Brasil confirmado na F1 em 2021: Pietro Fittipaldi é anunciado como reserva da Haas

Haas F1 Team/RF1

Jovem piloto correu nos dois últimos GPs da temporada passada e pode aparecer como titular caso haja algum impedimento para Mick Schumacher e Nikita Mazepin em qualquer prova

Ainda não é de forma como o torcedor brasileiro queria, mas de certa forma podemos dizer que o País segue sendo representado na maior categoria mundial: Pietro Fittipaldi continuará como piloto reserva e de testes da Haas F1 em 2021.

O neto de Emerson Fittipaldi fez suas duas primeiras corridas na F1 em dezembro do ano passado no Grande Prêmio de Sakhir e no Grande Prêmio de Abu Dhabi – substituindo o lesionado Romain Grosjean. Com dois GPs na bagagem, e sendo o único reserva deste ano (em 2020 haviam dois pilotos nesta função), com certeza a chance de Pietro assumir um posto de titular caso haja um problema é ainda maior do que no ano passado.

Este será o seu terceiro ano na função. Fittipaldi participou da maioria das corridas de Fórmula 1 em 2020 como piloto reserva e de testes. O brasileiro foi então chamado à ação após o acidente de Romain Grosjean e suas subsequentes lesões no Grande Prêmio do Bahrein. Pietro estreou no volante do VF-20 no Grande Prêmio de Sakhir no final de semana seguinte, desempenhando um ótimo papel mesmo sem ter contato com o carro.

Haas F1 Team/RF1

Chegou a poucos segundos do titular Kevin Magnussen e assim garantiu lugar na prova de encerramento da temporada no Grande Prêmio de Abu Dhabi, no Circuito Yas Marina. Mais uma vez andou no mesmo ritmo do consagrado piloto dinamarquês, inclusive chegaria a sua frente caso não tivesse que fazer um pit stop a 4 voltas do fim por conta de um problema em seu motor.

Antes de competir pela Haas, Fittipaldi testou os carros da equipe (VF-18 e VF-19) em 2018 e 2019. Neto do bicampeão mundial de Fórmula 1 da FIA e duas vezes vencedor da Indy-500, Emerson Fittipaldi, o currículo de Pietro inclui 26 vitórias nas categorias de base e quatro títulos (incluindo World Series e Fórmula Renault Inglesa), além de diversas largadas na Indy.

“Estamos todos muito satisfeitos em continuar nosso relacionamento com Pietro Fittipaldi”, afirmou o chefe da equipe Guenther Steiner. “O papel de piloto de testes e reserva significa que você pode ser chamado para pilotar em um prazo muito curto e esse acabou sendo o caso de Pietro no Bahrein no final de 2020. Apesar das demandas de pilotar com pouco tempo para se preparar, ele sem dúvida fez um trabalho sólido para nós – até porque ele sequer tinha testado o VF-20. Ele não se deixou levar pelo momento, ele provou ser paciente e, por fim, fez o que lhe foi pedido – trouxe o carro para casa no Bahrein e em Abu Dhabi. Essa experiência de corrida em primeira mão servirá apenas para agregar valor em termos do que ele traz para a equipe em sua função nesta temporada. Estamos ansiosos para trabalhar com Pietro e tê-lo conosco novamente ao longo do ano”.

“Estou muito feliz por poder continuar no meu terceiro ano com a Haas F1 Team,” disse Pietro Fittipaldi. “Sou grato ao Gene (Haas) e ao Guenther (Steiner) pela oportunidade mais uma vez. Já trabalho com os engenheiros há alguns anos e realmente sinto que é uma grande família na Haas. É um grande prazer poder continuar trabalhando com a equipe. Com as duas corridas nas quais corri no ano passado, isso apenas me ajudou a ganhar ainda mais experiência, e tenho certeza que vai me ajudar a ser capaz de contribuir mais para a equipe como resultado. Estou realmente ansioso para a nova temporada e estou muito animado para continuar meu relacionamento com Haas e estar com eles novamente em Bahrein em março”.

O Grande Prêmio do Bahrein abre a temporada 2021 da F1 no próximo dia 28 de março. Fittipaldi estará presente e dará suporte aos estreantes da equipe Haas, Nikita Mazepin e Mick Schumacher – ambos fazendo suas estreias na F1. Talvez seja a primeira vez em muitos anos em que um piloto reserva tenha até mais experiência que os dois titulares somados – o importante é que Pietro estará lá para a Haas se for necessário – em 2020 ele já mostrou que dá conta do recado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *