De fato era o confronto entre dois iguais. Não! Longe de mim comparar time por time entre o Furacão e o Palmeiras. A igualdade se reflete nos conceitos sobre futebol dos dois tão celebrados treinadores: Felipão e Abel, por sinal, dois ícones verdes.
Ambos privilegiam o tal futebol pragmático, em que defender é mais importante do que atacar. Estão pouco se lixando para o toque de bola envolvente, para a marcação avançada e para a volúpia do gol. Ao contrário, investem mesmo é na ocupação dos espaços e no combate ao adversário.
Nesses casos, geralmente, aquele que fizer o primeiro gol sai de campo vencedor.
Por quê? Pelo simples fato de que o autor do gol está perfeitamente preparado para se defender, enquanto o outro mal sabe romper uma retranca bem ensaiada.
Pois foi o que aconteceu, nesta noite de terça na Baixada, em jogo válido pela Libertadores, quando o Furacão bateu o Verdão por 1 a 0, gol de Alex Santana aos 22 minutos do primeiro tempo. Caso Lopez tivesse acertado aquele chute aos 5 minutos, cara a cara com o goleiro, o roteiro seria o mesmo com o resultado invertido.
E olhe que o Palmeiras ainda contou com a vantagem de um jogador a mais desde os 25 minutos da segunda etapa, quando da expulsão de Hugo Moura.
É certo que o Verdão se ressentiu muito das ausências de Danilo e Scarpa, dois de seus esteios técnicos, assim como da saída de Veiga logo no início do período final. Mas, e o tão decantado elenco verde? Há um buraco negro ali. Se não, pra que contratar os dois centroavantes gringos que ainda mal se adaptaram ao seu novo cenário?
Ora, ora, eis um setor no Parque que já deveria ter sido preenchido há muito tempo. Refiro-me, claro, ao aproveitamento do menino Endrik que está brilhando no Sub-20,
Ainda há pouco estive revendo na Internet um gol mágico do garoto em que o disparo fatal é antecedido por um chapéu de calcanhar inédito, coisa de craque consumado.
Enfim, o Palmeiras prefere deixá-lo brincando com o Pateta na Disney, enquanto joga dinheiro fora, correndo o risco até de perder a vaga que já era sua na Libertadores das expectativas.