
O futuro do Santos me parece cinzento como esta tarde de terça-feira no Grão Ducado de Ibiúna.
O técnico Enderson Moreira foi confirmado, naquela base que me lembra o Paulinho Machado de Carvalho, dono da antiga Record, confirmando com um seu assessor o fechamento de um negócio desfavorável:
– Deu a mão?
– Dei.
– Mas, apertou?
– Não.
-Ah, bom, que alívio…
Pelo visto, a mão de Enderson só será apertada mesmo se o Peixe fizer uma campanha brilhante no Paulistão, o que, se não é impossível, parece-me pouco provável. Sim, porque a permanência de alguns jogadores chaves do elenco está congelada no ar. Por exemplo, Arouca, disparado o melhor volante em atividade no nosso futebol. Sai, não sai, quem sabe, diante da crítica situação financeira do clube, com salários atrasados etc.
Por isso mesmo, qualquer pretensão à contratação de grandes reforços está definitivamente afastada da Vila.
E aqui fico me perguntando: mas, que diabos fizeram com o Santos?
Mesmo levando um chapéu do pai de Neymar, a venda do craque para o Barça rendeu uma grana significativa para o clube, coisa de 45 milhões de euros. Ainda que essa fortuna tenha sido empenhada na contratação absurda de Leandro Damião, que outros investimentos de vulto fez o Santos nesta temporada, se praticamente todo o seu elenco é composto por jogadores da base, os célebres Meninos da Vila? Mais barato, impossível.
Essa conta não fecha, meu.
Afinal, o Santos foi finalista do Paulistão e, no Brasileirão, cumpriu campanha razoável, o que lhe permitiu faturar um bom dinheiro com a tv e a bilheteria. Nada grandioso, mas o suficiente, imagino, para manter sua folha de pagamento em dia, pelo menos.
Esse negócio precisa ser bem explicado por alguém, algum dia.
Engraçado como voces da imprensa adoram achar crise no Santos FC. Nossa divida é de 75 milhões e temos jogadores no elenco com potencial de mercado, inclusive jogadores patrimonio do clube, enquanto o timinho de Itaquera tá afundado em dividas e voces ficam encondendo do publico. Devem mais de 300 milhões e ainda tem um Estadio todo pra pagar.
E o pior: no elenco os jogadores são, na maioria, de empresarios. Me poupem…