
Acho que ninguém discute que o GP da Áustria foi a melhor corrida do campeonato até agora. E isso deve-se principalmente ao talento e ao inconformismo de Max Verstappen que, contra tudo e contra todos, depois de uma largada desastrada, acabou recuperando todas as posições e, a três voltas do final, superou Charles Leclerc. A manobra arriscada fez com o que piloto da Ferrari saísse da pista. Contrariando algumas previsões pessimistas, entretanto, os comissários entenderam a ultrapassagem como um lance normal da corrida. Ainda bem.
Eu não gostaria de estar na pele dos comissários. Qualquer decisão ali seria problemática. Para a Ferrari, provavelmente, a FIA teria usado dois pesos e duas medidas. Puniu Sebastian Vettel no Canadá e não beneficiou Charles Leclerc na Áustria. Eu sou insuspeito. Julgo que em nenhum dos casos houve dolo. Nem Vettel nem Verstappen deveriam ser punidos.
Se os comissários decidem punir Max Verstappen com cinco segundos, a vitória ficaria com a Leclerc, pole e líder da prova durante todo seu transcorrer. E a segurança do autódromo, talvez, tivesse muito trabalho para conter a fúria dos torcedores que vibraram como nunca com a vitória de Verstappen, indiscutivelmente um grande ídolo popular da Fórmula 1. Vamos ver agora como a Ferrari reagirá: tentará um novo recurso como fez no Canadá? É uma possibilidade.
Mas a corrida…quem não viu tem que ir atrás do vídeo completo. Bons duelos, confusão com a troca de pneus de Vettel, ultrapassagens limpas – Vettel atacou e superou bem um imperfeito Lewis Hamilton na disputa do quarto lugar. Mas fazer o que Verstappen fez limpou a imagem arranhada da Fórmula 1 depois da chatíssima corrida da França.
Max Verstappen ganhou tudo em Spielberg. Deu à Honda sua primeira vitória – merecida – depois de seu retorno à Fórmula 1; ganhou a prova; cravou a volta mais rápida (com direito ao ponto extra) e foi eleito o ‘Piloto do Dia’ (quem mais poderia ser?) pelos internautas. E, para completar, tirou Sebastian Vettel do terceiro lugar do Mundial. Fernando Alonso e Daniel Ricciardo que desdenharam a Honda devem estar com sentimentos muito conflitantes.
A Fórmula 1 volta no dia 14, com o GP da Inglaterra, o centro nervoso da Hamiltonmania.
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.