Opinião: Caso Bolsonaro – Esporte e política podem caminhar juntos?

Lutadores de MMA demonstram interesse em política, dentro e fora do octógono – Reprodução

Como os amigos reparam, não tenho o costume de abordar assuntos de cunho político no blog.

Porém no dia de hoje, farei uma exceção.

O motivo? O crescente aumento do apoio a uma possível candidatura do parlamentar e deputado Jair Bolsonaro ao pleito de Presidente da República em 2018.

O deputado eleito pelo estado do Rio de Janeiro, tem conseguido chamar a atenção não somente da classe política mas de toda a sociedade acerca de seu interesse em disputar as eleições e também por defender pautas polêmicas como o fim do desarmamento, sobre orientação sexual entre outros assuntos que divergem as opiniões.

Bolsonaro tem atraído o interesse não só de personalidades do entretenimento mas como artistas e recentemente esportistas mais especificamente, lutadores e treinadores de MMA.

Somente nesta semana, o político recebeu duas mensagens públicas de apoio durante entrevistas pós luta, no UFC Holanda e no evento russo Fight Nights.

Popular entre o público brasileiro, o catarinense ex-lutador do UFC, Fábio Maldonado além do mineiro Paulo Borrachinha e agora o inglês Darren Till registraram dentro do octógono, sua posição favorável a Jair, após suas lutas.

Borrachinha é um dos que mais tem atuado de forma ativa, tanto no Ultimate mas em sua última participação pelo evento Jungle Fight, considerado o mais importante do MMA brasileiro, no momento.

Borrachinha é um dos apoiadores de político no UFC – Divulgação

Sempre em destaque na imprensa, por suas declarações e entrevistas, o político também teve reconhecimento por nomes importantes do MMA como dos lutadores, Wanderlei Silva e José Aldo que demonstraram simpatia por Bolsonaro.

Lenda do MMA se junta a causa política e declara apoio a parlamentar – Reprodução

 

Defensor do pai e atuante nas redes sociais, um dos filhos de Jair, o também deputado Eduardo Bolsonaro que demonstra gostar do esporte de luta, chegou a entrevistar dois nomes de peso do MMA: Anderson Silva e Royce Gracie chegando a debater uma de suas pautas com os atletas e bater de frente contra críticas a seu pai.

Filho de Jair, Eduardo Bolsonaro chegou a fazer uma visita a Anderson Silva em sua academia nos Estados Unidos – Reprodução

 

Parlamentar ainda possui desafetos… 

Nem só de flores vive a ascensão de Bolsonaro no meio da luta.

Recente promotor de luta, com o evento Fight2Night, o ator Bruno Gagliasso demonstrou seu repúdio ao saber que Bolsonaro estava presente na edição 212 do UFC e que teria sido convidado por Borrachinha para acompanhar de perto sua luta.

Ao saber da notícia, o promotor deixou as dependências da Jeunesse Arena ao lado de sua esposa e optou por acompanhar o restante do evento em casa, não deixando de citar críticas ao parlamentar.

https://twitter.com/brunogagliasso/status/871200501911748608

Quem também teceu críticas e chegou a ter divergências sobre o assunto é o músico Tico Santa Cruz, que chegou a discutir via redes sociais com o treinador e empresário de MMA, Marcelo Brigadeiro.

Além de Santa Cruz, Brigadeiro também criticou a posição de Gagliasso em relação ao parlamentar.

Não é somente Gagliasso mas outras personalidades no meio da luta também não concordam com posições do deputado e divergem acerca de suas ideologias.

A grande pergunta é se devemos misturar o esporte com política?

Em minha opinião, sim mas com ressalvas. Acredito que o fenômeno Bolsonaro é um exemplo de duas versões sobre opiniões da sociedade. Você pode perfeitamente usar seu bom senso e filtrar tudo de positivo que cada uma delas possui.

Independente cada uma delas, temos que respeitar as posições políticas de cada cidadão. É por isto que vivemos em uma democracia.

E você? O que pensa desta situação inédita? Acha válido esportistas deixarem publicamente registradas suas opiniões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *