Sonho de mudança

Através da janela, vendo aquela criança de mãos dadas com a mãe, ou quem sabe acompanhante, pequenos passos confiantes no caminhar, mochila nas costas carregada de concretude escolar, cabecinha ereta plena de sonhos, fico pensando quão difícil está sendo nos dias de hoje associar o pesado real com a leveza dos sonhos de uma vida benéfica como o daquela criança que na escola, com seus companheiros, vai continuar unindo mãos para pôr em prática os sonhos sonhados. Quanta coisa a inventar e construir!

A criança é confiante! Não sabe que ao seu redor, no mundo, os humanos se digladiam para fazer valer a “sua verdade”, forjando uma sociedade desagregada, corroída, inundada de ideias separatistas, dissonantes, bem divergente daquele mundo em que ela vive com seus colegas, de mãos unidas, como as que tem com sua mãe, capazes de no seu montar, empilhar, desmontar, desenhar, colorir, chegarem mais próximos do devir arquitetado. A certeza delas é que juntas irão descobrir!

Fico me perguntando: a impossibilidade de unir forças na busca de caminhos para uma melhor forma de edificação – tão comum para as crianças e tão ausente atualmente neste período nebuloso de entrada do ano 2022 – será esse o legado que passaremos para os futuros condutores da vida em sociedade: o impossível do melhor acontecer, do lutar sem conseguir alcançar a maioridade civilizatória?

Ainda há a esperança de mudança?

Quem sabe Sócrates possa nos ajudar:

O segredo da mudança é focar toda nossa energia não em lutar com o antigo, mas em construir o novo”.

Este texto é resultado de provocações que encaminhamos, algumas poucas vezes, à querida professora Ignês De Nardi, pedagoga por formação, incentivadora ao sonhar de muitas e muitas pessoas desde a mais tenra idade. Até no nome da instituição escolar que criou e que foi o primeiro espaço de aprendizagem deste professor, está presente o desafio e a busca pelas luzes intrigantes/provocantes do conhecimento. Pirilampo, que ilumina as mentes de nossas crianças e com elas sonham por um mundo melhor.

Daniel Carreira Filho e Ignês De Nardi

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *