Neymar dá show e chora em desabafo

Foto: Divulgação/Lucas Figueiredo

Quando ele quer, é impossível pará-lo. Neymar esteve magnífico na segunda partida do Brasil na Copa América e comandou outra vitória na competição. A “vítima” foi o esforçado Peru, que levou de 4 a 0, sem dó e nem piedade. Depois da partida, o10 da Canarinho desabafou, falando da pressão sofrida pelo grupo antes da competição. Com olhos cheios de lágrimas, repetiu que se sente honrado por vestir a camisa da seleção. Atitude comovente e inesperado do polêmico jogador.

Jogo pegado e difícil no primeiro tempo. Zaga e meio campo peruanos chegavam junto na marcação e impediam a saída de bola brasileira sem cessar. Seleção, por sua, estava desatenta, lenta e sem opções ofensivas. Gabriel Jesus e Cebolinha, bem marcados, não  conseguiram evoluir. Neymar e Gabigol eram obrigados a virem buscar a bola no grande círculo e também ficavam na saudades.

Na única escapada pela esquerda, logo aos 11 minutos, Neymar abriu para Cebolinha, que cruzou. Zaga desviou de leve e sobrou para Gabriel Jesus. Ele alçou no meio da grande área. Alex Sandro entrou na corrida e abriu o placar, 1 a 0. Gol saiu na base do drible e da arte características do futebol nacional, pegando adversário de surpresa.

O Peru, uma equipe bem armada pelo técnico Gareca (ex-Palmeiras), foi para cima sem medo de ser feliz. Tapia, de média distância, arriscou para Ederson encaixar. Yotún escapou pela esquerda e bateu. Militão estava esperto e impediu o chute. Brasil não desenvolveu o futebol esperado. Meio campo com Fernandinho e Everton estavam apagados demais.

Na etapa final, o técnico Tite tirou Cebolinha e Gabigol, aliás figuras inúteis. Colocou Richarlison e Everton Ribeiro. Seleção ficou mais rápida. Triangulação ofensiva e Danilo bateu forte. Pelota raspou o poste esquerd do estiloso Gallese.

Ai,então, brilhou Neymar. Camisa 10 arrancou e foi derrubado dentro da área por Tapia. Pênalti. VAR entrou em ação. Árbitro ficou em dúvida e foi checar no vídeo. Jogo parou mais de 5 minutos. Deu bola ao chão na sequência. Neymar teria provocado o contato. Lance polêmico.

Baixou o santo em Neymar. Ele recebeu açucarado de Danilo e chutou cruzado, longe de Gallese, 2 a 0. Gabriel Jesus foi substituído por Firmino. Camisa 10 com fome de bola. Desceu livre e tocou para Richarlison. Atacante bateu firme e Gallese salvou. Neymar de fora da área ameaçou. Brasil sobrou no gramado. E veio Renan Lodi e saiu Alex Sandro.

Valera, na cara do goleiro, se atrapalhou e mandou por cima. Horroroso! De falta, Neymar quase ampliou. Neymar, “endiabrado”, fez “fila” e sofreu falta. Ele próprio cobrou e a pelota raspou o poste direito. Emerson no lugar de Danilo. De novo o camisa 10 lançou Richarlison, que cruzou na medida para Everton Ribeiro, 3 a 0.

Cabia mais. Neymar deu para Firmino. O atacante finalizou. Goleiro rebateu. Na sobra, Richarlison chutou duas vezes antes de marcar, 4 a 0. Depois de mais uma belíssima apresentação, Neymar chorou de emoção e desabafou. “Jamais deixaria de ter a honra de vestir essa camisa”. É isso aí. Muita gente precisava ouvir essa verdade.

E tenho dito!