O primeiro encontro oficial das equipes da F1 este ano será no dia 26 de fevereiro na primeira sessão de testes de inverno, em Barcelona. Ele se prolongará até o dia 1 de março. A segunda sessão será entre os dias 6 e 9 de março. Então os carros serão enviados para a Austrália onde a temporada começa dia 25 de março. A estratégia de apresentação dos carros, entretanto, já pode ser considerada a primeira etapa na disputa do Mundial 2018.
Nem todas as equipes anunciaram oficialmente a data de apresentarem seus carros. A Red Bull, por exemplo, aguarda pacientemente a melhor data para tornar público o monoposto RB14, evitando o confronto que ocorrerá durante a divulgação dos carros da Mercedes e Ferrari. As duas escuderias escolheram o mesmo dia: 22 de fevereiro. Renault e Alfa Romeo/Sauber também farão a apresentação dos respectivos carros no dia 20 de fevereiro.
Até agora, a Williams será a primeira a exibir o modelo que será pilotado por Lance Stroll e Sergey Sirotkin: 15 de fevereiro.
Outras datas confirmadas são 23 de fevereiro (McLaren MCL33), 25 de fevereiro (Force India) e 26 de fevereiro (Toro Rosso). A Toro tinha escolhido o dia 25 de fevereiro mas depois que a Force India comunicou que lançaria seu carro também neste dia, a equipe mudou para a manhã do dia 26, exatamente o primeiro dia dos testes de inverno.
Uma das preocupações das escuderias na exibição dos carros e reduzir o impacto com o halo que, pela primeira vez, será utilizado como o mais novo item de proteção. Para alguns projetistas, o halo compromete a estética dos carros embora não prejudique o rendimento.