Famoso árbitro do UFC, “Big John” McCarthy realiza workshop em cruzeiro promovido por brasileiro Mário Yamasaki

Famoso árbitro do UFC, Big John faz workshop no Brasil - Crédito: Micha Forssberg/MMA Nytt
Famoso árbitro do UFC, Big John faz workshop no Brasil – Crédito: Micha Forssberg/MMA Nytt

 

Mário Yamasaki, um dos principais árbitros de MMA do mundo, responsável pela vinda da primeira edição do UFC ao Brasil, traz ao país ‘Big’ John McCarthy, mais antigo árbitro do evento, para um workshop sobre MMA no cruzeiro Costa Fitness, da Costa Cruzeiros, que acontece entre os dias 15 e 21 de Março.

A clínica, com duração de dois dias, ministrada pelas estrelas do UFC e personagens das artes marciais, tem por finalidade mostrar um panorama do MMA sob o aspecto das regras e decisões, tendo como referência os dois principais árbitros da modalidade.

“Noções teóricas, práticas, posicionamento, regras, movimentações e todas as vertentes que giram em torno das artes marciais mistas são alguns dos assuntos que discutiremos neste seminário. Além disso, vamos contar um pouco da nossa trajetória no UFC e abrir uma roda de conversa com os participantes, para uma proveitosa troca de ideias”, explica Mário Yamasaki.

Além de aproveitar o bom momento do MMA no país para incentivar a profissionalização do esporte, Yamasaki e ‘Big’ John pretendem gerar novas oportunidades de carreira, bem como despertar o senso de cidadania e responsabilidade social.

Com saída prevista do Porto de Santos, o cruzeiro passará por lugares paradisíacos como Búzios, Salvador e Ilhabela. Para mais informações e compras, acesse: www.mmacruise.com.

 

Sobre Mário Yamasaki

Brasileiro, nascido em São Paulo no dia 22 de abril de 1964, Mário Yamasaki é um dos principais árbitros de MMA (Mixed Martial Arts) do mundo. Com mais de 500 lutas em seu cartel, além de árbitro oficial do UFC (Ultimate Fighthing Championship), Mário é dono de uma rede de 13 academias nos Estados Unidos, onde atua como instrutor-chefe, e CEO da Yamasaki Training, empresa especializada em cursos de formação profissional e palestras motivacionais.

Filho de Shigueru Yamasaki, faixa coral 8° Dan de judô e um dos primeiros árbitros internacionais desta arte marcial, Mário teve contato com o tatame muito cedo: com apenas quatro anos de idade frequentava os treinos com o pai. Aos 15 anos conheceu o jiu-jitsu e tornou-se faixa preta nas duas modalidades.

Com o pai, aprendeu também a arte da arbitragem. Shigueru dava cursos no Brasile, frequentador assíduo das aulas, Mário aprendeu logo cedo as movimentações e posicionamentos.

Mário Yamasaki organizou a primeira luta do UFC no Brasil e, após este evento, “Big” John McCarthy, o convidou para se tornar árbitro do evento, onde exerce função até hoje, sendo reconhecido mundialmente.

“O árbitro que fica no cage não tem o poder de decidir uma luta. A função do árbitro é o cumprimento das regras para a segurança dos atletas. É ele quem nota as falhas dos golpes, diferentemente dos juízes de mesa, que atribuem a pontuação” – Mário Yamasaki .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *