
Um grande empresário amigo meu (não gosta de aparecer por isso vou omitir o nome) sempre alerta: “Não podemos dar um tiro no pé; bombardear o nosso próprio forte”. Ou seja, não basta cumprir a Lei para fazer justiça. A tal da “Deusa Cega” também é uma questão de gestão. Vejam, por exemplo, o caso de Dudu, do Palmeiras. O garoto pegou 180 dias de punição (seis meses) por ter “agredido” o árbitro Guilherme Ceretta de Lima na final contra o Santos, na Vila Belmiro. Sem dúvida, sentença exagerada.
O rapaz tem apenas 23 anos. Perdeu a cabeça é verdade. Agiu no calor da emoção. Mesmo porque, se parasse para pensar, só o tamanho de Ceretta já o intimidaria (juiz é forte, grandão e briga bem, segundo meu amigo Oscar Roberto Godoy). Depois, Dudu havia perdido um pênalti na partida anterior (1 a 0 para o Palmeiras no Allianz Parque) e ficou visivelmente afetado por isso. Além do mais, e esse é um aspecto importante, o garoto é uma das gratas revelações do combalido futebol brasileiro e ficar afastado de jogos oficiais por tanto tempo seria punir um talento.
Como diria o filósofo grego Aristóteles, “o equilíbrio está no meio”. O bom senso manda essa tal pena cair para, no máximo, um mês ou cinco jogos, além de serviços comunitários em escolinhas de futebol (uma boa ideia, por que não?). Dudu aprenderia a controlar o gênio explosivo numa boa. Entenderia sem traumas o tamanho da besteira que fez e, com certeza, nunca mais a repetiria. Se fosse o caso, promover um encontro dele com o Ceretta onde seriam pedidas desculpas públicas.
Ou seja, um corretivo no rapaz estaria bem demais. Uma “enquadrada”. O Palmeiras, um clube investidor e bem administrado nos últimos tempos, também seria beneficiado pela boa gestão e não pagaria caro vendo um alto investimento “bloqueado” pela Justiça da Bola.
Futebol, minha gente, não é guerra. Dudu não cometeu nenhum “crime hediondo”. Nessa idade, até craques renomados como Pelé, Rivellino, Renato Gaúcho, Enéas, Dênner fizeram bobagens parecidas em épocas passadas. No futebol, a bola não deve punir e sim corrigir.
Liberdade para Dudu, já!
E tenho dito!
Bacana quando o jornalista e principalmente o homem deixa os escudos e as camisas de lado e defendem o bom senso.
Punição sem noção…
Não concordo, como vc mesmo disse, ele é um jogador profissional, tem que saber quais são os limites. Entrou no jogo, tem que saber das regras. A expulsão foi justa e a pena branda. Tribunal não é para corrigir e sim punir. Corrigir, tem que procurar ajuda profissional.
Gostei da sua argumentação, Chico Lang.Sou palmeirense,moro em Pilão Arcado, sertão da Bahia.A sua argumentação se encontra muito embasada,com muita propriedade.Um grande abraço! e volta Carlito Tevez!!!
SR. CHICO, NÃO GOSTO DE TÍ NEM UM POUQUINHO MAS, FELIZ COMENTÁRIO. ALEM DO MAIS, O QUE ELE FEZ A MAIS QUE O PETRUS E O SHEIK NÃO É? SE ELE PEGOU SEIS MESES, OS DOIS CITADOS DEVERIAM TER PEGO 720 DIAS NO MÍNIMO POIS, NO CASO DELES, FOI AGRESSÃO ESCANCARADA. MAS, COMO TODOS OS MEMBROS DESSE TRIBUNALZINHO SÃO CÚ-RINTHI-ANUS, A CORDA VAI QUEBRAR NOVAMENTE DO LADO MAIS FRACO, POIS NÃO TEMOS REPRESENTATIVIDADE DENTRO DA FEDERAÇÃO.
MAS, DE QUALQUER FORMA, PARABENS PELA REPORTAGEM.
Mais isso seria a abertura de portas para que amanha outros atletas fazem o que o Dudu fez, sabendo que será apenas uma punição branda…Penso que ja deve cortar o mal pela raiz já, lembra o caso do Petros , será que isso não passou na cabeça do Dudu na hora, sabendo que a punição seria no maximo 3 partidas.Qual jogador não tem vontade de bater em um juiz de futebol.
Meu caro Chico, não concordo, em hipótese alguma com o seu liberdade para Dudu. O caro agrediu ou trombou, como queiram, xingou, desacatou, afrontou e se quer dar liberdade a ele,. Não! Também acho que 180 dias é demais e é jogo de cena. Já, já vão reduzir a pena para 3 a 4 jogos. Agora, se reincidir amigo, ferro nele!
DE PLENO ACORDO , COM SUA OPINIÃO , CARÍSSIMO SR. CHICO LANG , CLARO QUE TUDO TEM QUE SER FEITO EM PROL DO ESPETACULO , SEM VIOLENCIA , MAS ANALISANDO FRIAMENTE , TUDO COMEÇOU COM A ARBITRAGEM ERRANDO TOTALMENTE NO CASO DO ATLETA DUDU , SEM CONTAR O QUE A MAIORIA DESSES JUIZES TEM COMETIDO ERROS PRIMARIOS , PREJUDICANDO VARIAS EQUIPES , E APENAS COMO LEMBRETE , NA MINHA OPINIÃO O TAL DE CERETA , PREJUDICOU O PALMEIRAS PARA DESCONTAR AS OFENSAS QUE O JOGADOR VALDIVIA FEZ A ELE E TODA ARBITRAGEM NO JOGO ANTERIOR , SUJEITO MAL INTENCIONADO , ABRAÇO SR CHICO
Boa Chico, até que enfim vc falou algo de positivo do Verdão..! Creio que a pena é muito exagerada…Aplique uma multa para o jogador e mais 3 jogos.
Porque o cara joga bola pode agredir e tudo bem joga bem é um talento então passe as mão na cabeça e tudo bem
Passou da hora de fazermos as coisas certa ou no futebol ou vida real ,temos que dar exemplo um jogador que ganha muito tem que saber ao mesmo respeitar o proximo
É claro deixa o garoto, afinal os jogadores adversários ficam tontos e embebecido quando enfrentam o SANTOS, não é??? Veja o caso do Petros e agora o Dudu, eles não aguentam pedaladas, lençóis, drible da vaca igual ao que o Geovanio deu no Halfe e acabam fazendo o que fez. Ó conselho para o STJD, no próximo jogo em que esses times enfrentar o SANTOS, nem precisa ter julgamento. Blz, ou melhor nem precisa expulsar, afinal quem foi mais prejudicado nessa expulsão do Dudu foi o SANTOS, não é não.
Tenho Ditooooooo
RESPEITO A SUA OPINIAO,MAS TO COM O CELSO, E AINDA ACHO QUE FOI POUCO.
EU TRABALHO 220 H POR MES, SE EU DESE UM ENPURRAO DESE NO MEU ENCARREGADO,EU SERIA MANDADO ENBORA E AINDA IA RESPONDER NA JUSTIÇA, SERA QUE ELE E DIFERNTE DE MIN SO POR QUE ELE E FAMOSO,ENQUANTO SE PASSAR A MAO NA CABEÇA ELES VAO CONTINUAR FAZENDO O Q QUER
Garoto com 23 anos ? Mal elemento isso sim,devia é ser suspenso por mais tempo e sem volta,safado !
Chico nunca te respeitei por sua falta de coerencia mas sempre me interessei por seus comentarios por sua originalidade. Mas hoje mandastes bem, com coerencia & originalidade. Estou de acordo contigo em relacao a como deveria ser tratado o caso Dudu. Mantenha a linha!
Entendo a fala do senhor, porem nao podemos esquecer/ e ou ignorar que todo e qualquer jogador de futebol sabe de muito bem que, o arbitro ‘e INTOCAVEL, ou seja, A REGRA ‘E CLARA. Se recorrerem, e o Dudu for absolvido, temo pela sorte dos arbitros daqui pra frente, porque nao muito distante do presente, veremos cenas que sao infelizmente normais e corriqueiras em campeonatos de varzea, onde alguns arbitros sao espancados, as vezes linchados, salvo quando o “homem de preto”, ‘e alguem influente na comunidade, para nao dizer, ” do movimento”. Nada contra o Dudu, porem errou, deve pagar por esse erro.
O cara ganha muito bem. Se não se consegue controlar, problema dele. Punição exemplar sim. Chega de passar a mão na cabeça de babacas!
Parabens Chico Lang pelo comentario sereno, lucido, imparcial e honesto.
Permita-me discordar do seu ponto de vista e reiterar a opinião de que a punição foi justa e para casos como o de Dudu não há defesa, até porque as imagens da TV são claras no que tange à reação desequilibrada do rapaz ao ser expulso de campo. Ademais, ele repetiu, durante o tempo em que esteve em campo, as más atuações nos jogos anteriores, prova evidente de um investimento equivocado de três milhões de euros pela metade dos direitos econômicos de um “craque de mentira” que o Grêmio desprezou na hora da renovação, e que o São Paulo e o “seu” Corinthians, pretendentes ao passe, se livraram de um “abacaxí” que o Paulo Nobre comprou de bom grado e se deu mal.
Dudu deveria dar graças a Deus de ter pego seis meses e ficar quietinho, na sua, porque nos antigamente da lei, a pena poderia ser até de dois anos, como o foi a suspensão aplicada ao ex-goleiro do Bragantino, Floriano, por uma discussão com o árbitro do jogo do campeonato de acesso à antiga divisão especial, em que o seu time perdeu para o São Bento por 2 a 1, ao xingá-lo de ladrão.
Chico francamente você esta querendo fazer média com a torcida do Palmeira, vê o retrospecto desse atleta, em todos os jogos ele sempre esta irritado, reclama de tudo e de todos, esta certo bota na geladeira e ai vai aprender a se comportar, não vem comparar com atletas do passado que até pra isso ele tem que crescer e muito. e tenho dito.
CHICO…………..Nosso Comandante…………………..
Tem umas coisas que não consigo entender no TIMÃO…………….
SHEIKI………Parece estão pensando em renovar com ele, para com isso o cara joga bem quando lhe convem, não tem uma regularidade e SEMPRE deixa o timão na mão com suas expulsões. Claro que não podemos deixar de ser grato pelo seus feitos no timão, mais o timão precisa mudar…………….
E O CÁSSIO; Não consigo entender que tem um treinador só para ele, e até hoje ele com 2 metros não sabe sair do gol, perde de cabeça para os atacantes e me dá arrepio quando ele faz aquela pose para dar balões na bola e podem conferir não acerta um, onde esta o seu treinador que não corrige estas falhas do cara.
FABIO SANTOS: Não ganha uma de cabeça, não esta aguentando mais marcar os adversários, leva várias bolas nas costas todo jogo e ainda por cima tem deixado o timão na mão com suas expulsões então nada de renovar com ele, efetivem o WENDEL e o nosso muito obrigado pelo seus feitos para o timão.
RENATO AUGUSTO: desde que chegou no timão nunca conseguiu ter uma sequencia de jogos SEMPRE com problemas de contusão, e se consegue jogar um jogo inteiro tem que descansar dois pois não aguenta jogar dois jogos seguidos.
FAGNER: O home que ganhou a placa no timão AVENIDA FAGNER eu não consigo acreditar que o EDILSON seja mais ruim do que ele ACORDA TITE.
EDU DRACENA: TITE ACORDA você pode ter a melhor dupla de zaga do brasil com ele ao lado do GIL não sei o que você esta esperando, vai teimar com o FELIPE até ele falhar de novo ACORDA TITE…………….
TITE ACORDA mudanças já……………….Nada de passar a mão nas suas jibóais pois se continuar assim você ser queimado junto…………
POR FAVOR nada de dizer que BRASILEIRÃO é obrigação, nada disso é apenas DEVER em respeito e dignidade ao TIMÃO…………….
TITE ACORDA…………………
E tenho dito………………………
Coitadinho, é uma criança, agiu no calor da emoção estava abalado porque perdeu um penalty no jogo anterior. Ora, vamos deixar de jurumelas, o cara é mau carater, já aprontou até na vida privada, se ele não sabe controlar as emoções, que se consulte com um analista. A Lei tem que ser cumprida senão vira bagunça. O Petros e o Guerrero também agrediram os arbitros e não foram punidos então o futebol paulista está virando o que? todo pereba se acha no direito de agredir arbitro. Daqui a pouco a FIFA entra no circuito, e enquadra todo mundo aí quero ver os caras reclamarem.
O problema é que as leis tem que ser cumpridas….vcs esquecem das leis, assim como
esqueceram em fins de 2013 no caso da Lusa…. e vai por ai afora.
E ainda querem moralidade….. Alemanha 7 x 1 Brasil
Parabéns, Chico Lang pelos comentários. Bastante sensato, e sem clubismo.
Tudo dentro da normalidade, como sempre, você só fala e só escreve m3rda!