O evento japonês Rizin Fighting Federation conseguiu uma grande marca para a história do mundo das lutas neste último fim de semana.
Com mais de 48 mil pessoas no Saitama Super Arena pelo SUPER RIZIN 3, a organização que vai completar 10 anos de história no final de 2025, vem apostando alto na reconstrução do MMA em seu país.
Através da popularidade dos japoneses Mikuru Asakura, lutador que ficou famoso no país através de seu canal no YouTube, aonde sua história de superação sendo um jovem com problemas pessoais que através da luta alcançou o estrelato como promotor de seu evento Breaking Down, encarou o jovem promissor Ren Hiramoto, um kickboxer de alto calibre do K-1, que viu na transição para o MMA, uma chance para alcançar a mesma popularidade de seu rival.
A rivalidade do combate durante os últimos anos conseguiu romper as barreiras da comunidade da luta, chegando a notoriedade de pessoas que não acompanham o esporte com frequência, gerando sucesso na venda de ingressos e pacotes de PPV.
Mesmo irregular no MMA, Hiramoto que possui personalidade forte conseguiu cumprir sua improvável promessa e aplicar um nocaute fulminante em Asakura, após um knockdown e uma série de socos, o que lhe deu o cinturão Last Man Standing (o último homem a ficar de pé, uma espécie de BMF do UFC, o mais “durão” da organização).
A luta chegou a ofuscar a estréia do lendário lutador de boxe filipino Manny Pacquiao que mesmo enfrentando as dificuldades de mudança de adversário cima da hora, empatou o duelo contra o kickboxer Rukiya Anpo.
Pacquiao chegou a ser desafiado pela estrela americana Ryan Garcia em cima do ringue e este combate está sendo especulado para acontecer no final do ano.
O evento foi marcado por grandes vitórias de Yuta Kubo, ex campeão do GLORY que nocauteou o ex-campeão do RIZIN, Yutaka Saito
Além de Kubo, o veterano Hideo Tokoro nocauteou Hiroya, parceiro de treinos de Mikuru Asakura aos 46 anos de idade enquanto YA-MAN despachou Hiroaki Suzuki por nocaute.
Entre as mulheres, destaque para Rena Kubota que nocauteou a estreante Kate Lotus no primeiro round e Tai Emery que despachou Charisa Sigala também no primeiro assalto.
Outro destaque foi o duelo entre KOUZI (Koji Tanaka) e Ryusei Ashizawa que apesar da inexperiência no MMA protagonizaram uma das melhores lutas do ano e talvez o melhor round de 2024 até aqui.
O Rizin anunciou seu retorno no dia 29 de setembro com três lutas de cinturão e sua edição 50 que será realizada em março de 2025 em uma nova arena na região de Kagawa, no sul do país.