“Não vi Pelé jogar mas vi Fedor Emelianenko lutar!”

O fim de uma lenda. Fedor Emelianenko dá adeus ao MMA – Divulgação/Bellator/Lucas Noonan

O dia 4 de fevereiro de 2023 marca o fim de uma era.

O maior lutador de todos os tempos do MMA, o russo Fedor Emelianenko oficialmente se aposentou.

Com uma invencibilidade de quase 10 anos sem perder no peso pesado, Fedor é um sinônimo de grande inspiração para todos.

A despedida de Fedor foi no Bellator 290, neste último sábado em uma revanche contra o americano Ryan Bader em uma revanche.

O resultado infelizmente foi o esperado.

Sem a mesma juventude, tempo de resposta e com um total desgaste devido as muitas batalhas que a lenda russa carrega em sua gloriosa carreira, Fedor acabou se despedindo com derrota no primeiro round.

Fedor recebe comprimentos da lenda do Jiu Jitsu, Renzo Gracie – Divulgação/Bellator/Lucas Noonan

Porém, isto é o menos importante neste momento.

Um dos pioneiros do esporte em seu país, Fedor Emelianenko também foi responsável por popularizar o esporte na Rússia, após seus grande sucesso no evento japonês PRIDE, até hoje, o maior da história do esporte.

Fedor representou seu país no MMA – Divulgação/Bellator/Lucas Noonan

O reconhecimento do lutador lá é tão grande que até a maior autoridade da nação, o Presidente russo Vladimir Putin esteve presencialmente presente em algumas de suas lutas.

Fedor conseguiu ir mais além. O legado do último imperador russo atravessou fronteiras e hoje é reconhecido no mundo inteiro.

O russo conseguiu superar o preconceito de não ser um atleta americano a ter sucesso nos dois maiores pólos da luta no mundo: Os Estados Unidos e o Japão.

Mesmo com todo o sucesso e reconhecimento, além de seu incrível talento, Fedor se destaca por uma qualidade muito importante: seu caráter e valores.

Mesmo enfrentando problemas pessoais com sua separação devido a tanto tempo dedicado ao esporte e o drama de seu irmão Alexander Emelianenko enfrentar problemas judiciais chegando a ser preso, Fedor não abandonou seus alunos, seus lutadores e seu país.

Sempre procurou representar a Rússia mesmo em momentos delicados como o atual que estamos vivendo e nunca deixou seus lutadores sozinhos.

Pelo contrário, ele lutou com unhas e dentes para que eles tivessem uma oportunidade aonde ninguém os conhecia.

Lutador tem respeito de lendas do esporte – Divulgação/Bellator/Lucas Noonan

Mesmo aposentado em 2012 até 2015, Fedor arriscou colocar seu legado em xeque para usar de seu nome e popularidade para negociar com os eventos e dar uma chance para nomes como Vadim Nemkov (hoje, campeão do Bellator), Valentim Moldavskiy e Anatoliy Tokov (ex desafiantes ao cinturão do Bellator).

Não se deixou levar por egos, vaidades pessoais e com muita descrição nunca apelou para provocações, o famoso “trash talk” para se promover.

Fedor se aposenta do MMA aos 46 anos de idade com derrota para Bader – Divulgação/Bellator

Esta postura acabou tirando do imperador russo, a maior oportunidade de sua vida: um acordo com o UFC.

Dana White chegou a oferecer um contrato para uma luta com Brock Lesnar, atual campeão da época e uma estrela da WWE (famoso telecatch americano) de 8 dígitos mas não aceitou assinar com seus atletas.

Emelianenko poderia ter optado pensar em sua carreira mas escolheu ficar ao lado de seus parceiros. Na época, ele tinha um contrato com o Strikeforce, concorrente do UFC que acabou sendo adquirido por Dana White pouco tempo depois.

A simplicidade de Fedor também é evidente.

Sempre considerado por todos como o maior de do esporte, o russo nunca pensou assim.

Mesmo questionado, Emelianenko nunca se posicionou neste sentido mas sempre deu valor a seus adversários.

“Ele sempre foi o mesmo. Conheço a 23 anos. Ele não possui vaidades e a gente sempre vai comer no restaurante mais próximo.” revelou Jerry Millen, agente do lutador. 

Os próximos passos, serão agora fora do cage.

Fedor é atualmente Presidente da União Russa de MMA, maior autoridade do esporte em seu país e certamente veremos o ex-lutador atuando como córner de seus atletas além do cargo que será fundamental para expandir o esporte ainda mais no leste europeu.

Com 40 vitórias e sete derrotas, encerra um legado de um atleta que em meio a grandes dificuldades na vida, filho de um pai ausente, precisando ajudar a sustentar sua família, construiu um legado dentro e fora dos ringues.

Fedor investiu dinheiro para desenvolver uma estrutura para os futuros talentos tenham uma oportunidade em sua cidade, Stary Oskol, sul da Rússia, longe do glamour de Moscou e São Petersburgo.

Agora aposentado, a lenda vai poder ser o ser humano, Fedor.

O mesmo que vimos neste sábado na luta com Bader. Humano. Sem aquela vestimenta de máquina e aquela incrível invencibilidade.

“Minha mãe está me esperando. Minha família quer que eu me aposente. Irei dedicar mais tempo para as minhas filhas.” revelou Emelianenko. 

https://twitter.com/BellatorMMA/status/1622086226764242944?t=j-EHSxJa8kX4IMWTIPGW4w&s=19

Minha experiência pessoal com Fedor também foi incrível.

Pude ter a honrosa oportunidade de acompanhar um treino exclusivo aonde pela primeira vez, em 2016, vi Fedor como treinador e pai de seus alunos, não o temido lutador que todos o conheciam.

Em 2019, nos emocionamos em sua luta de despedida dos fãs japoneses no Saitama Arena quando ambos, choraram ao relembrar o quanto carinho e respeito, vão marcar as lembranças deste incrível legado.

O mito continua. O legado será para sempre.

Como o título desta postagem diz, Fedor foi, é e sempre será o maior de todos.

Muito obrigado lenda!

エメリヤーエンコ ヒョードル ありがとうございました!

Большое спасибо, Федор Емельяненко!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *