Renato Gaúcho chuta o balde da unanimidade burra…

Foto: Lucas uebel/GFBPA
Foto: Lucas uebel/GFBPA

O Grêmio sagrou-se campeão da Copa do Brasil diante do Atlético MG na última segunda-feira. No Placar agregado dos dois jogos, 4 a 2 para a gauchada. Título para lá de merecido. Mas a polêmica ficou por conta do técnico Renato, o pai da sensual Carol Portaluppi (entrou de bico outra vez para festejar a vitória). O bruto detonou os treinadores e o tal de “ano sabático” que alguns deles estão fazendo na Europa. Casos de Tite, Cuca, o agora comentarista Muricy Ramalho, Vagner Mancini, Dorival Junior e outros.

Para Renato, só estuda quem não sabe. Afinal, quando foi para o Grêmio estava desempregado dois anos. Levava uma vida desligada, na base de sol, praia, futevôlei, cerveja, caipirinha e namoradas no Rio de Janeiro. Só na curtição. Criticado, o ex-camisa 7 calou a boca do vários coleguinhas do Sul e mesmo de todo Brasil. Com razão, diga-se. Muita gente quer ser dona da verdade e reforça o óbvio ululante, como diria o eterno Nelson Rodrigues.

O silogismo, no caso, seria simples assim:

Futebol é resultado, funciona na prática.

Nem todo campeão gosta de estudar, ficar na teoria.

Logo, futebol é mais prática do que teoria e Renato Gaúcho está corretíssimo.

Como diria o personagem Quincas Borba, de Machado de Assis, “ao perdedor a compaixão. Ao vencedor, as batatas”.

Quem aposta em “ano sabático” é Zé Mané e quem fica na praia é bam-bam-bam (abraço ao Márcio Bernardes, da Rádio Transamérica)?

Mais ou menos. Renato é um cara realizado, seguro, de bem com a vida e apaixonado pelo Grêmio. Chegou de mansinho, na humildade, com cara de irmão e não de pai. Ganhou o vestiário e o título. Uma cena chamou a atenção antes do final da partida. Ele e o veterano Douglas, ambos com a mão na boca, falando bobagem e rindo para valer. De lá, saíram para farra. Relação de amigo. Ali não tem individualismo. Prevaleceu o coletivo e a liberdade, dentro e fora de campo. Ou seja, Renato é um tremendo parça.

Ao contrário de Tite, por exemplo. Esse faz o tipo culto, religioso, carismático, familiar, abstêmio e paizão. Também é respeitado. Disciplinador e detalhista. Estudar, aliás, é sempre bom. O saber não ocupa lugar, como repetia minha avó Amélia. No futebol, porém, prevalece o imponderável. É o único esporte inventado pela humanidade onde o mais fraco ganha do mais forte. Ou seja, vale mais a malícia, a perspicácia, a criatividade e a inspiração do que o planejamento obtuso e matemático.

Claro: padrão de jogo é fundamental, mas o técnico não precisa ser xiita, ué! Renato nada deve para ninguém. Nem mesmo Tite, também campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio. Estilos diferentes, cabíveis, possíveis dentro do panorama da bola nacional. Eu prefiro o jeitão do Renato. Nunca gostei muito de marchar, adoro praia e vida boa. Nada melhor do que ler um bom livro de frente para o mar ou à beira da piscina. De preferência, bem acompanhado, ao lado da mulher amada.

Ser unanimidade nem sempre é algo positivo. E na maioria das vezes, beira a burrice mesmo, como disse para sempre Nelson Rodrigues.

E tenho dito!

8 comentários

  1. O LIRISMO E O COMECO DA DERROTA.O RENATO E O MESMO QUE FALOU “PRAZER,AQUI E FLUMINENSE E PERDEU A LIBERTADORES DA LDU NO MARACANA.E O MESMO QUE SAIU ESCORRACADO DE VARIOS TIMES,INCLUINDO O SEU AMADO GREMIO.ASSI COMO ELE ESTA NACRISTA DA ONDA HOJE,AMANHA QUANDO PERDER,SERA ESCORRACADO DE NOVO,SE NAO SE INFORMAR.ATE O TITE SABE DESTE DETALHE.

  2. Chico só do Pernambuco gosto muito dos seus comentários e nosso Corinthians como ficar para 2017 to preocupado desse jeito vai briga para não cai no próximo ano um abraço.

  3. Nunca vi tanta leviandade num comentário. A demonstração de que está enganado é o estado do Futebol Brasileiro. Hoje não existe nenhum técnico com reputação e fazem muito bem tirar um ano sabático, para se graduar. Conhecimento adquire-se a vida toda e não é por ganhar-mos uma vez, que vamos passar o nosso tempo todo nas praia ou na piscina com a mulher amada. Renato ganhou esta, será que vai ganhar alguma mais? Guardiola, Mourinho, Ancelotti, Simeone, dedicam-se todo o ano ao desporto e apresentam, resultados todos os anos. O Grémio ficou bem mais perto de descer do que ser campeão. Com essa mentalidade, quando é que o Brasil voltará a ser Campeão? Vê se logo que nunca jogou apostas online, é bem mais difícil apostar nos outros esportes, porque ai sim os mais fracos ganham normalmente aos mais fortes, necessitando simplesmente de ser mais eficazes. Uma coisa nós concordámos ” ser unanime nem sempre é algo positivo” amei a frase. E tenho dito!

  4. O RENATO TEM É QUE AGRADECER AO ROGER PELO LEGADO QUE ELE DEIXOU NO GRÊMIO, CHEGAR COMO TÉCNICO QUANDO O TIME JÁ ESTÁ CLASSIFICADO PRA FINAL É FÁCIL, QUERIA VER SE TIVESSE QUE CLASSIFICAR DESDE A PRIMEIRA RODADA… HUMILDADE E ESTUDO NUNCA SÃO DEMAIS NA VIDA DE UM PROFISSIONAL.

  5. Chico Lang

    Não me admira nada você gostar do Renato Gaúcho como treinador pois ele é seu espelho falastrão, arrogante, acha-se o dono da verdade (tenho dito) mas não passa de um borra botas com sorte. Saudações palmeirenses.

  6. Belo Texto Chicão … Não é porque não tenha feito um curso agora, que o Renato Gaucho desaprendeu todo conhecimento de uma vida vitoriosa. Abração.

  7. Sou seu fão Chico, mas esse seu cometário, foi ridículo.
    Poque foi campeão da Copa Brasil, se tornou conhecedor de esquema?
    E que foi campeão da copa Brasil, pelo Santo André, pelo Paulista de Jundiaí, o que é então?
    As vezes na vida você da sorte mesmo. Mas não é sempre.

  8. Ter jogadores com folhas de pagamento de mais de 100 milhões de euros é muito mais fácil, é só pedir, quero esse ou quero aquele. Saiu o ex tevnoco do Barcelona que era cantado em prosa e verso pela emprensa esportiva brasileira, entrou o Luis Henrique e o Barcelona com o melhor ataquedo mundo continuou ganhando, no Real Madrid entrou o zidadni que nem técnico é e fom um timaço nas mãos é sodistribuir as camisas que o time sabe o que fazer em campo.Por que nas categorias de base os times europeus não se destacam tanto? Não é la7que se forma os melhores técnicos?

Comentários fechados.