
A pequena Elaine Barreto tem apenas 11 anos de idade, mas já tem metas bem ousadas. Tetracampeã brasileira de Karatê na categoria infantil, a atleta pretende ganhar uma medalha de ouro no Campeonato Mundial da modalidade, marcado para outubro na Argentina. Para isso, a jovem baiana, com ajuda de sua família, decidiu recorrer ao crowdfunding, a famosa vaquinha online, para realizar seu sonho de defender as cores o Brasil no exterior e quem sabe conquistar o título mundial. O projeto está inscrito na SalveSport.com, site de financiamento esportivo coletivo.
“Já fizemos uma vez a vaquinha e deu certo em 2013. Como nossa família tem recursos escassos e ela não tem nenhum patrocínio, foi a melhor alternativa que encontramos para suprir os custos de passagem, translado, hospedagem e alimentação”, explica a mãe Louise Costa de Santana, que destaca o potencial da filha, eleita em 2010 e 2013 a melhor atleta do ano pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e pela Federação Baiana de Karatê Esportivo Educacional. “Em sete anos de prática, ela já foi várias vezes campeã regional, estadual e brasileira. O título internacional é o único que a Elaine ainda não tem”.
Graduada faixa-preta 1º Dan, a menina prodígio de Salvador espera se tornar atleta profissional e quem sabe motivar outros jovens a acreditar no esporte, sem claro deixar de lado os estudos. “Para mim existem três coisas mais importantes na minha vida. Em primeiro lugar, minha família, o pilar de onde tudo começou. Em segundo, os meus estudos, porque sem eles não terei futuro. Em terceiro, o karatê, uma arte que amo e faço com orgulho e dedicação, e sobre os olhares do mestre”, afirma a jovem Elaine Barreto.
Como participar ?- A ação chamada também de “vaquinha pela internet” nada mais é que um patrocínio em pequenas cotas. Para participar da SalveSport, o autor precisa apenas publicar de maneira gratuita sua ideia e qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar com os projetos. Além da contribuição com valores pré-definidos, existe a opção de doação livre. Em todos os casos, a pessoa pode optar pela participação anônima, que pode fazer a ação via cartão de crédito, débito ou transferência bancária. Cada campanha dura 25 dias, podendo chegar a 40.
O valor arrecadado do projeto é repassado aos autores, somente se a quantia mínima solicitada for atingida. Se isso não acontecer até o fim da campanha no site, o dinheiro não será cobrado dos colaboradores, que podem fazer a ação via cartão de crédito ou débito.
Todas as colaborações e contrapartidas serão efetivadas somente se o projeto alcançar o valor mínimo requerido, ou seja, no caso de que a ideia seja salva. Em qualquer das situações, os autores detêm 100% dos direitos autorais de seus projetos.