Começo angustiante e futuro duvidoso do Brasil…

Foto: Jewel SAMAD/AFP

A Seleção Brasileira travou na estreia da Copa de 2018 e empatou por 1 a 1 com a Suíça, neste domingo, na Rússia. Philippe Coutinho abriu o placar. Zuber fez falta em Miranda e deixou tudo igual. Árbitro mexicano também deixou de dar um pênalti em Gabriel Jesus. Na verdade, equipe se complicou em campo e deixou a desejar. Técnico Tite complicou-se nas substituições. Neymar sumiu no gramado. Esteve individualista demais. Começo angustiante e duvidoso.

É a velha história das equipes dirigidas pelo técnico Tite. A seleção brasileira fez 1 a 0 com Philippe Coutinho e recuou sem uma explicação convincente. Os suíços ficaram atordoados com o placar adverso logo de início. Mas o time Canarinho se preocupou em ficar com o domínio da bola do que “matar” o inimigo e definir a vantagem.

O gol de Coutinho saiu por méritos dele próprio. Pegou rebote da zaga na esquerda, cortou para o pé direito e mandou no ângulo. Caprichosa, pelota bateu no poste esquerdo e “morreu” nas redes do goleiro da terra do chocolate, do relógio e do “caixa dois” da Europa.

Paulinho antes de Coutinho poderia ter aberto o marcador. Goleiro, porém, consegui defender. Ex-corintiano pegou de tornozelo. Brasil, além de recuar demais, tocou de lado, cadenciou o ritmo e esperou pelo “vermelhinhos”, que ficaram lá atrás com medo de levarem uma lavada.

Mal começou a etapa final, Zuber subiu testou firme após cobrança de escanteio e empatou, 1 a 1. Brasileiros reclamaram de empurrão de Zuber em Miranda. Árbitro de vídeo poderia ser consultado e não foi. Um castigo para o medroso Tite.

Treinador canarinho trocou Casemiro por Fernandinho. Ou seja, seis por meia dúzia. Suíça cresceu. Marcou sob pressão e cortou espaços. Ação adversária desastabilizou a seleção. Renato Augusto substituiu Paulinho. Outra alteração sem objetividade. Afinal, Renato estava contundido e sem ritmo.

Coutinho perdeu lance concluindo mal. Estava visivelmente nervoso. Beque agarrou Gabriel Jesus na pequena area. Árbitro ignorou o pênalti. Finalmente sai Jesus e veio Firmino. Ex-palmeirense perdido entre os becões suíços. Afobado, Firmino desperdiçou. Neymar de cabeça idem. Firmino testou e goleiro pegou. Miranda, na sequência, chutou raspando poste esquerdo. Número 22 salvou em cima da linha batida de Renato Augusto.

Empate liga o sinal de alerta. Erros do árbitro e retranca atrapalharam o Brasil.

E assim caminha a mediocridade…

10 comentários

  1. Eu não vejo como angustiante, vejo como um jogo feito para se classificar, como diz o ditado”Jogar com o regulamento na mão “.

  2. Caro, Chico Lang
    A Seleção Brasileira está ao nível das outras seleções brasileiras de outras copas!
    Tite percebe pouco de TÁCTICA, e entende-se, pois, no seu currículo nunca treinou equipas de nível de exigência elevado, não vale treinar clubes brasileiros, nem Chings Chuangs da China, nem Hiroshimas Sports do Japão ou Alilais da Arábia Saudita, estou a falar de clubes de TOP da Europa, onde a responsabilidade é tremenda e aprende-se a jogar lá, pois lá está a nata do futebol mundial a nível de treinadores de futebol.
    A “táctica” do Tite é juntar os craques e passar a bola para eles decidirem…
    Esta “Táctica” dá para a América, pois joga-se assim na América e, mesmo assim o bicampeão da América é o Chile que não tem quase nenhum verdadeiro craque, mas tem técnico se calhar melhor do que os outros?
    Na Europa joga-se essencialmente na “TÁCTICA DO JOGO”, TENDO EM CONTA O ADVERSÁRIO e, complementa-se com a técnica dos jogadores quando existe.
    Por exemplo, Portugal só tem um craque, mas o seu treinador “ARMA” a sua equipa tecnicamente melhor que o Tite arma o seu Brasil.
    Meu sonho BRASIL X PORTUGAL será difícil de acontecer, pois Portugal não tem armas suficientes ao nível técnico para competir com as seleções que iram aparecer a partir das oitavas e o Brasil com a técnica do “oba-oba”, sob a batuta de Neymar vai ser muito difícil.
    A “técnica do oba-oba” baseia-se na inspiração dos craques e a “TÁCTICA” baseia-se no seu conjunto em prol do craque se houver.
    A Suíça não tem craques, mas lutou tacticamente, enquanto o Brasil repleto de craques baseou-se na inspiração deles e foi o que se viu, um lance de inspiração de Coutinho!
    Mas, como diz o poeta: “O sonho comanda a vida”
    Pode ser que dê!!
    O futebol brasileiro tem inúmeros problemas, como por exemplo deveria ser eliminado os campeonatos estaduais que preenchem em demasia o calendário futebolístico brasileiro e não faz sentido.
    Deveria haver só o campeonato brasileiro no mesmo período dos campeonatos na Europa, para não acontecer que jogadores e treinadores sejam vendidos durante a prova, isso desvirtua a verdade do campeonato.
    O Campeonato brasileiro deveria abrir-se a técnicos estrangeiros de nomeada, mas para isso deveriam dar boas condições para eles, tais como calendário organizado, boas condições de segurança e monetária e os próprios brasileiros não os verem como “os gringos”, ou os “gajos”, que vem para ganhar dinheiro, ou seja, deveriam ser humildes e aprender com os melhores, só os burros não aprendem!
    Menos jogos no calendário dos clubes implicaria mais receita, pois os torcedores teriam mais espaço entre os jogos em casa (de 15 em 15 dias) e assim os estádios teriam mais público, pois admite-se clássicos com 35 mil espectadores, isso é ridículo.
    Os treinadores teriam mais tempo para treinar as sua equipas a nível tático.
    Bem Haja

  3. a llorar a la iglesia ¡¡¡ el penal no fue y la supuesta falta en el area fue apenas un toque ¡¡¡ Una vez que no los ayudan ¡¡¡¡

  4. Estava na cara que o Neymar iria fazer pirilampos quis aparecer muito e só levou cacete, bola que é bom nada quem sabe o empate não foi bom pra baixar um pouco a máscara, Tite tem que rever algumas posições pq senão vai ficar no meio do caminho

  5. A FIFA como órgão que se diz idôneo deveria passar analisar o árbitro Mexicano travestido de azul celeste. Pois ao teimar em não querer ver o que todos no Estádio viram, demonstrou ser parcial e tendencioso a prejudicar um time como qualquer outro com direito ao árbitro de vídeo. Não se pode banalizar o futebol, sob pena :- “ façam as suas apostas, virando terra de ninguém”. O que acontece quando o árbitro no caso “Mexicano” de frente para jogada não quis ver. Será que ele é cego? Será que é tendencioso? Aquém procura dar uma mãozinha? Cadê os direitos iguais a todos participantes, quando se vê que a França foi beneficiada corretamente e outros. Aí o porque do árbitro de vídeo, se é bom para um é bom para todos ou não é bom pra ninguém. Será numa competição ser honesto é relativizar o seu sentido e alcance como se coloca passivamente a FIFA. Espera que essa interferência no resultado escandaloso, que tira o brilho da competição, parabéns FIFA, mesmo com o incansável aviso dos jogadores, pedindo aquele que detém o poder em campo desse ao menos uma espiadinha no telão, ao menos com o canto dos olhos, para não se constranger perante as testemunhas de mais de 40.000(quarenta mil) árbitros presentes no Estádio o que dizer FIFA então quanto ao seu estado de complacência perante todo o planeta. Lamentável um órgão que se diz sério, acredito que seja, vai na contramão daquilo que prega ser justo, com a criação do árbitro de vídeo, porém submete a frouxidão do rigor às regras em campo, a beneficiar um dos lados, onde algum interesse esta acima da nossa humilde compreensão. Parabéns FIFA!!!

  6. Um absurdo o Flávio Prado recebe algum pra defender o Neymar, ele falou que todo brasileiro é ladrão, não sou ladrão conheço muitos que não quer levar vantagens em nada agora o advogado do Ney vai chamar todo brasileiro de ladrão. Respeito.

Comentários fechados.