Antigamente para ver bom futebol era só pegar um busão

É muito estranho para minha geração ficar batendo palma a toda hora para Messi, Iniesta, Davi Villa e esses gringos todos do Barcelona, tetracampeão da Europa. Cresci pulando os muros do Pacaembu e invadindo o Palestra Itália pela rua de trás da Turiassú só para ver Pelé, Coutinho, Dorval e Pepe; Ademir Da Guia, Dudu, César, Leão e outros. O Pacaembu já era a Casa do Timão, com Dino Sani, Rivellino, Tales, Tião, Flávio Minuano e outras feras.

Vi a estreia de Garrincha no Corinthians, numa noite perdida do Século 20, no estádio Paulo Machado de Carvalho. O futebol mudou para pior daquela época para cá. Tudo de bom deixou o País e foi para Europa. Os intelectuais ainda voltaram quando acabou a ditadura militar. Aí, então, com o Brasil quebrado, clubes começaram a vender craques para fazer caixa.

Uma pena que meus filhos e meu netinho que está vindo aí só irão ver aquela época de ouro pela internet ou em especiais de futebol das TVs fechadas. Nas abertas nem pensar. E fico pensando: se o Messi é tudo isso, o Rivellino era o que então? E o Ademir Da Guia? ETs da bola com certeza.

Não é saudosismo, não. Apenas aprendi a amar o futebol na melhor da essência esportiva. Um momento iluminado. Era só pegar um busão, descer na Turiassú ou na Amaral Gurgel e ir a pé ver Pelé, Riva, Da Guia, Gérson ou Garrincha. Hoje, tenho de pagar para ver pela TV. Mas o HD não compensa. Ao vivo era bem melhor.

E tenho dito!

28 comentários

  1. CHICO O RIVELLINO SENTAVA NO BANCO DO BARCELONA, E OLHE LÁ O CARA NÃO SABIA NEM PARAR UMA BOLA COM A PERNA DIREITA, DE CABEÇA ENTÃO UMA LASTIMA, FICOU 20ANOS NO TIMÃO NÃO GANHOU NEM PAR OU IMPAR ACORDA LEÃO LOBO LANG.

  2. ÚNICO MANÉ A FALAR QUE O MANCHESTER IRIA GANHAR FOI VOCÊ, A MARIA LIDIA CABO ELEITORAL DO PT JÁ FOI O PROXIMO SERÁ VOCÊ. CALA BOCA CHICO.

  3. Sim, a época sua e de meus pais foram de jogadores brilhantes, mas foi a época. Quem não sabe quem é Garrincha? Quem nunca ouviu falar de Rivellino, o reizinho do parque? E Pelé, o que dizer do rei do futebol?
    Mas sim, nossa geração, a geração da internet e televisão, poderá dizer que viu grandes ídolos como Ronaldo Fenômeno, maior artilheiro das copas ou Leonel Messi um gênio argentino de 23 anos que encanta todos que o assiste. Sim, vimos o Ronaldinho Gaúcho e seus dribles “desconcertantes”, Cristiano Ronaldo e sua ousadia, Zidane e toda a categoria de um maestro, Taffarel sendo herói em 94, Romário e todo o seu oportunismo.
    Temos muita história pra contarmos para nossos filho e netos, inclusive seus filhos e netos Chico terão muito para contar para os filhos deles.
    Abraço Chico, sou seu fã, segue nosso twitter @Meu_Corinthians

  4. Infelizmente não só o futebol, mas a educação (respeito) tambem se foi.

    É por isso que eu falo, felizes são os que andam com of filho de Deus, o Senhor Jesus. Estes são os que querem mudança de verdade; o resto continua indo de mal a pior.

    Para isso, basta ver o ódio, a linguagem obscena que sai dos corações cheios de trevas. Se houvesse a verdadeira paz, jamais iriam xingar o outro ser humano, e jamais concordariam com a iniquidade.

    É, o fim está proximo. Jesus esta voltando.

  5. Sr. Lang,
    O que vc expressa é a constatação de nossa decadência, gerado por anos de total imoralidade politica, baixo nível educacional, isso foi contaminando e depreciando tudo, no segmento do Futebol, onde éramos, eu disse éramos os melhores, estamos descendo à ladeira.
    Tinhamos o Santos de Pelé, o Botafogo de Garrincha, o Palmeiras de Ademir, o Cruzeiro de Tostão, o Internacional de Figueroa, o São Paulo de Telê Santana, agora, temos apenas farinhas de mesmo saco, com algumas raras exceções, talvez o Santos dos menimos da Vila, SÓMENTE.
    Me perdoe se posso estar sendo injusto, entretanto, parte da mídia esportiva do País, tem grande culpa no cartório, sustenta isso, anda de mãos dadas com os cartolas e politicos, fazem loas em troca de algum jabá, isso é que ajuda nossa decadência ir aumentando.
    Veja o seu caso de heróico torcedor do Corinthians, um Time com uma grande torcida e com um péssimo restropecto, sem um Estádio, sem um título Internacional, com um elenco apenas mediano, fora dos padrões da grandeza e das raizes que bem merece.
    É hora de fazermos uma revolução, em todos os sentidos, senão o seu netinho irá crescer torcendo pelo BARÇA ou REAL MADRID, irá fazer o coração do avô Corinthiano sangrar.
    Abraços
    Carlos Nascimento.

  6. Chico, vc me desculpe…..Acompanhei todos esses ai que vc cita. à excessão de Pelé o Mané, o Messi é disparado melhor que todos.
    Eram craques, mas esse baixinho é genio de primeira grandeza.

  7. Chico, esse espanhois nem jogam tanta bola assim. Futebol burocrático que depende do Messi que é argentino. Nao tem vibração, nem a pegada do Brasil e Argentina. Pra mim, semos craques sulamericanos, só ia sobrar é marketing. O que ta matando o futebol brasileiro é a tal lei pelé. Hj o clube investe no jogandor e quem lucra é o empresario. Isso acabou com o futebol do inteiror e destruiu a paixão pelo clube. Uma pena….

  8. Messi não dá no chinelo do Riva, Ademir da Guia ( O Divino), Garrincha é covardia. Esse tal de Barcelona vao apanhar do Santos.

  9. Chico Bigodinho de Rufiao Mexicano Idoso – o Rivelino era ótimo para fugir para o vestiário acovardamente de jogador uruguaio!
    Idolo do Corinthians, melhor Curintia! Quantas vezes foi campeão por esse timeco de 100 anos que nem estádio tem, e fica esmolando para o molusco bebado dar?

  10. Voce tem que dar graças a Deus pelo Barça ter cancelado o jogo com o seu timéco, seria um vexame a nível mundial. E o culpado??? claro, seria o goleiro por ter tomado uns 8 ou 9 gols.

  11. Chico, vc deve estar alcoolizado,como de costume.
    Sou corintiano, mas comparar rivelino com messi, acho que em sã conciência não dá nem para discutir
    Para de beber chico

  12. MAS QUEM NÃO GANHA COPA DO MUNDO NÃO TEM STATUS DE GÊNIO JAMAIS. SÃO JOGADORES DE CLUBES QUE PELO TEMPO DE ENTROSAMENTO E ESTABILIDADE FINANCEIRA DE SEUS TIMES MANTEM OS ESQUADRÕES E TÃO SIMPLES .VAI CORINTHIANS.

  13. ÚLTIMA NOTÍCIA JORNALÍSTICA:…”PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF NEGA ENTRADA DO CORINTHIANS NO PROGRAMA “meu estádio, minha vida”, POR NÃO TER RENDA MÍNIMA”………………………KKKKKKKKKKKKK

  14. Cara devo estar num outro planeta depois de 44 anos vendo futebol ;o Messi é acima da média hoje nesses padrões do Futebol atual; isso não há a menor dúvida (no decadente futebol atual, com jogadores mediocres, que prezam somente o lado fisico e tático de treinadores que montam retrancas e mais retrancas) com excessão ao Pepe Guardiola pelos jogadores que tem nas mãos com a vantagem deste time em sua maioria dos jogadores já estarem jogando juntos a mais de 10 anos desde a base deste Barcelona, agora quererem compará-lo a Di Stephano,Puskas, Garrincha, Cruiff, Zico (Meu idolo no futebol apesar de eu ser palmeirense), Rivelino,Maradona e Pelé é Ridiculo. Pra citar uma situação coloque o Messi no atual Boca Junior ou no atual River Plate (ambos na Zona de rebaixamento do Argentino atualmente) pra ver onde que estes times chegarão, na própria seleção argentina a camisa lhe pese devido a pressão de não ganharem nada de expressão nos ultimos 25 anos. Somente a molecada de hoje mesmo que não teve a oportunidade de vê-los pra compará-los ao Messi.E só pro nosso amigo que disse que o Riva não jogava nada, tá de bricadeira ou deve ter dez anos de idade e ser da geração internet ele só é o idolo do Maradona; não precisa nem de procuração para defende-lo e olha que sou Palmeirense.
    Messi é mais ou menos DEFINIDO nesta frase hoje em dia:
    ” EM TERRA DE CEGOS QUEM TEM UM OLHO SÓ, É GUIA” o guia tem sido o Messi.
    Por favor agora citem outro jogador no nível do Messi com todos estes titulos que ele conquistou em clubes no dia de hoje, não há.
    Abraços e Saudações alviverdes.

  15. O dia que SP for a capital do futebol o estado vai ter que ter revelado idolos como Ronaldo, ZIco, Didi, Garrincha, Romário, Adriano, Ronaldo, Diego Souza, Vagner Love, Gerson, Zagallo, Jairzinho, Leonidas da Silva, Edmundo, César Maluco, Adhemir da Guia, Domingos da Guia, Zizinho, Zinho, Leandro, Junior, Leonardo, Roberto Dinamite, Dario Dadá Maravilha que é carioca e não mineiro como muitos pensam, Djalminha, Djalma Dias, Nilton Santos, Amarildo que substituiu Pelé com honras na Copa de 1962, entre outros craques cariocas, e muitos desses ajudaram o pobre em craques futebol paulista atuando por clubes desse estado,… O dia que SP tiver revelado metade dos craques que RJ ou MG revelou a gente conversa!!!! Entre os que citei metade jogava igual ou mais que o Messi

  16. rivelino melhor que messi kkkkkkkkkkkkkkkkk eu tenho todos os jogos da copa de 70 e sinceramente DA ATE SONO fala serio nao fiquei empologado nao!!!

  17. Chicão voce tem razão mas infelizmente isto é oque acontece hoje quem manda no futebol é o dinheiro, os medalhoes consagrados na Europa no dia de hojje só voltam para o Brasil, quando estão em fim de carreira, veja Ronaldo (embora tenha jogado bem em 2009 não tinha mais condição para a Europa) e oque falar de Ronaldinho Gaucho, Deco, Fred, Adriano, Luis Fabiano, mas é assim teremos de aceitar, ou será que alguem acha que Neymar fica mais um ano no Santos, (lógico alem do presidente Santista, que viaja na maionese achando que o moleque vai ser escolhido o melhor do mundo jogando no Brasil)

    Se possivel da uma olhada no meu blog

    http://caldeirarocha.blogspot.com/

  18. Seu melhor post…..e oh que não sou fã!!!!!Concordo em tudo com vc….acabou a magia….Messi limparia a chuteira de Pelé e Maradona!!!!!!Xavi e Iniesta talvez pudessem lavar as meias do Rivelino!!!!!Até o Zidane é melhor do que eles…..nem vou citar o Ademir da Guia……..não teria nem graça!!!!!!!!!!!!Villa?????????????Romário….Ronaldo…Careca…..EDMUNDO(ATÉ ELE!!!!!!!!!!!!!!!)….Chulapa…..todos dão um baile nele…só tem mídia…para mim é fraco!!!!!!!!!!!!Continue assim Chico…Parabens!!!!!!!!!!!!!abrs!

  19. Sempre acho complicado comparar os craques do presente com os do passado, pois a maneira de jogar era diferente da de hoje. Na verdade acho bobagem fazer isso. Cada época tem seus craque e seus pernas-de-pau também. Cada uma tem seu encanto. Se craques como: Ganso, Messi, Neymar, Iniesta, Cristiano Ronaldo Ronaldo Fenômeno, Zidane, Ronaldinho, Romario e outros do passado recente jogam com classe hoje, num futebol onde espaço pra criar é coisa rara, me pergunto o que não fariam no passado, onde os craques tinham tanto espaço e liberdade pra brilhar. E se mostros como Pelé, Riva, Puskas, Platini, Da Guia, Tostão, Euzébio jogavam tanta bola, mesmo que em sua época o condicionamento físico não fosse prioridade, imagino como jogariam hoje com o preparo físico ideal.
    Acho que as comparações são tentativas de manter vivo o que nos deu alegria e hoje não mais existe. Não sou tão velho, mais acho que seve ter sido doloroso ver tantos craques do passado pendurarem suas chuteiras, assim como foi para mim, ver Ronaldo, Zidane, Romário e Maradona pararem de jogar. E como, de igual modo será, ter que um dia ouvir, mesmo sendo brasileiro, o fantástico Messi dizer”Adiós!”

  20. Eu não consigo entender o porque de todos os outros esportes durante os terem evoluido, somente o futebol não evoluiu. Se não vejamos: os recordes mundiais de quaisquer esportes nos idos dos anos 50/60/70/80 sempre foram menores que os atuais, provando que os atletas sempre evoluem. Agora no futebol eu tenho que engolir que um atleta dos anos 50/60/70/80 pode ser considera melhor do que um atleta atual, quando todos nós sabemos da evolução da preparação física, tática, emocional e etc.. dos dias atuais. Quando o pelé começou a carreira não existia nem preparadores físicos, nem treinadores de goleiros, ou seja, os goleiros eram fraquíssimos, com raríssimas exceções. A estrutura física dos atletas é indiscutivelmente melhor hoje em dia. O estudo das táticas são um dos baluartes do futebol moderno. A grande verdade é que quando os europeus descobriram que neste esporte coletivo chamado futebol o mais importante é a ocupação de espaços o mais rápido possível eles mostraram que as leis da física são intransponíveis caso você não saiba estudá-las corretamente. E como nosso país não é um primor no estudo acerca de quaisquer assuntos, ficaremos por aqui torcendo e achando que vários pernas- de-pau que desfilam em nossas terras são melhores que os europeus e argentinos e destilando nosso ódio contra os mesmos!!!

  21. Você só pode ser um bossal afirmando uma coisa dessa. O Pelé, aos 17 anos, já era campeão mundial pela seleção e foi nessa época que começou a ser chamado de rei do futebol. Agora o Messi é muito bom, é craque, não tenho dúvidas, mas é apenas jogador de clube, me fala o que fez pela sua seleção?

Comentários fechados.