Stock Car confirma retorno às pistas no próximo dia 26

   Goiânia será o palco da etapa de abertura da temporada 2020

Cacá Bueno acelerando seu novo Stock Car – Foto: Duda Bairros/VICAR/RF1

Depois do retorno das principais categorias do automobilismo mundial, como F1 e Indy, agora é a vez do principal campeonato do esporte a motor brasileiro confirmar seu retorno. A Stock Car, bem como sua categoria preliminar (a Stock Light) estarão de volta às pistas no próximo dia 26, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia.

Em função da quarentena gerada pelo coronavírus, a Stock adiou todas as etapas do primeiro semestre e agora retoma sua temporada justamente na capital goiana, onde havia planejado iniciar seu campeonato antes da pandemia. As corridas serão realizadas com portões fechados, sem público, e contarão com um número restrito de profissionais envolvidos com as provas.

“Até o momento nós não havíamos anunciado nada em relação à abertura da temporada pois sempre estivemos aguardando a decisão das autoridades sanitárias locais“, diz Carlos Col, CEO da Vicar, empresa organizadora da Stock Car e da Stock Light. “Mas estamos felizes agora em poder anunciar que vamos abrir a temporada, seguindo a orientação das autoridades e ainda com um protocolo de segurança muito rígido, que vai possibilitar que trabalhemos dentro de um alto padrão de segurança se comparado à maioria absoluta das atividades liberadas para o momento”, diz o dirigente.

Uma das grandes novidades de 2020 será o novo carro da Stock Car. Com duas marcas diferentes (Chevrolet Cruze e Toyota Corolla), os pilotos acreditam que as provas serão mais emocionantes e o público vai gostar desta maior proximidade com os modelos de rua, como explica o maior campeão da categoria em atividade, Cacá Bueno, que venceu já cinco títulos da Stock.

“Esteticamente é um carro bem mais parecido com o carro de rua. Para isso acontecer, o Stock Car perdeu um pouco daquela agressividade e da carga aerodinâmica, ou seja, o carro fica um pouco mais lento no tempo de volta. O lado positivo é que o piloto enfrentará uma dificuldade maior de frear e de lidar com o desgaste dos pneus, proporcionando corridas ainda mais emocionantes. Os pilotos poderão frear uns 10 metros depois e tentar uma ultrapassagem diferente”, diz Cacá, que foi vice-campeão do Jaguar I-PACE eTROPHY em 2019.

Foto: Duda Bairros/VICAR/ RF1

Competindo pela equipe iCarros-ACDelco Crown Racing, o piloto avaliou positivamente a mudança na estrutura do novo Stock Car. Cacá acredita que os pilotos vão arriscar mais nas curvas e que o púbico também aprovará esse novo design dos carros.

Depois de confirmar apenas no mês passado que estaria presente em 2020, Cacá disputa sua 18ª temporada na divisão principal da categoria, sendo o recordista de largadas no grid atual e podendo completar 300 Grandes Prêmios ainda neste ano (somando as provas da Stock Car B).

Assim como a F1, a Stock Car ainda não divulgou seu calendário completo para 2020 – mas a confirmação de seu retorno é uma das melhores notícias de um ano tão difícil para o automobilismo nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *