewis Hamilton enquanto a Mercedes supera a Ferrari por 37 pontos no Mundial de Construtores. Na prática, Vettel teria que tirar média de sete pontos por corrida para chegar ao final com chances de lutar pelo pentacampeonato. Não é fácil mas está longe de ser impossível. Uma quebra de Hamilton e uma vitória de Vettel reduziriam drasticamente essa diferença para 15 pontos. Pode acontecer? Pode. O problema é que nem a Ferrari nem Vettel estão acertando a mão. Veremos no circuito de Sochi, exatamente a sede da seleção brasileira de futebol no Mundial da Rússia.

Em Sochi, a Ferrari partirá para uma estratégia mais agressiva. Vettel terá nove jogos de pneus hipermacios (os mais rápidos) contra sete jogos do mesmo composto para Hamilton. A Ferrari está certa em apostar em uma solução mais enérgica.

Se há alguém que pode atrapalhar os planos da Ferrari, além da Mercedes, é a Red Bull. Fora da disputa pelos títulos de pilotos e construtores, a escuderia assumiu definitivamente a liderança de Max Verstappen, primeiro piloto de direito e de fato. Era o que Max queria. E já mostrou isso na corrida anterior, em Cingapura, conduzindo o carro sem erros ao segundo lugar na prova.

No mais, algumas equipes seguem agora trabalhando duro e preparando seus vértices para o ano que vem. A Toro Rosso deverá contar com o russo Daniil Kvyat que já poderá aparecer no box, em Sochi. Charles Leclerc já participou dos primeiros testes de pneus com a Ferrari e está se despedindo aos poucos de sua única temporada pela Sauber assim como Pierre Gasly em relação à Toro Rosso. E a McLaren segue pensando no futuro sem Fernando Alonso mas com outro espanhol, Carlos Sainz Jr. E a Itália poderá, finalmente, voltar a ter um piloto na pista se confirmada a informação que Antonio Giovinazzi poderá substituir Marcus Ericsson na Sauber. Diante da disputa pelo título de 2018, Mercedes segue impávida, sem demonstrar qualquer temor.

GP DO BRASIL – O 47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *