Junior Cigano falha em exame anti doping e deixa UFC 215

Cigano falha em exame anti doping e está fora do UFC 215 – Wander Roberto/Inovafoto

Uma bomba foi revelada pelo UFC na noite desta última sexta feira.

Em comunicado via seu site oficial, a organização revelou que o brasileiro Junior Cigano teria falhado em um exame anti doping, fora de competição no dia 10 de agosto.

Sem dar muitos detalhes do assunto e ainda aguardando informações, a organização anunciou que o lutador está fora do UFC 215, que acontece no dia 9 de setembro, em Edmonton, no Canadá.

O evento anunciou ainda que está procurando um substituto para enfrentar o francês Francis Ngannou, oponente de Cigano no combate.

Através de sua representante, Ana Guedes, Cigano revelou detalhes sobre o assunto em comunicado enviado a imprensa americana e ao site Combate.com.

No mesmo, o lutador alega inocência citando o fato de nunca ter sido pego em nenhum exame antes e acredita que pode ter sido vítima do uso de algum medicamento ou suplemento contaminado.

“Junior testou positivo para uma substância chamada hidroclorotiazida, que é um diurético proibido pela USADA por ser considerado um agente mascarante. Nós não sabemos de onde veio essa substância. Junior teve seu sangue e urina testados aleatoriamente por muitas vezes e nunca testou positivo para uma substância proibida.

Nós solicitamos hoje testes na amostra B (espécie de contraprova). Muitas vezes, a amostra B poderá mostrar resultados idênticos à amostra A. Porém, nós já estamos analisando seus suplementos nutricionais e medicações para determinar se alguma coisa estava contaminada. Jeff Novitzky e Donna Marcolini, do UFC, forneceram orientações para esse processo, e agradecemos pelo profissionalismo e competência.

Junior permanece comprometido e apoiando o programa antidoping da USADA – mesmo que esteja passando por uma consequência infeliz disso. Ele conversou pessoalmente com Francis Ngannou e pediu desculpas pela consequência não intencional para ele. Junior agradece a Francis pela simpatia, compreensão e respeito durante a ligação, e está muito ansioso para que ele e Francis tenham uma nova data para se enfrentarem.

Nós ainda estamos tentando entender os resultados do exame, para que possamos investigar e determinar o que aconteceu.

O que nós sabemos neste momento é que Junior dos Santos jamais usou drogas de melhora de performance, nunca usou intencionalmente nenhuma substância proibida, e sempre apoiou as políticas e esforços da USADA para manter o esporte limpo.

Se há um lutador que fez sua posição sobre esse assunto inequívoca, é o Junior. Nós estamos confiantes que nós vamos descobrir o que aconteceu, e daremos uma explicação quando a tivermos.” declarou a representante do lutador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *