Cariocas crescem, menos o Fla.

Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Quase todos os jogos desta rodada de sábado tinham lá sua significância. Mas, sem dúvida, o mais importante era o que envolvia o Flamengo, vice, na cola do líder Palmeiras. Uma vitória diante do São Paulo, no Morumbi, pressionaria demais o Palmeiras, que joga segunda. E, todos sabemos, a perseguição e o temor de perder o trono são sempre maus conselheiros.

Mas, o Mengo não venceu. Aliás, pouco fez para bater o Tricolor, que surpreendeu pelo empenho, capaz até de equilibrar um jogo em que técnica e emocionalmente era inferior.

Na verdade, se espremido o jogo, pingam apenas duas gotas de letal veneno, todas no segundo tempo: o cabeceio de Leandro Damião, que Denis pegou a bola pelo rabo, e aquela investida de Chavez, sozinho, cara a cara com Muralha, defendida pelo goleiro do Urubu por pura precipitação do atacante tricolor.

De resto, foi muita dedicação de parte a parte e raros momentos de emoção ou encanto.

Outro jogo emblemático foi disputado da Vila, onde o Peixe é rei, pois poderia ser superado pelo Furacão na tabela do campeonato. Mas, o Peixe acabou fazendo prevalecer sua majestade metendo 2 a 0, com um gol de pênalti cobrado por Ricardo Oliveira e outro de Paulinho, desviando de cabeça cruzamento de Renato, sempre impecável no trato com a bola.

E que dizer do Galo, então? Dizer que os carijós foram ao Majestoso, em Campinas, meteram 2 a 1 na Macaca e passaram a pressionar o Mengo, em busca da vice-liderança.

Por fim, o Timão, que entra em parafuso com a derrota por 2 a 0 para o Botafogo, na casa do inimigo. Mas, isso não é novidade. Novidade mesmo é a ascensão do Glorioso, que já encostou em pontos perdidos com o Corinthians, na sétima posição, logo ele que outro dia ainda era serio candidato ao descenso. Simplesmente, espetacular a reação do Botafogo neste segundo turno, sob o comando de Jair Ventura, o filho do Furacão da Copa.

Some-se a isso a vitória do Flu, por 3 a 1, em casa, sobre o Sport, passando a dois pontos do G-4., e veremos que os cariocas, neste segundo turno, estão um aço.

Bom isso, bom isso, para o campeonato como um todo.

7 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Excelente texto como sempre, foi duro torcer hoje contra o Flamengo mas o Sâo Paulo foi uma grata surpresa no sentido de que melhorou o seu jogo e endureceu o jogo para os mulambos do Balneário decadente cercado de favelas e traficantes por todos os lados. Obrigado São Paulo pela hombridade com que enfrentou o “Framengo” que é aquele time que quer ser hepta antes de ser hexa, afinal em 1987 o campeão foi o Sport Recife que levou o campeonato com todos os méritos depois que o urubu refugou e não quis jogar a final. Saudações palmeirenses.

  2. Oi Junior! Concordo em gênero, número e grau com teu julgamento sobre a capacidade incontestável do Helena, o camarada tem uma visão imparcial e profunda dos fatos, o que é fundamental no jornalismo esportivo. Eu sou palmeirense de nascimento, entretanto não sou do tipo fanático que enlouquece. O São Paulo merecia a vitória conta o Flamenguinho. Espero que o Oliveira da Gávea, comentador assíduo das colunas do Helena, tenha seguido meu conselho e tenha ido pescar ontem em alto-mar sem levar o radinho de pilha, assim suas mágoas já ficariam afogadas com antecedência.

    1. João Sardinha foi votar às 8 horas e ainda não voltou. Joãozinho está desconfiado que vão fazer igual fizeram como na eleição para presidente. Roubaram o voto de 11o.ooo.ooo e colocaram no seu lugar um impostor.

    2. Benevides é um pintassilgo que o velho Gino, um barbeiro italiano que tinha lá na rua da Mooca. Sempre fui lá no seu Gino. Ele não sabe, mais ia mesmo ouvir o trinado do pintassilgo, de lambuja aparava o bigode. Ás vezes dormia na cadeira de barbeiro com o trinar de Benevides da última vez quando acordei seu Gino tinha raspado meu bigode.

      1. João,o sr. ganhou pra prefeito,sr.João Pedro Sardinha ? …minha candidatura pra vereador foi um fiasco, tive só 7 votos ! A culpa é sua,mestre João Saldinha, não me apoiou ! Mas tudo bem, sou fã do sr, ! Saldinha, você já viu onça ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *