Fórmula 1 2022: ótimo começo.

Leclerc venceu a etapa do Bahrein do Mundial (Foto: AFP/Giuseppe Cacace)

A Fórmula 1 mudou para melhor. O GP do Bahrein que abriu a temporada, neste domingo, mostrou que os objetivos estão sendo alcançados. Condições aerodinâmicas favoráveis às ultrapassagens – basta acompanhar a disputa entre Charles Leclerc e Max Verstappen, trocando de posições na liderança da prova – grid embaralhado e surpresas até o final. A Ferrari fez a dobradinha com um determinado Charles Leclerc na frente e um terceiro lugar que caiu no colo de Lewis Hamilton. E a Red Bull ficou pelo caminho.

É claro que o resultado final não reflete a relação de forças entre as equipes. Em circunstâncias mais normais, Verstappen estaria no pódio. E a Red Bull não terminaria a prova sem um mísero ponto no Mundial de Construtores. Também ainda é arriscado dizer que a Mercedes estará fora na disputa. Só vai ter que trabalhar muito para alcançar a Ferrari.

Há vários aspectos interessantes que devem ser ressaltados na corrida. O rendimento dos motores Ferrari é um deles. Isso propiciou um ótimo rendimento de Kevin Magnussen, com um inimaginável 5º lugar para a Haas. Ou mesmo de Valtteri Bottas, em que pese o seu péssimo início de prova. E, inclusive, concedendo o primeiro ponto ao estreante chinês Guanyu Zhou. Em contrapartida, a falta de eficiência dos motores da Mercedes, não permitindo que a McLaren – a maior decepção da prova – Aston Martin ou Williams galgassem posições melhores.

Os problemas com os motores Honda que tiraram os pilotos da Red Bull da corrida e ainda o estranho incêndio na AlphaTauri de Pierre Gasly remetem à outra questão: a Honda saiu da F1 mas continua dando suporte no seu desenvolvimento. Teria essa nova configuração da montadora com as escuderias afetado a confiabilidade dos motores? As próximas corridas responderão.

No próximo domingo, às 14h (Hora de Brasília), a F1 corre no circuito estreito e rápido de Jedá, na Arábia Saudita. Não haverá muito tempo para que as equipes corrijam eventuais falhas. Provavelmente já terão base para extrair o máximo dos novos pneus de perfil baixo que equipam as rodas de 18 polegadas. Aparentemente foram pegas de surpresa em relação à temperatura e desgaste dos pneus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *