O Cara de Pau

É muita cara de pau do presidente da Fifa e candidato à reeleição, Sep Blatter, dizer que não poderia monitorar todas as pessoas ligadas à entidade. Não se trata de uma ovelha negra desgarrada, que, de repente e sub-repticiamente, fugiu ao olhar vigilante do presidente e cometeu uma série de irregularidades. Não. Até agora, pelo que se sabe, foram simplesmente sete dos componentes do Comitê Executivo da entidade que Blatter comanda. Praticamente, a turma toda.

E, essas práticas se repetem há anos, sai este, entra aquele. Não é possível que ele desconhecesse o que ocorria à sua sombra. Mesmo porque, há pouco tempo, quando as suspeitas ganhavam vulto, ele mesmo contratou um investigador particular para esclarecer as coisas. O cara entregou-lhe um relatório, que Blatter divulgou apenas parte e encerrou o resto na gaveta, de acordo com suas conveniências políticas. E, no ato, ele expulsou os seus adversários.

O mínimo que se esperava, eticamente, era que Blatter pedisse demissão e saísse rapidamente de cena.

Mas, o poder é viciante, muito mais do que o exercido pelas drogas ou o jogo. E o bicho vai se agarrar ao poder até o fim.

A alternativa, vista de longe, não é nem um pouco animador: um príncipe, dentre tantos, da Jordânia, essa casta criada à sombra da miséria de seu povo, ainda que possa ter diploma de Oxford ou coisas do tipo, não sei. Só sei que estamos mal parados, por onde nossos olhos rolem ao redor.

.

4 comentários

  1. Todo corrupto que ocupa uma posição de poder, tem por característica, manter uma capa de honestidade, mesmo estando longe de saber o significado dessa qualidade. Fecham os olhos para as maracutaias que acontecem ao seu redor e quando a bomba estoura, dizem que não sabiam de nada e armam, como o Conde de Lampedusa, uma reviravolta que promete mostrar a cara da honestidade de sua gestão, somente para agradar à opinião pública, embora, pretendam e saibam que no fundo tudo vai continuar na “lesma lerda”, (a letra L deve ser trocada pelo M).

  2. É aterrorizante, pois ele diz isso com a maior cara lavada. Parece um ex presidente muito conhecido por aqui. Na escolha do Brasil para 2014, foram distribuídos relógios de ouro e outros “regalos” aos votantes. Alguns até devolveram o relógio depois, para não ficar tão feio. Nas eleições da Rússia e do Catar também houve distribuição de presentes. Na copa 2014 a polícia federal desbaratou uma quadrilha que agia há várias copas e a FIFA, que vende os ingressos não sabia de nada.
    Eles pensam que enganam. Podem até enganar pessoas que residem em países onde a corrupção é pequena. Mas no Brasil, onde até crianças de jardim de infância já convivem com a corrupção, eles não enganam ninguém. Pena que o FBI não pode agir no Congresso Brasileiro. Tomara que pelo menos na CBF eles consigam entrar e levar os corruptos para responder o processo lá, onde a justiça é menos cega que aqui.

  3. Alberto Helena, boa tarde. Não imaginava que a postura de Blatter, assim como a de Del Nero, fosse diferente. O que eles poderiam fazer, exceto tentar descolar suas respectivas imagens da óbvia corrupção que existe nessas entidades? Todo mundo sabe disso, desde sempre. E é evidente que se tivéssemos um país minimamente sério, TODAS AS OBRAS DOS 12 ESTÁDIOS DA COPA SERIAM INVESTIGADAS A FUNDO, pois todas estouraram seus orçamentos em milhões, sem contar que várias se tornaram elefantes brancos (Manaus e Mato Grosso). Acredito, por intuição -pois não tenho elementos concretos para provar nada-, que políticos, executivos da Fifa e empreiteiras possam ter tido envolvimento direto em tudo isso. E inclusive os Ministérios Públicos, que literalmente não fizeram nada, poderiam estar mancomunados também. No Brasil, não é possível confiar em nenhhuma instância dita oficial.

    Justamente por isso a ação do FBI é muito bem vinda, embora, talvez (também), os EUA tenham tido motivos mais politicos do que moralizadores, como detonar a Copa na Rússia e num dos países árabes em 2022. Tudo é possível em se tratando de futebol, esporte mais popular do planeta, que gira cifras bilionárias atualmente.

  4. Parece até um certo partido politico que tem na maioria do seu quadro pessoas envolvidas em corrupção e escandalos , e cujo lider desse partido que convive com essas pessoas ha mais de 30 anos diz que não sabe de nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *