F1 está de volta com promessa de briga Red Bull X Mercedes

Max Verstappen (Photo by Mark Thompson/Getty Images)

Análise dos primeiros treinos livres indica mais equilíbrio em 2021

A F1 está de volta e os fãs confirmaram aquilo que a pré-temporada indicava: um maior equilíbrio na briga pela vitória entre os pilotos da Mercedes e da Red Bull.

Claro, ainda é só o primeiro dia de atividades e não sabemos as condições de acerto, quantidade de combustível que cada piloto usou etc. Mas vale lembrar que neste ano foram menos dias de pré-temporada e que os treinos livres estão bem mais curtos (uma hora apenas, e não mais uma hora e meia), então não faz sentido a Mercedes esconder muito o jogo a partir de agora.

O que pode, sim, acontecer é a Mercedes vir com uma força maior no qualy e em ritmo de prova, mas a esperança é que Max Verstappen e o novo piloto da Red Bull, Sergio Perez, consigam acompanhar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no GP deste domingo.

Com poucas mudanças de regulamento, a tendência é que os times andem ainda mais próximos, basta ver que os 15 primeiros do último treino livre andaram no mesmo segundo! E por isso é possível ver que McLaren pode até incomodar mais como “terceira força” neste ano. Norris ficou a apenas 0s09 do melhor tempo do dia, de Verstappen.

Pode ser cedo para “cravar”, mas a Ferrari parece estar bem melhor do que em 2020 – ótima notícia para Charles Leclerc e o novo piloto da equipe italiana, Carlos Sainz, que foi o quarto melhor, apenas 0s2 atrás. A melhora pode ser vista também no bom desempenho da Alfa Romeo, sobretudo no treino livre 1 – o motor Ferrari também equipe este time.

Já as decepções ficam com a Alpine, marcada pela volta do bicampeão Fernando Alonso, e da Aston Martin, que agora tem o tetracampeão Sebastian Vettel. Está certo que Lance Stroll até colocou o carro verde no top-10 no último treino, mas esperava-se mais do time que tem uma sinergia de tecnologia e componentes com a Mercedes.

E lá nas últimas posições, nenhuma supresa: Williams e Haas. Outro destaque positivo para os fãs brasileiros foi a ótima cobertura da Band – mostrando todos o treinos e também a categoria de base, como a F2, onde tivemos Felipe Drugovich marcando o terceiro tempo no qualy.

E aí, quem vai vencer o GP do Bahrein? Se fosse apostar, talvez a Red Bull até consiga roubar a pole com Max Verstappen… Mas para corrida ainda acho que dá Mercedes – e com Lewis Hamilton. Mas que vai ser bem mais disputado que 2020, isso é certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *