Pagando o preço

Foto: Leandro Alves/Palmeiras

Um clube de futebol, pequeno, médio ou grande, precisa ter um bom comando, assim como qualquer empresa. E formar um trio, ou um triângulo, que deve falar a mesma língua, ter as mesmas aspirações, sonhar os mesmos sonhos, e capacidade para realizar. Esse triângulo era formado pela diretoria, o presidente e seus pares; a comissão técnica (o treinador e seus escolhidos) e os atletas, os artistas do espetáculo. Então, revendo, diretoria, comissão técnica, e jogadores. A torcida era a dona da festa, os coadjuvantes com seus cânticos de emoção, o tremular das bandeiras, que voltaram aos estádios, e os gritos de guerra, empurrando o time sempre pra frente, pra vitória.

Más…e tem sempre um más, as torcidas uniformizadas cresceram, se organizaram, passaram a ter liberdade e espaço, e também um certo poder de decisão, abertamente, ou sorrateiramente!
O triângulo virou um quadrado, e muitos desacertos aconteceram, em prejuizo do clube e do futebol.
Alguns dirigentes tentaram cortar as asas e as benesses das organizadas, uns conseguiram, outros não, e seguem meio reféns do quarto poder.
Mas o preço é alto, e as cobranças, exacerbadas…
A bola da vez é a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, acusada por parte da torcida, pela eliminação na Copa do Brasil e na Libertadores da América.
Mas a presidente não joga bola! Mas a presidente contrata!
Para os mais exaltados, os reforços foram poucos e fracos…e já comparam: enquanto o Flamengo trazia Vidal e Everton Cebolinha, o Verdão buscava Merentiel, Lopes e Tabata.
A bem da verdade, nenhum fez jus a um time de tantas conquistas em tão pouco tempo. Mas também é verdade que não saiu ninguém importante.  Então a causa é outra. Cansaço?
Mas o Athletico-PR e o Flamengo estão na final da Liberta, e deveriam estar cansados, jogaram quase tanto quanto o Palmeiras….
Nossa curiosidade natural nos leva a pesquisar em outros campos, e conversando com estudiosos do comportamento humano, alguém disse que são ciclos que se encerram para que outros surjam, que o desgaste é natural, e que ninguém pode ser exageradamente cobrado!
Mas os dirigentes de futebol do Brasil, repito, são amadores!  onde eles iriam treinar, fazer curos, e aprender como se dirige um clube de futebol? No próprio clube…e o dirigente de plantão vai permitir?  Permita-me rir…ahahahah!
Mas culpar a Leila pela queda de rendimento do futebol do Palmeiras, é uma covardia!
Resta ao Palmeiras juntar os cacos das eliminações, buscar seus próprios motivos, fazer uma catarse em grupo, exorcisar os fantasmas, e usar a vantagem na tabela pra ganhar o Brasileirão!
O Palmeiras é o único time que depende só dele pra ganhar o Brasileiro!
E salvar o ano com chave de ouro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *