Um verdadeiro show de emoções tomou conta da virada de ano no Japão.
A tradicional virada com lutas completou 8 anos no Saitama Super Arena com o Rizin 45 que contou com os astros Kyoji Horiguchi e Kai Asakura em ação.
Fazendo a luta principal, Horiguchi superou o perigo de enfrentar um adversário talentoso e 10 anos mais jovem.
Mostrando que está a vontade ao retornar ao peso mosca após 10 anos, Horiguchi não teve muitas dificuldades para dominar Makoto Shinryu e conseguir uma finalização ainda no primeiro round.
Porém, além de capturar o cinturão inaugural da categoria e fazer história como único duplo campeão do Rizin (em duas categorias diferentes, peso galo e mosca), a grande surpresa veio no final.
O campeão surpreendentemente fez um pedido de casamento a ex-ring girl do Rizin e modelo japonesa Natsuki Kawamura que aceitou o pedido para a festa completa do lutador.
Na entrevista pós luta, o casal revelou que já tinham se casado em segredo no início do ano mas Horiguchi fez questão de fazer o pedido oficial diante de mais de 23 mil pessoas no Saitama Arena.
Drama e título para Asakura – Antes do duelo principal, uma luta chamou a atenção de todos.
Após ficar quase 3 kg acima do limite estabelecido, o americano Juan Archuleta viu seu sonho de defender seu cinturão ser destruído pela balança.
Apesar do lutador explicar que ficou doente uma semana antes e fez de tudo para não deixar a luta cair, a regra implacável do japão não aliviou o lutador e ele perdeu o cinturão mesmo lutar.
A incógnita se a luta aconteceria mesmo com estas situações adversas, tornou o clima dramático ao ponto do Presidente do Rizin, Nobuyuki Sakakibara fazer uma live no Youtube a meia noite na véspera da luta e dizer que o combate ainda não estava confirmado, coisa que só veio a acontecer apenas por volta das 3 da tarde, no dia 31 já com os lutadores dentro do Saitama Arena nos vestiários.
Sem poder conquistar o cinturão mesmo vencendo a luta, Archuleta acabou vendo seu pesadelo aumentar ao sofrer um nocaute quando estava levando vantagem durante o duelo ao sofrer uma joelhada voadora na costela que sacramentou a vitória e conquista do título por Kai Asakura pela segunda vez na história do Rizin.
KO por tiro de meta e lágrimas por derrota – Outros dois destaques chamaram a atenção do evento em Saitama.
O kickboxer Koji Tanaka, mais conhecido como Kouzi enfrentou o filho do famoso jogador de futebol do Japão, Kazu, o jovem Kota Miura de apenas 18 anos de idade em sua estréia no MMA.
Mostrando estar bem treinado para a luta de chão, que era aparentemente a sua fraqueza, Kouzi aproveitou a oportunidade para nocautear o filho de Kazu com um “tiro de meta” que acertou um cheio o rosto de Kota.
Quem também chamou a atenção foi o lutador YA-MAN, Ren Sugiyama, que após perder um excitante duelo contra Ren Hiramoto, desabou em lágrimas na entrevista pós luta sem se conformar que tinha perdido o duelo que durou 15 minutos.
O RIZIN tem data marcada para seu retorno, no dia 24 de fevereiro e com a participação brasileira de Luiz Killer que encara Yoshinori Horie na edição.