A noite que o Maracanã virou Carandiru…

Mais de 3 mil torcedores foram obrigados a tirar a camisa e ficar ao relento no estádio carioca.
Mais de 3 mil torcedores foram obrigados a tirar a camisa e ficar ao relento no estádio carioca.

A Casa de Detenção, o famoso Carandiru, foi desativado pelo governado Geraldo Alckmin em 2002. Era um lugar de sofrimento, dor, uma espécie de Universidade do Crime. Hoje, no lugar, está o Parque da Juventude. Os fantasmas, porém, daquele sistema penal continuam vivos e ativos na Cultura policial. Principalmente no Rio de Janeiro, uma das cidades mais violentas do mundo, onde a corrupção generalizada obrigou o prefeito Eduardo Paes (PMDB) decretar falência pouco antes da Olimpíada.

A maioria dos policiais cariocas não são lá flor que se cheire. As milícias existem e quase todos participam delas. É o famoso “bico”, para completar os ganhos mensais da farda (uma miséria por sinal). No entanto, nada justifica o distrato, o abuso e a estupidez para com os torcedores uniformizados do Corinthians. Policiais obrigaram todos a tirarem as camisas (até mulheres), prenderam trinta e dispensaram os outros (por volta de 3 mil pessoas) de cinco em cinco minutos, cinco pessoas por vez, prática comum no Carandiru, para apreender armas brancas ou drogas.

Tudo porque o espaço destinado às organizadas paulistas foi reduzido; revoltados, alguns tiraram as lonas sobre as cadeiras e partiram para cima de quem os detivesse. Dois guardas apanharam como cachorros. Veio o reforço e, com ele, o troco violento e cruel. Ou seja, o Todo pagou pela Parte. Humilhação geral e punição para quem se envolveu no tumulto. Medida disciplinar primitiva demais, arcaica e nada exemplar. Só gerou mais ódio. E com certeza, terá uma próxima vez. O correto seria prender os culpados, no caso os agressores, e dispensar o restante. Houve sim abuso de poder.

Não foi a primeira vez. Vasco e Corinthians, da década de 1990, o então presidente do Vasco mandou a Polícia Militar parar os ônibus da Gaviões da Fiel. Intimou todos a virarem calças, camisetas ou agasalhos do avesso. Eurico não queria ver o símbolo do Timão em São Januário. Na mesma década, partida em General Severiano, diante do Botafogo, puseram fogo nos ônibus das organizadas alvinegras. Prejuízo altíssimo e polícia local lavou as mãos.

Que a Fiel aprenda a lição: o Rio, infelizmente, transformou-se em terra de ninguém. É bom ficar esperto nos próximos jogos por lá, dentro e fora do gramado.

E assim caminham a injustiça, a violência e a mediocridade…

16 comentários

  1. Este comentário e outras matérias que mostram acontecimentos vergonhosos no Maracanã neste domingo 23/10/2016 precisam ser enviadas à CBF, ao TJD, bem como em especial à FIFA, uma vez que o Corinthians, seus jogadores e sua torcida, têm sido prejudicados constantemente pelas arbitragens e pela violência policial. Árbitros da CBF fizeram com que o clube perdesse ao mesno 9 pontos neste Campeonato Brasileiro e isso contraria a International Board, as regras do futebol, os direitos esportivos e de cidadania. Abraço aí e paz, caro Chico Landi.

  2. Urgente enviar esta e outras matérias que mostram erros constantes de arbitragens contra o Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2016, para a Ouvidoria do clube. Árbitros da CBF, presidida pelo conselheiro do Palmeiras (líder do campeonato…) acusado de falcatruas como dirigente esportivo em processo da FIFA, isso explica a situação vergonhosa? O Corinthians por erros de árbitros perdeu ao menos 9 pontos neste Brasileirão (está em 6º lugar, poderia estar em 4º…). Claro que o Corinthians também errou e teve más performances mas a série de más arbitragens foram decisivas demais. Precisa urgente ser feita uma apelação à FIFA porque a CBF está contrariando a International Board e as regras esportivas a dano de um clube, o que faz com que sua torcida seja também estigmatizada, marginalizada. Isso é antiesportivo e se trata de um crime de cidadania, além de ferir as normas do futebol. Uma vergonha. Antônio de Pádua Silva Padinha, repórter, ecologista, editor do blog de cidadania folhaverdenews.com

  3. Então, que esses corintianos se comportem nos estádios de futebol, certo sr. Chico. Faz tempo que esses ruaceiros estão aprontando.

  4. Tá explicado a violência em nosso país. Estes torcedores que agrediram a policia deveriam ficar presos por alguns anos e não serem defendidos por candidatos a vereador e pelo Presidente e Diretores de seu time.
    É por isto que este pais vive um clima de violência sem fim Enquanto tiverem defensores de bandidos, nunca teremos paz.,

    1. Por sinal candidato vitalício,se metade dos arruaceiros votassem nele,deixaria de ser candidato vitalício para ser vereador,deputado defensor dos (disfarçados)de torcedores.

  5. A questão Chico,. é que no nosso Brasil,,.não existe lei adequada para alguns de nossos costumes e defeitos,,.ou os mais graves,,.como por ex: crime do colarinho branco e latrocíneo, e enquanto não tiver isso,,.ou seja,,. lei muito dura pra isso,,.. vamos penar.

  6. A verdade que esse país é uma vergonha Mais uma vez só um paga mostra torcedores do framengo tendando agredir torcedores do corinthians mas isso não mostra la fora do estadio tambem não aconteceu nada a lei é feita só pra alguns

  7. Por isso que o Brasil é essa droga.
    Tem Corintiano demais
    E eles se defendem mesmo quando cometem as maiores atrocidades.
    As cenas que vimos no jogo do Flamengo são dantescas 5 ou 6
    covardes batendo em um policial.
    O que vcs queriam que fizessem?
    mandassem todos embora e depois veriam pelos videos?
    Ou já esqueceram do garoto boliviano que morreu?
    Tenham a santa paciencia.
    Passou da hora da justiça agir…
    .Acho que qualquer torcedor que faça isso tem que ser punido sim.
    Seja do time que for.

  8. Ontem deram um penalt para o fluminenC escandaloso, a falta ocorreu uns 2 metros fora da área do Vitória. Esses “errinhos” tem decidido quem vai cair ou quem vai para o grupo dos 6 para a Libertadores, esse campeonato já está manchado?

Comentários fechados.