Entre protestos e gols, Brasil fica em 1º e vai para semifinal

Djalma Vassão/Gazeta Press
Djalma Vassão/Gazeta Press

A seleção brasileira venceu o terceiro jogo seguido e classificou-se para a semifinal da Copa das Confederações. Desta vez, a “vítima” foi a Itália e o placar até um tanto exagerado: 4 a 2. Os gols foram de Dante, Neymar e Fred (2), que desencantou finalmente. Outra vez, aconteceram manifestações em Salvador e também em Belo Horizonte.

Os pontos negativos dentro de campo foram os erros de marcação da zaga nacional, mas pior ainda falhas da arbitragem. No gol de Dante, por exemplo, havia impedimento claríssimo; no de Fred, também. No segundo da Itália, juizão apitou pênalti antes de o jogador da Azurra tocar para as redes de Júlio César.

Fora do estádio, manifestações aconteceram e foram reprimidas pela polícia. Pior mesmo foram os protestos em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde cerca de 100 mil pessoas queriam se aproximar do Mineirão. Aconteceram confrontos e depredações. E o México venceu o Japão por 2 a 1. As duas seleções apenas cumpriram tabela. Foram desclassificadas da competição. Agora, Brasil e Itália esperam a definição dos próximos adversários nas semifinais: Espanha, Uruguai ou Nigéria.

Boa sorte, Paulinho para sempre Corinthians

O gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, praticamente confirmou a negociação do volante Paulinho com o futebol inglês (Tottenham). Fico triste e feliz ao mesmo tempo. Será difícil o Corinthians encontrar um volante com a qualidade dele. Por outro lado, Paulinho é um exemplo de cidadão, ótimo pai de família. Saiu da Favela da Funerária, no Parque Novo Mundo, para conquistar o planeta. Vá com Deus e obrigado por tudo: o Mundial, a Libertadores, o Brasileirão e o Paulistão.

E tenho dito!